Um estudo publicado pela Video Game History Foundation oferece uma revelação intrigante para o mundo retrô dos jogos. Neste estudo, afirma-se que 87% dos jogos clássicos lançados nos Estados Unidos estão “criticamente ameaçados”. E sugere que, com o passar do tempo, só vai piorar.
No estudo aprofundado que foi publicado em parceria com a Software Preservation Network, foi revelado que apenas 13% de todos os jogos lançados antes de 2010 estão comercialmente ou prontamente disponíveis hoje. Este estudo foi concluído usando uma lista aleatória de 1.500 jogos de uma ‘fonte única de verdade’ e, durante a fase de coleta de dados, os analistas analisaram vários ecossistemas de jogos, que categorizaram como ‘abandonados’, ‘negligenciados’ e ‘ativos’.
No entanto, esse número aumentou rapidamente e, na conclusão do estudo, mais de 4.000 jogos foram examinados em busca de sinais de vida e disponibilidade. Foi um empreendimento bastante complexo.
O estudo aponta também curiosidades como o PlayStation 2, que é o console mais vendido da história, com apenas 12% de todo o seu catálogo sobreviver ao teste do tempo. Além disso, estima-se que 1.000 jogos exclusivos desapareceram quando as lojas digitais do 3DS e do Wii U fecharam no início deste ano.
Em outras palavras, não significa que os jogos desapareceram. Só não é possível encontrá-los à venda de forma oficial. Você pode conseguir acesso a inúmeros jogos via mercado de usados ou emulação, por exemplo.