Especiais

Heavy Rain: The Origami Killer-Tudo o que você precisa saber

O texto abaixo foi escrito pelo usuário DREAMCATCHER do fórum UOL Jogos (clique aqui para conferir) e foi gentilmente cedido ao PlayStation 3 Brasil para sua publicação, a pedido do administrador Ivan Castilho.

Aproveitem, boa leitura!


Desenvolvido por: Quantic Dream
Publicado por: SCEE
Categoria: EXCLUSIVO
Gênero: Drama Interativo
Estilo: Terceira Pessoa
Lançamento: Dia 24 Fevereiro de 2010 (Japão Dia 8 fevereiro 2010)
Duração: 8h a 10h.

INTRO

 

O PlayStation 3 será palco de uma experiência definida pelas novas tendências de desenvolvimento, apresentando gráficos espantosos, animação e tecnologia para tornar uma experiência que tem como base as emoções humanas em algo único.

 

"Espero que seja o primeiro jogo a provocar lágrimas da mesma forma que um filme. Desejo que os jogadores estabeleçam uma ligação emocional com a história. É esse o objetivo da equipe de desenvolvimento."

 

David Reeves

(Presidente da Sony Computer Entertainment Europe)

"Heavy Rain é sobre pessoas normais lidando com situações extraordinárias. Eu queria muito uma história mais pessoal. A primeira coisa que me veio à mente, como pai de dois garotos, foi que o tema principal fosse simplesmente O Amor de um Pai Pelo filho. Esse não é um jogo sobre salvar a princesa ou o mundo. É puramente sobre amor paterno. A história principal gira em torno de quatro personagens, e nós estamos colocando um holofote em suas percepções. A indagação sobre o que é bom e o que é mal é a chave aqui, e será apenas uma questão de ponto de vista. Eu acredito firmemente em escolhas morais, e vou usá-las MUITO. Elas não são sobre você ser bom ou ruim, mas sobre encontrar o equilíbrio."

 

"Heavy Rain não é mais um jogo na minha mente, pois quebra com a maioria dos paradigmas tradicionais, mas é totalmente interativo. Se o formato se tornar bem sucedido, nós teremos que encontrar um nome diferente para esse tipo de experiência"

David Cage

(Diretor e Escritor de Heavy Rain)


www.quanticdream.com

O estúdio de programação francês Quantic Dream vem causando uma revolução silenciosa no mundo dos games, tanto como criadores de jogos tecnicamente inovadores e também como exímios contadores de histórias, além de atuar no ramo cinematográfico fornecendo serviços de motion capture para filmes.

Desde sua fundação em 1997 por David Cage (CEO) e tendo Guillaume de Fondaumière (CEO), escritor e diretor, como pessoa chave da companhia alcançou fama mundial pela sua inovação na indústria dos jogos, especialmente nas áreas da narrativa interativa e do conteúdo emocional.

A Quantic Dream foi responsável por Omikron: The Nomad Soul (1999) e pelo aclamado Fahrenheit/Indigo Prophecy (2005), uma fusão paranormal e interativa de cinema e jogos aclamada pela sua reinvenção do gênero de aventura. Apesar das promessas que são muitas e ambiciosas, mais a proposta de David Cage e da sua Quantic Dream, de inovar e desafiar visões ortodoxas em um mercado tão disputado, já nos faz ter a obrigação de acompanhar de perto esse contador de histórias.

Desenvolvimento

Heavy Rain, está em desenvolvimento desde Fevereiro de 2006 e assim como os jogos anteriores da companhia foi criado e dirigido por seu fundador, David Cage, e conceitualmente, cada detalhe da narrativa foi pensado para fazer com que o jogador construa uma identidade com o personagem, estabeleça um relacionamento e crie empatia, até o momento em que você passa a realmente se importar com ele. Isso tudo abre um novo campo de interação com o jogo e expandindo-o.

 

As inspirações para a concepção de Heavy Rain vêm da constante busca por tornar jogos uma experiência emocional e o cinema, obviamente, funcionou como chave motora disso tudo e a maior referência nesse projeto segundo o próprio criador é o filme Se7en, de David Fincher. Aliás, a obsessão por criar verdadeiros dramas interativos é tão grande que Cage já foi acusado de ser um cineasta frustrado, de valorizar mais o realismo do que a diversão, do que o escape, afinal, o assunto é o videogame.

 

O projeto foi anunciado na E3 2006 através da e uma demonstração da tecnologia empregada no jogo, intitulada The Casting, que certamente emocionou muitos aos que assistiram, eu inclusive, onde a Quantic Dream demonstra o seu talento na utilização da fabulosa tecnologia de animação e captura de movimentos para criar resultados emocionais e atmosféricos onde todos os personagens são capazes de transmitir emoções humanas realistas.

The Casting

The Casting é uma demonstração da tecnologia obtida exclusivamente para o desenvolvimento do jogo e apresenta seus recursos com total captura de movimentos faciais e corporais em tempo real, incluindo lágrimas, dilatação de pupilas, permitindo também detalhes avançados de camadas de pele, além de profundidade de cenário, harmonia e exposição com uma renderização dinâmica. Segundo a Quantic Dream a evolução gráfica e novas tecnologias para serem empregadas nos jogos é tudo uma questão de tempo, e que depende dos esforços de quem desenvolve.

A atriz virtual Mary Smith apresentada no demo, bem como trejeitos, expressões faciais e principalmente atuação é baseada na atriz Franco Americana Aurélie Bancilhon e serviu como base para pesquisa e desenvolvimento.

 

Obs: apesar de emocionante, esse pequeno trecho, também escrito e dirigido por David Cage nada tem a ver com o enredo original de Heavy Rain, porém em alguns vídeos nota-se a presença de Mary Smith.

THE TAXIDERMIST Demo

Durante a Games Convention 08 de Leipzig após um breve resumo sobre a filosofia aplicada na produção do jogo, assim como suas similaridades com seus trabalhos anteriores, David Cage impressionou o público novamente ao demonstrar a jogabilidade da demo conhecida como The Taxidermist e ao mostrar a naturalidade do cenário e sua proximidade em termos de qualidade a ambientes fotorealistas em relação a personagem apresentada, Madison Paige, intercalando cenas de exploração com uma horripilante descoberta sobre os corpos encontrados em posições sensuais na casa do taxidermista e finalizando com uma cena cheia de tensão com ação de tirar o fôlego.

Character Design

 

Ao longo dos 10 anos de existência a Quantic Dream tem desenvolvido tecnologias próprias, incluindo avançadas ferramentas para alcançar o nível desejado em seus projetos, para Heavy Rain foram criados os denominados Virtual Actors, a seguir algumas imagens do processo de criação dos personagens:

 

O pôster The Origami Killer

 

Em algum período de 2007 um pôster apareceu no site, na época em construção, da Quantic Dream, nele apresentava um origami, um Spanish Pajarita para ser mais exato (pássaro de papel na tradução oficial), com sangue nas pontas, e como subtítulo para Heavy Rain lia-se The Origami Killer, com os personagens do jogo tratados como atores e a seguinte mensagem: "Até onde você está preparado para ir salvar alguém que ama?"

 

Obs: O mistério envolto no subtítulo não foi revelado completamente, como o fato de se usar um origami como referência, além da alteração na mensagem para: "Até onde você irá para salvar alguém que ama?"
 

Até onde você irá para salvar alguém que ama?

Em Heavy Rain, os jogadores encarnam quatro personagens com enquadramentos muito diferentes, cada qual com suas motivações e atributos próprios que podem contribuir para a resolução dos quebra-cabeças e a obtenção de determinados objetivos, tudo isso acontecendo no período de quatro dias de mistério e suspense na caça pelo assassino em série conhecido como The Origami Killer, que tem como característica deixar um origami na cena do crime, e cabe a você impedir que se tenham novas vítimas e desvendar a identidade do assassino numa trama repleta de reviravoltas.

 

Drama Interativo

A narrativa é fundamental para um jogo de videogame e jogos com melhores narrativas são superiores (e mais vendáveis), assim como na literatura, teatro e cinema. Embora sejam considerados por muitos ainda como brincadeira de criança, os jogos estão ligados a uma prática predominantemente interpretativa.

 

Os jogos estão mais ligados às ações do jogador e a narrativa aos eventos, pois o jogador é o protagonista da história, a ação do jogador e os eventos da história começam a se misturar a partir disso. O drama interativo propõe uma definição de jogo a partir de seis características fundamentais:

  • Existência de regras;
  • Desfecho variável e contabilizável;
  • Valorização do desfecho (desfechos diferentes implicam valores diferentes);
  • Esforço do jogador;
  • Ligação emocional entre o jogador e o resultado (estará feliz quando ganhar, triste quando perder);
  • E conseqüências negociáveis (um mesmo jogo pode ser jogado com ou sem conseqüências reais).

A habilidade em Heavy Rain não é o importante e sim como o jogador lida com a situação, com essa premissa o jogo foi desenvolvido para captar a atenção tanto dos jogadores casuais quanto dos hardcore através do conceito de drama interativo criando a já citada conexão emocional com o jogo que se utiliza de conteúdos adultos com situações que terão conseqüências reais, logo o jogo não é indicado para crianças devido sua dose de suspense e teor psicológico.

Casual gamer

Casual gamer é um termo definido para descrever um tipo de jogador que não tem um interesse constante por videogames e prefere jogos com regras e comandos simples que não exijam tempo e muita curva de aprendizado, demograficamente cerca de 74% de jogadores casuais são mulheres.

Hardcore gamer

Hardcore gamer é um termo aplicado para descrever o jogador que tem o videogame como lazer e se interessa pelo assunto com devoção, prefere jogos que exijam mais domínio e maior dificuldade, embora com exceções.

Há muitas discordâncias em relação a esses termos, o tempo gasto com videogame não define o jogador, afinal um jogador casual pode passar horas jogando certos jogos sem a preocupação de dominá-lo completamente e um jogador hardcore pode terminar um jogo em 10h mas explorar ao máximo o que o jogo tem a oferecer.

Independente do seu perfil, seja você um Casual gamer ou Hardcore gamer, Heavy Rain certamente chamará sua atenção.
 

TROPHIES

 

Segundo Guillaume de Fondaumiere, da Quantic Dream, a produtora não sabia muito bem como aplicar o sistema de troféus do PlayStation 3 no jogo Heavy Rain e até explicou o porque desta dificuldade:

 

”Ainda não sabemos como o sistema de troféus irá funcionar. Este não é necessariamente um jogo que conceitualmente esteja de acordo com o que os troféus deviam fazer. Neste jogo não se trata de ser bem sucedido ou falhar. Não é sobre fazer o certo ou o errado. É sobre uma aventura. A aventura é o mais importante. Portanto, de certa forma, devo dizer que não premiamos os jogadores de uma forma convencional. A recompensa é a experiência emocional, é como a história é boa da perspectiva do jogador.”

 

No entanto, Guillaume disse que a produtora solucionou este problema pois David Cage parece ter feito as pazes com o sistema de Troféus da PlayStation 3, depois de no passado dizer não estar muito de acordo com a implementação do sistema no seu jogo de aventura Heavy Rain, uma vez que não era exatamente o que tinham em mente, encontrou uma solução bastante simples:

 

”Nós encontramos a solução. Percebemos que pode ser importante para muitos jogadores e queremos apoiar o sistema de qualquer forma, por isso encontramos algo que não é destrutivo para o jogo, onde você não vai ser perturbado pelos Troféus à medida que está jogando. Nós iremos provavelmente mostrá-los entre as seqüências cinemáticas, por isso o jogador vai saber nessa altura o que é que já conseguiu.”

 

PERSONAGENS

 

ETHAN MARS Devoted Father

Ethan Mars é um arquiteto que levava uma vida normal ao lado de sua esposa e filhos quando tudo que era um sonho se tornou pesadelo após sofrer um acidente que o deixou em coma há dois anos ao tentar salvar seu filho Jason de um acidente de carro. Com a relação transtornada, foi abandonado pela esposa, que lhe pediu divórcio lhe deixando a guarda de seu outro filho, Shaun, o qual mantém uma relação abalada. Quando Shaun desaparece misteriosamente, Ethan acredita que seu filho tenha sido mais uma vítima do Origami e decide investigar por conta própria com todos os riscos presentes.

SCOTT SHELBY Private Detective

Scott Shelby é um ex-policial que agora trabalha como investigador particular e foi contratado por familiares que tiveram seus entes queridos mortos por Origami e que clamam por justiça, graças a sua persuasão e simpatia, tem certa facilidade em encontrar pistas durante suas investigações que podem ajudá-lo a descobrir o paradeiro e a identidade do assassino e mesmo seus erros são importantes.

MADISON PAIGE Journalist

Madison Paige é uma repórter/jornalista que está cobrindo a história sobre o assassino do Origami. Astuta e corajosa nada será capaz de impedí-la de conseguir um furo de reportagem sobre a matéria, porém sofre de insônia o único local onde ela consegue dormir e se sentir segura é num quarto de Motel (lembrando que a conotação de Motel não é a mesma que no Brasil) onde acha que seus maiores temores não virão à tona. O que ela não esperava era se envolver tão profundamente na história.

NORMAN JAYDEN FBI Agent

Norman Jayden é o agente do FBI responsável pela investigação em torno do enigmático assassino em série conhecido como Origami. Determinado, muito inteligente e de certa forma teimoso, tem a habilidade de analisar o cenário de um crime nos mínimos detalhes, embora profissional e organizado esconde um segredo: a dependência da Triptocaine. Esta fraqueza o acompanha ao longo de todo o enredo trazendo algumas limitações.

Que escolha você fará quando a chuva cair?

Heavy Rain gira em torno de um argumento sofisticado com narrativa dinâmica, baseado em um estilo cinematográfico conhecido como film noir e com enredo de suspense cinemático envolvente de conteúdo adulto onde as suas ações e decisões irão dar forma a sua história de forma a explorar uma complexa questão moral.

A jogabilidade é acessível através de comandos e interface intuitivos e contextuais baseado em Physical Action Reactions ou somente PARs que seria uma evolução dos Quick Time Events.. A decisão de ter esse estilo adequado ao jogo vem de uma inspiração no sistema de QTEs usado pelo mago Yu Suzuki em Shenmue, porém trazendo mais imersão em cenas de ação espetaculares e movimentos únicos ao invés da animação genérica durante a exibição dos símbolos com as opções disponíveis em determinada situação, além do jogador imediatamente saber o resultado de suas ações, falhas ou sucessos com uma seqüência específica.

Idiomas

A Sony tem feito um excelente trabalho ao localizar os seus melhores títulos para vários idiomas e Heavy Rain, uma das obras mais esperadas pelos jogadores detentores de um PS3, também vai receber o mesmo tratamento. As emoções prometem ficar ainda mais à flor da pele com a qualidade das dublagens e legendas ao qual a Sony já nos tem habituado.

 Heavy Rain terá um total de 13 línguas, incluindo Português PT. No entanto, os países que não tiverem a sorte de se incluir no lote daqueles que vão receber dublagem integral, ainda podem ter uma versão legendada, conheça alguns dos idiomas dublados e legendados presentes: áudio e legenda em inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, holandês, russo e polonês, além do português já citado (provavelmente o de Portugal) e japonês (na edição oriental do game). Também conta com legendas em mais seis idiomas: chinês, coreano, sueco, dinamarquês, finlandês e norueguês.

Quem sai na chuva é para se molhar

”Toda escolha que fazemos tem conseqüências, que podem se transformar em aprendizado e experiência.”

Eugênio Mussak Escritor/Educador, achei adequada essa frase pois se encaixa perfeitamente na proposta de Heavy rain.

Heavy Rain é estruturado como um filme são histórias entrelaçadas de quatro personagens com pontos de vista diferentes, tornando o jogo mais rico e surpreendente. Esse sistema, já usado em Fahrenheit/Indigo Prophecy, permite que a experiência seja variada: o jogador sairá de uma cena e descobrirá algo que não notou e ficou para trás com determinado personagem.

Como todo bom contador de histórias que ao contar uma história cria uma viagem bastante intensa, Cage salientou que não quis que fosse um jogo muito longo com duração maior de 40 horas, por exemplo, onde os momentos se tornassem passageiros e sem função no desenvolvimento da história. Heavy Rain terá uma duração típica de 8 a 10 horas, dependendo da forma como se explora o jogo, porém afirmou que será uma experiência inesquecível.

Mas os jogadores podem ficam tranqüilos, pois o fundador da Quantic Dream garante que haverá alguns extras suficientes disponíveis para quem quiser jogar uma segunda vez e que graças a esse sistema de estruturação cinematográfica e considerando as possibilidades quase infinitas de escolhas com certeza será um jogo para muitos momentos devido aos seus 20 possíveis finais.

Primeiras impressões de Heavy Rain

Partindo dos conceitos inovadores de Fahrenheit/Indigo Prophecy, Heavy Rain produz uma experiência escura, envolvente e emocionante – uma visão redefinida dos jogos de aventura em que as decisões são importantes e as ações podem ter conseqüências drásticas e imprevistas.

Tendo em conta a diversidade de opções de desenvolvimento de uma cena em Heavy Rain, os resultados dependem totalmente do tipo de pista encontrada no local, assim sendo, vale a pena dedicar tempo ao exame minucioso de todos os cantos para encontrar a informação mais útil. Se não encontrar pistas vitais, talvez não resolva determinados aspectos do crime, mas não perde o foco do jogo restando apenas alguns pormenores a serem desvendados.

Uma das características mais intrigantes de Heavy Rain é o fato de que ninguém está seguro, até os personagens controlados por você correm risco de vida e o mais interessante é que a história não é interrompida, você automaticamente assume o controle de um dos personagens restantes afetado pelo evento anterior, no caso a morte, e como lidar com isso a partir daquele momento.

Bastidores

Um ano após a apresentação de como seria o Playstation 3 na E3 2005 e com o videogame próximo ao lançamento a Sony se viu na obrigação de mostrar cenas in-game que fossem capaz de fazer jus aos trailers pré-fabricados de Killzone 2 e Motorstorm apresentados na E3, uma vez que o pai do Playstation, Ken Kutaragi e o Presidente da SCEA Kaz Hirai prometeram um monstro em qualidade técnica, foi então quando David Cage propôs a Sony que poderia realizar o que era desejado com seu novo projeto, com aval da Sony a Quantic Dream aceitou o desafio e produziu a impressionante demo The Casting usando realmente o potencial do console e que deixou todos boquiabertos, incluindo a Sony que desde então financiou o projeto, tornando Heavy Rain um jogo exclusivo do Playstation 3. David Cage afirma que se não fosse devido a essa situação Heavy Rain talvez jamais tivesse acontecido.

A Quantic Dream está para a indústria dos jogos como o trio Michel Gondry, Charlie Kaufman e Spike Jonze está para Hollywood.

A produção do jogo começou em fevereiro de 2006, mas a Quantic Dream levou cerca de um ano apenas para encontrar os atores ideiais para os papéis.

70% da movimentação dos personagens dentro do game é atuação humana, o restante é tecnologia. Isso porque Heavy Rain vai ter como parte essencial as emoções de cada protagonista, caberá ao jogador administrá-las.

O argumento do jogo foi escrito em 15 meses, sendo composto por 40 mil palavras de diálogos não lineares, divididos através de 2 mil páginas. Grande parte do texto em questão dará sinal de aproximadamente 60 cutscenes, cada qual com uma duração que poderá ir de 15 a 20 minutos.

Referente à captura de movimentos, foram utilizados mais de 70 atores e dublês, tendo as gravações ocupado 170 dias, através de 9 meses. Como resultados foram captados mais de 30 mil animações. As sessões de casting decorreram em Paris e Londres.

O jogador pode controlar o personagem a qualquer momento, e é possível ouvir o que acontece na mente do personagem, método pelo qual o jogador saberá as diferentes opções que estão disponíveis.

Os cenários são totalmente interativos graças ao sensor de movimento sixaxis (todos os objetos podem ser usados, todas as portas podem ser abertas, etc..).

Sistema de Split screen para manter o seu olhar sobre o possível assassino e sua localização e controlar a personagem ao mesmo tempo.