Uma ex-desenvolvedora da Respawn Entertainment afirmou que os pedidos dos membros da equipe para tornar o protagonista de Star Wars Jedi: Fallen Order do sexo feminino e/ou negro foram rejeitados.
Nora Shramek, uma artista de iluminação que trabalhou na Respawn em Fallen Order, twittou (abaixo) que vários funcionários pressionaram por um protagonista negro e/ou mulher durante o desenvolvimento, antes do lançamento do jogo em 2019, mas foram rejeitados porque o jogo e a franquia mais ampla já representou essas comunidades.
“Quando trabalhei [em Star Wars: Jedi Fallen Order], muitos desenvolvedores queriam e defendiam que o personagem principal fosse negro e/ou mulher”, disse Shramek em um tweet. As razões aparentemente dadas para não ir nessa direção foram porque “já temos dois negros no jogo” e “Rey é uma mulher e não podemos fazer isso também”. Fallen Order foi finalmente lançado com um protagonista branco e masculino, Cal Kestis.
Seguindo seus tweets anteriores, Shramek acrescentou que essas decisões foram tomadas no nível da Respawn e não foram o resultado de um “EA malvada” ou “da Lucasfilm/Disney”. “Foi o jogo da nossa equipe e sim, algumas das pessoas com poder de decisão fizeram escolhas”, disse ela. A questão não é com Cal ou seu ator, mas “sobre a oportunidade perdida”.
Shramek esclareceu que essas foram suas experiências pessoais com “algumas pessoas que tiveram a oportunidade de promover mudanças” e acrescentou que “não trabalho mais na Respawn e, pelo meu entendimento das pessoas que trabalham, houve mudanças desde minha saída”.
When I worked on SW:JFO a LOT of devs wanted & advocated 4 the main character 2b black &/or a woman. 'Reasons' 4 NO: We already have 2 black people in the game. Rey is a woman & we can't do that to' guess what the demographic of the people making those decisions looked like?
— NoraNevaBoreYa 🏳️🌈 (@NoraShramek) May 10, 2022