Especiais

FAQ #01 – YLOD, legendas, problemas no HDD e outros

É inegável: o PlayStation 3 é um sistema multimídia. Você o usa para diversas coisas, e não apenas jogos. Além disso, como qualquer outro aparelho, ele pode dar problemas e você não vai encontrar no manual como solucioná-los. A criação desta seção é justamente para ajudar você a evitar problemas, ver curiosidades e, principalmente, não se matar se seu console fizer algo inesperado.

Esta espécie de coluna já estava em nossos planos há muito tempo, mas existem inúmeras coisas que a atrasaram: demanda de notícias e textos destaques do site, assim como nossas vidas fora dele (sim, acredite, também temos vida). Além disso, existia um problema: como esquematizá-la? A ideia mais óbvia é fazer uma edição tematizada com alguma coisa. Por exemplo: “PlayStation Store”. Mas quem garante que eu consiga cobrir TUDO que a Store tem de curiosidade/dúvidas dos jogadores em uma edição? Impossível. Mesmo que eu aprofundasse bastante, algo ia escapar – e possivelmente importantíssimo.

Por isso, o esquema será simples: 10 perguntas “gerais” por edição (FAQ significa “Fequently Asked Questions”, ou seja, “perguntas frequentemente feitas”). Pode ser qualquer coisa: Store, problemas físicos do console – qualquer coisa mesmo. Não somos hackers, experts ou funcionários da Sony. Somos jogadores como vocês. Mas acredito que temos experiência, principalmente de problemas que conseguimos solucioná-los. E queremos passar isso a vocês.

Vamos lá? Se você tem sugestão de dúvidas e problemas que tem ou teve com o seu PS3, envie para [email protected] ou comente abaixo – mas tenha em mente que se não for algo urgente, só responderemos na próxima edição. Quando ela sairá? A ideia é ser, no mínimo, mensal, com a possibilidade de ser quinzenal. Mas vamos ver como as coisas andam.

ANTES DE MAIS NADA: se seu PS3 está na garantia, jamais faça as coisas mencionadas abaixo. É algo óbvio a ser dito, mas fazer coisas como trocar o HDD fará você a perder. Portanto, pense antes de agir.


01. Meu PlayStation 3 é do modelo FAT ainda. Ele vai morrer?

É difícil dizer. Diria que 80% dos PS3 que eu conheço e que eram do modelo FAT (“gordo”, ou seja, o antigo, o primeiro modelo do console) morreram, seja via YLOD principalmente (explicado na próxima pergunta) ou qualquer outro problema. Mas existem ainda 20% vivos e fortes. O que eu sugiro a você, que possui ainda o FAT e que está vivo, é vendê-lo e comprar um novo. “Que absurdo, meu PS3 está normal”. Sim, mas até quando? Não faça a besteira que eu fiz e ignorar esse aviso.

02. O que é YLOD?

YLOD é “Yellow Light of Death”, ou seja, luz amarela da morte. Existem relatos isolados de que o modelo Slim também sofre disso, mas sinceramente eu não vi um caso até hoje ao vivo. Mas FAT sim, inclusive o meu antigo de 2008. No início de 2011 ele sofreu disso – dois anos e meio depois de ter sido adquirido.

O PS3, quando está em standby, tem uma luz vermelha. Quando ligado, verde. A luz amarela surge porque há uma transição rápida entre as duas. Ou seja, você liga o console, ele bipa três vezes e desliga. Veja apenas o início do vídeo a seguir:

Há vários relatos e possibilidades do que seja isso. Mas o consenso geral e que inclusive ressucitou o meu PS3 é que seja a pasta térmica, o que nos leva para a próxima pergunta.

03. Como ressucitar o meu PS3 que sofreu YLOD?

Primeiramente, entre em contato com a assistência técnica oficial da Sony no Brasil ou um técnico de confiança. É a coisa mais sábia a se fazer do que você tentar algo por conta própria. Mas se quer seguir em frente, vamos lá… E outra: você vai ressucitar seu PS3 apenas temporariamente. Ele vai morrer de novo em breve. Por isso, ressucite apenas para transferir as coisas para um novo console e principalmente conseguir tirar o disco de dentro dele (alguns modelos permitem que se tire segurando o eject ao ligar, mas a maioria não dá pra fazer isso com YLOD).

Os vídeos a seguir mostram todos os passos de como ressucitar (mesmo que estejam em inglês, veja como ele abre o console):

Você vai precisar de uma chave de fenda compatível com os parafusos do PS3, uma pistola de ar quente e a pasta térmica em si. Qualquer marca serve, na verdade. Nos vídeos acima, além disso, o cara esquenta pra caramba com a pistola o console – no meu caso não fizemos isso, mas esquentamos.

Tenha em mente para não remover o HDD (você perderá os dados se fizer isso).

Outra coisa importante: muita gente faz um esquema de usar um secador de cabelo no PS3 com YLOD. O console já está sem pasta térmica – esquentar ainda mais não parece ser lógico. Mas por algum motivo funciona. Se você só quer recuperar o disco que está lá dentro, talvez esta seja uma solução rápida. Mas se quer recuperar o PS3, eu não concordo com essa etapa.

Quando o meu PS3 deu YLOD, estava jogando Lost Planet 2. O console desligou sozinho. Tentei ligar e aconteceu exatamente o descrito na pergunta anterior. O disco ficou preso dentro. Com outros dois amigos, aceitei desmontar o PS3. A placa que possui a pasta térmica está, literalmente, no fundo do console, então você precisa tirar tudo mesmo e seguir o vídeo acima – principalmente na hora de montar tudo de novo, pois acredite, você nem imagina o que tem dentro do PS3. Inserida a pasta térmica e ter aquecido com a pistola, passou um tempo e montamos o console. E ele ligou. Tirei o disco e estava com todos dados intactos – o que nos leva ao próximo ponto.

04. Como transferir os dados, contas e jogos de um PS3 usado para um novo?

Você precisará conectar os dois consoles em uma OU duas TVs. Ligue os dois com um cabo de rede (“ethernet”, o azul que é usado em seu PC<->Modem, por exemplo). Não é através da internet – ligue uma saída do cabo em um PS3 e o outro lado do cabo no outro PS3.

Com os dois PS3, vá em “System Transfer Utility” (sua XMB em português do Brasil está “Utilitário de transferência de dados”) no PS3 que possui os dados e siga os passos mostrados na tela. O PS3 que receberá os dados será formatado antes de recebê-los, portanto se há algo importante nele, salve. Além disso, o PS3 avisa que os dados do console que está enviando serão perdidos nele (só ficando no que vai receber), ou seja, que seria uma espécie de “cortar e colar”. Mas posso garantir que é “copiar e colar”, por isso lembre-se de formatar o console antigo se não pretende usá-lo mais.

Esses passos vão transferir todo o conteúdo de um PS3 para outro – jogos da PSN, saves, contas, imagens, vídeos, TUDO mesmo. Mas, antes de transferir, você precisará desativar suas contas da PSN (o próprio PS3 alerta para isso). O que nos leva à próxima pergunta…

05. Como ativar/desativar uma conta da PlayStation Network (PSN) / Sony Entertainment Network (SEN) em seu PS3?

Logue na PSN com a conta que deseja ativar/desativar do seu console. Vá em “Account Management”/”Gerenciamento da conta” e “System Activation”/”Ativação de sistema”. Lá você pode, rapidamente, fazer o que deseja.

No entanto, ativar uma conta em um console é muito simples: depois de registrá-la no seu PS3, vá na PlayStation Store e faça o download de qualquer coisa comprada. No momento que fizer isso, ela será ativada em seu PS3. Mas desativar só dá para fazer via a opção mencionada no parágrafo anterior.

06. Como ativar/desativar uma conta da PSN/SEN via PC?

Mas e se meu PS3 (ou Vita, ou PSP) está longe do meu alcance e eu preciso urgentemente desativar a conta do console? Mudar a senha não vai permitir que isso aconteça.

Para isso, você deve logar neste site – vá em “Manage Account” e logue com seu e-mail e senha da PSN. Você terá acesso ao conteúdo comprado com a sua conta, além de ver claramente onde ela está ativa (bloco superior esquerdo). Para desativar, vá em “Devices”, escolha sistemas PlayStation e depois o console que deseja desativar. Você pode fazer isso apenas uma vez a cada seis meses via navegador, portanto faça somente se for necessário e a longo prazo.

07. Meu PS3 parou de atualizar o firmware aos 99%. O que aconteceu?

Meu PS3 começou a ficar muito lerdo no ano passado. Eu não sabia o motivo, mas levava muito tempo para carregar os jogos e a XMB também demorava para abrir. Passou um tempo e um firmware saiu. O console travou na atualização e eu tive que desligar. O que aconteceu? Merda, obviamente. Suspeitei que fosse o HDD (disco rígido), mas continuei com o mesmo. Formatei e perdi todos os meus saves (por sorte, havia feito o back-up de alguns). Como? Abri, com uma chave de fenda phillips, o compartimento do HDD do Slim, retirei ele e inseri novamente. Quando ligou, PS3 pediu para formatar o HDD. Depois disso, voltou a funcionar rapidamente.

O vídeo acima mostra como trocar o HDD do modelo Slim.

Mas isso não adiantou muito. Passou um tempo e saiu outro firmware. Dessa vez, quando atualizou, travou em 99% quando estava instalando (normalmente, quando chega em 64%, ele já termina – repare). Na época, eu tinha achado uma lista do que cada % indicava (se travasse em tal %, era um problema x, e assim por diante). Mas infelizmente não a salvei. Nela, dizia que 99% era problema do HDD, como eu suspeitava desde o início.

O que eu fiz? Não tinha dinheiro para um novo. Mas um HDD de notebook sempre ouvi que era compatível com o PS3. Pesquisei sobre o assunto e sim, é compatível. Existem alguns requisitos, porém. Mas essa é uma pergunta para um outro FAQ – “como trocar o HDD do seu PS3 e qual modelo usar?”.

Travar em 99%, portanto, é falha de comunicação do seu PS3 com o HDD. Pode ser outro problema – só a Sony para confirmar com certeza cada caso, mas no meu caso era (troquei o HDD e até hoje está perfeito). Como trocar neste caso? Você terá que ter um pen drive em mãos com o arquivo de firmware recente do PS3 na pasta PS3/UPDATE (veja a pergunta logo abaixo em como fazer isso). O PS3, depois que foi forçado a desligar durante a atualização (afinal, travou em 99%) vai tentar fazer isso de novo assim que for ligado, ficando em um “loop” eterno.

Ligue o PS3. Assim que começar a atualizar, tire o HDD. A atualização ficará entre 10-25% e então aparecerá uma mensagem de erro com uma contagem. Deixe o HDD fora. A contagem acabará e então o console reiniciará, sem o HDD. Vai aparecer uma mensagem se quer reiniciar o sistema pressionando o botão PS ou instalar a atualização usando o pen drive (pressionando start e select). Coloque o HDD novo (ou tente com o antigo). Diga sim para a instalação via pen drive, instale e provavelmente tudo funcionará.

A questão 8 abaixo também pode ser útil antes de tentar todos os passos acima.

08. Como acessar o modo de segurança do PlayStation 3?

O PS3 possui um modo de segurança. Acesse ele segurando o botão de ligar até escutar dois bips. A Sony explica no vídeo oficial abaixo como acessar esse modo:

Nele você pode tentar restaurar o sistema, algo útil caso não consiga acessar a XMB, por exemplo.

09. Meu Pen Drive não está achando o arquivo que eu quero passar para o PS3, como imagem, música, vídeo ou até mesmo um save. O que eu faço?

Abra o seu Pen Drive no Computador. Crie o seguinte nele, considerando que não há nada nele (cada item é uma pasta, sendo que “SAVEDATA”, por exemplo, está dentro da pasta “PS3”):

  • PS3
    • SAVEDATA
    • UPDATE
    • THEME
  • MUSIC
  • VIDEO
  • PICTURE

Em cada uma dessas pastas você deve inserir o conteúdo que deseja passar ao seu PS3. Por exemplo: MUSIC – insira um arquivo “.mp3” e seu PS3 achará logo que selecionar o pen drive via XMB. PICTURE são fotos/imagens, enquanto que VIDEO são vídeos (formatos aceitos são “.avi”, “.divx”, “.wmv” e outros mais – mas tenha em mente que este último precisa aceitar uma opção na XMB para rodar). AQUI você encontra os formatos que o PS3 reconhece segundo a própria Sony.

Vale ressaltar que “THEMES” são os temas para a XMB, enquanto que “UPDATE” é atualização de firmware (ao invés de atualizar pela internet – baixe o arquivo, quando estiver disponível, aqui – na parte inferior do site há os links – e jogue nesta pasta). Mas POR FAVOR, preste atenção na nacionalidade do seu console. Se for americano/brasileiro, baixe o firmware no link mencionado. Se for europeu ou asiático, atualize sempre via internet diretamente pelo console para evitar problemas. Problemas de região será um tópico para uma outra edição do FAQ…

Por fim, se você só quer passar rapidamente um arquivo de vídeo, por exemplo, há uma solução mais rápida do que ficar criando inúmeras pastas. Coloque o pen drive no PS3, vá na aba da XMB do que deseja transferir (vídeo, no caso), ache o pen drive naquela aba, aperte triângulo e vá em “display all” (“mostrar tudo” em português, provavelmente) e o seu arquivo, assim como qualquer outra pasta e outros arquivos de vídeo compatíveis, aparecerão listados. Transfira ou assista.

10. Comprei um televisor 3D, mas meu PS3 não está reproduzindo os jogos e filmes em 3D. O que eu faço?

Acalme-se. Primeiramente verifique-se de que está usando um cabo HDMI (as caixas dos filmes dizem “de alta velocidade”, mas qualquer cabo – bom – funciona). Depois, eis que surge o problema que aconteceu inclusive comigo: você provavelmente usava o PS3 em uma televisão que também era via HDMI e possivelmente em 1080p. Ou seja, para que configurar de novo isso se já está configurado? Errado, é aí que está a origem dos problemas.

A primeira coisa que você deve fazer ao comprar uma TV 3D é verificar a opção “Configurações de exibição” e depois “Configuração de saída de vídeo” na XMB do seu PS3. Basta seguir os passos e, depois dos passos comuns, o PS3 identificará que é uma TV 3D, perguntando quantas polegadas ela possui. Normalmente ele deteca sozinho o tamanho, mas basta corrigi-lo se for necessário e seu PS3 lerá os jogos e filmes em 3D agora.

EXTRA: Como colocar legendas em vídeos do PS3?

Aproveitando que esta é a primeira edição, segue esta pergunta especial.

O vídeo acima, gravado por nós, explica todos os passos do que deve ser feito.

Primeiro, tenha o arquivo em formato “.avi”. Se não tiver, e ele está em “.mp4” ou “.wmv”, por exemplo, use um programa para converter. Recomendo o aTube Catcher. Depois, com o seu arquivo “.avi” em mãos, use o AviAddXSubs (baixe-o clicando aqui). É simples mexer nele: deixe o seu arquivo de vídeo “.avi” e sua legenda em formato “.srt” num mesmo diretório (pasta). Abra o vídeo no primeiro campo do programa. No segundo, escolha onde deseja que o novo arquivo (em formato “.divx”) seja criado. Por fim, passe esse arquivo novo para o seu pen drive (leia a questão 8 se tem dúvidas) e, no PS3, rode-o, aperte triângulo e modifique a legenda. Pronto!