Como uma grata surpresa para o mês de setembro, a Sony anunciou que Destiny 2 será um dos jogos gratuitos para os assinantes da Playstation Plus. Apesar de ter sido lançado há um ano e já possuir uma grande base de fãs e jogadores desde o primeiro Destiny, principalmente na plataforma PlayStation, a chegada de novos membros é muito valiosa para o estado do jogo atual, que passa por grandes mudanças após reclamações da maioria dos jogadores.

Com o jogo base de Destiny 2 disponível agora para todos os assinantes, vários jogadores poderão acessar a mais recente aventura da Bungie, seja os que nunca ouviram falar da franquia, os que jogaram o primeiro jogo mas não arriscaram a se aventurar na sequência ou aqueles que sempre tiveram curiosidade mas decidiram não investir seu dinheiro no jogo. Para ajudar todos que pretendem dar uma chance a Destiny 2, criamos esse guia, que pode tirar algumas dúvidas e dar dicas importantes para a jogatina.

O que é Destiny 2?

Destiny 2 é o segundo jogo da franquia iniciada em 2014. O jogo é um FPS/MMO (tiro em primeira pessoa num universo online compartilhado) com alguns elementos de RPG. O jogador é um Guardião, seres que foram fortalecidos por uma entidade misteriosa chamada de O Viajante, que surgiu no sistema solar séculos antes e criou esses defensores para proteger os últimos remanescentes da galáxia. Os Guardiões são os únicos que podem enfrentar as Trevas, uma força que consome a galáxia e é formada por várias raças, como os Decaídos, Cabais, Colmeia e outros. Em Destiny 2 os maiores inimigos são os Cabais, que apresentam uma ameaça real ao tentar capturar e inutilizar o Viajante, mesmo que ainda adormecido.

O que está disponível com a versão padrão de Destiny 2?

A versão disponível na Plus é a edição padrão, composta apenas pelo que foi lançado há 1 ano atrás. Nenhuma expansão está disponível gratuitamente, mas podem ser compradas posteriormente. Em Destiny 2 o jogador poderá aproveitar a campanha principal, as aventuras e exploração dos planetas do jogo base, além das atividades secundárias e de algumas atividades do endgame disponíveis.

Como jogar?

No início, o jogador pode escolher entre 3 classes para definir seu Guardião: Titã, Caçador e Arcano. Cada classe tem habilidades distintas, como pulos duplos, triplos ou com capacidade de planar, granadas diferentes e Super Habilidades que variam dependendo de cada sublasse escolhida. As subclasses variam entre os elementos de Arco, Solar e Vácuo. Apenas uma está liberada no início e as demais serão conseguidas no decorrer do jogo. Além das habilidades, os jogadores terão vários tipos de armas a seu dispor, que são separadas entre cinéticas, energéticas e pesadas, e vão desde canhões de mão, rifles automáticos, escopetas, rifles de precisão, espadas e várias outras disponíveis.

Atividades?

A campanha principal é o maior atrativo do jogo, como já explicado em nossa análise, mas o maior foco será sempre no endgame, onde estão as atividades mais difíceis e recompensadoras. Exceto algumas poucas missões para se conseguir as novas subclasses, todo o jogo pode ser aproveitado cooperativamente com outros 2 jogadores. É possível explorar os planetas e fazer os eventos públicos que neles acontecem, assim como pequenas missões de patrulhas e aventuras que mostram mais sobre a história do jogo. A incursão Leviatã é a atividade mais difícil do jogo e possui recompensas únicas, podendo ser jogada em até 6 jogadores. Há ainda modo Jogador contra Jogador em partidas de 4 contra 4 ou 6 contra 6.

Limitações?

Destiny 2 é um jogo recorrente, em que a Bungie tende a fazer os jogadores se manterem engajados no universo do jogo, principalmente com novos conteúdos. As expansões A Maldição de Osiris e Mente Bélica foram os primeiros conteúdos pagos a incrementarem as atividades do jogo. Sem as expansões, o jogador pode chegar até o LVL 20 de experiência e com 305 de poder de equipamento, que é o valor de acordo com cada peça de armas e armaduras melhores que se consegue. Cada expansão, até agora, aumenta mais 5 níveis de XP e eleva o poder de equipamento até 385. Atividades e planetas novos são conteúdos exclusivos de cada DLC. A nova expansão Renegados vai aumentar ainda mais esses níveis de XP, assim como inserir novos equipamentos e atividades. Para adquiri-la, obrigatoriamente o jogador precisa das duas expansões anteriores ou comprar a versão completa de Renegados com todo o conteúdo anterior.

Abaixo listamos algumas dicas e outras informações que podem ser úteis para os que serão marinheiros de primeira viagem na aventura interplanetária da Bungie.

Aproveite o jogo

Primeiramente, divirta-se. Jogue a campanha sem pressa e aproveite cada missão. A história é bem melhor do que a do primeiro jogo e a narrativa foi bastante melhorada.

Chame seus amigos

Destiny 2 é muito mais divertido quando jogado com seus amigos. As atividades não ficam cansativas e a conversa com a galera é sempre animadora, além de várias gargalhadas que podem acontecer.

Teste tudo

Não se prenda em uma classe, subclasse ou tipos de arma. Podem ser criados até 3 personagens. Crie um de cada e teste cada subclasse disponível. Aproveite todos os tipos de armas e teste combinações diferentes. O ultimo patch melhorou as diferenciações das armas e abriu um leque maior para o que usar, como 3 escopetas de uma vez ou uma combinação de Canhão de mão, rifle de precisão e fuzil de fusão linear.

Evolua corretamente

Destiny tem um soft cap para evolução pelo poder de equipamentos. Após certo número, todo o loot que cair de inimigos não será maior do que o já possuído. Nessa hora apenas os Engramas poderosos podem evoluir seu equipamento. Esses engramas são adquiridos em atividades limitadas por uma semana, como a Incursão, ou por um período de dias, como o Anoitecer.

Não desvalorize o loot e os materiais planetários.

Mesmo após ter evoluído bastante, ainda é comum o drop de equipamentos de baixo poder. Quebrar os equipamentos que não serão utilizados vai garantir recursos que serão utilizados para a evolução das armas a partir da nova expansão Renegados. Os materiais planetários colhidos nos planetas também serão úteis na nova DLC. Caso goste do jogo e tenha interessem em investir nos novos conteúdos, já vá guardando esses materiais.

Raridade de equipamentos

O poder de cada equipamento depende da sua raridade. Hoje existem os equipamentos comuns (brancos), incomuns (verdes), raros (azuis), lendários (roxos) e exóticos (amarelos). Os exóticos são os equipamentos únicos e em versões especiais, tanto que seu uso é limitado. Só se pode usar uma arma e uma armadura exótica por vez. Para os demais equipamentos, Lendários são mais poderosos que Raros, esses melhores que os Incomuns, que ficam acima dos Comuns na ordem de poder.

Cosméticos

Uma boa parte do jogo está baseada nos itens cosméticos disponíveis. São armaduras exclusivas, ornamentos de armas, cores, naves, pardais, animações e outros. Não se perca no Eververso ou saia comprando a moeda ingame com dinheiro real apenas para conseguir itens cosméticos. Todos podem ser adquiridos apenas jogando, mesmo que demore um pouco mais. Há raros casos que só se consegue comprando, como uma animação exclusiva do evento Bandeira de Ferro.

Eventos de Temporada

A cada temporada, a Bungie insere eventos que são abertos para todos os jogadores, como o mais recente Solstício dos Heróis ou o Alvorecer, realizado anteriormente. Normalmente se consegue recompensas únicas e sempre há um bom tempo hábil para se realizar as atividades necessárias. Há ainda eventos recorrentes e também disponíveis para todos, como Movimentos de Facções ou Bandeira de Ferro, focados no conteúdo PvE (Player versus Environment, jogador contra o ambiente) e PvP (Player versus Player, jogador contra jogador).

“Grind” e “Farm”

Destiny 2 é um jogo baseado em loot e os termos de “grind” e “farm” são aplicados nele. Sempre haverá missões ou eventos onde será necessário ficar refazendo atividades e recolhendo recompensas ou materiais para que se consiga cumprir tais missões ou trocar por equipamentos melhores. A repetição de atividades e busca por acúmulo de materiais ou equipamentos é um dos pontos recorrentes do endgame de Destiny 2.

Endgame

Essa é a parte onde as maiorias dos jogadores se encontram atualmente. É o estado do jogo onde o principal oferecido já foi concluído e os jogadores se empenham em conseguir equipamentos melhores. Normalmente é onde as atividades mais difíceis são realizadas mais frequentemente, como Anoitecer ou Incursão. Em Destiny 2, essa parte ainda é o maior problema do título e deve ser bastante melhorado com as mudanças prometidas da expansão Renegados.

Mudanças são frequentes

Desde seu lançamento, Destiny 2 já passou por diversas mudanças, a maioria nas atividades, recompensas e economia do jogo. A jogabilidade recebe ajustes vez ou outra para manter o equilibro do jogo, mas nada tão agressivo ainda. A partir da expansão Renegados, os equipamentos receberão perks aleatórios quando encontrados no mundo e duas armas iguais, como a Demônios Melhores, terão atributos diferentes entre si. Isso vai melhorar o sistema de loot do jogo e incentivar os jogadores a manter a busca por equipamentos com atributos melhores.

Mais mudanças

Com o lançamento da expansão Renegados, algumas mudanças ainda não anunciadas poderão acontecer, principalmente sobre a economia e recompensas do jogo. Algumas podem afetar inclusive dicas mostradas aqui, mas lembre-se que, como um jogo recorrente e como a Bungie tem ouvido bastante o feedback dos fãs sobre o estado do jogo, mudanças assim podem ser comuns. Mesmo com vários problemas em Destiny 2, principalmente no endgame, foram essas constantes mudanças que melhoraram o jogo até certo ponto.

 

Criar uma matéria que cobrisse todo o jogo seria algo extenso demais e poderia até tirar a sensação de novidade que vários jogadores irão experimentar com a adição de Destiny 2 agora no plano da PlayStation Plus. Caso tenha alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários.