Um estudo científico mostra que os personagens masculinos possuem muito mais falas que os femininos nos videogames.
A pesquisa, publicada na revista Royal Society Open Science (via Phys.org), analisou mais de 13.000 personagens de videogame e descobriu que os homens falam duas vezes mais que as mulheres.
Dos jogos estudados, 94% tinham mais diálogos masculinos do que femininos, incluindo jogos com múltiplas protagonistas femininas como Final Fantasy X-2 ou King’s Quest VII.
O estudo também encontrou desequilíbrios em com quem os personagens falam. Personagens masculinos tendem a conversar com outros personagens masculinos, mas as mulheres conversam com outras mulheres menos do que o esperado, mesmo considerando o número de falas e personagens femininos. Isso é semelhante ao padrão observado em muitos filmes que não passam no chamado teste de Bechdel.
Dr. Rennick, Pesquisador Associado em Filosofia, Escola de Humanidades da Universidade de Glasgow, disse: “embora esperássemos encontrar uma proporção maior de diálogo masculino em geral, ficamos surpresos ao descobrir como poucos jogos – apenas 3 de 50 – tinham mais de 50% de diálogo feminino. Os jogadores parecem compartilhar nossa surpresa: quando pesquisados, eles anteciparam o padrão geral de mais diálogo masculino, mas superestimaram o número de jogos em que as mulheres falavam a maior parte do tempo”.