O diretor de Final Fantasy VII Rebirth, Naoki Hamaguchi, enfatiza o quão vital foi trabalhar com a mesma equipe na última década – e como, esperançosamente, eles podem trazer essa expertise para o próximo projeto após a trilogia ter sido concluída.
“Minha equipe se desenvolveu tanto junta, cresceu tanto, adquiriu tanta experiência e conhecimento enquanto trabalhava na trilogia Remake”, disse Hamaguchi-san ao GamesRadar+ no Golden Joystick Awards 2024. “Ainda estamos trabalhando no terceiro jogo – ele ainda não está pronto. Ainda temos que lançar isso”, comenta rindo. “Quando chegarmos ao fim da trilogia, em termos de qual será o próximo projeto em que a equipe trabalhará, eu realmente não sei ainda. Pode ser o próximo Final Fantasy numerado. Pode ser uma série completamente diferente. Podemos começar uma propriedade intelectual completamente nova, mas seja o que for, quero dizer, estou incrivelmente animado para trabalhar nisso e ver o que podemos fazer com esse conhecimento que construímos”.
Hamaguchi demonstrou grande apreço por como sua equipe conseguiu se manter unida nos anos desde Final Fantasy VII Remake, retendo talentos incrivelmente específicos em meio à onda de demissões em toda a indústria. “Acho que a razão pela qual [Sony e Microsoft] fizeram isso é por causa da forma como o desenvolvimento de jogos está agora”, ele sugere, sem dúvida se referindo às demandas técnicas cada vez mais altas, às expectativas dos jogadores e aos padrões da indústria envolvidos nos jogos modernos. “É muito difícil fazer esses jogos reais e de ponta sem ter essa base de experiência. Para uma equipe sem experiência alguma, que nunca fez um jogo em larga escala, apenas colocá-los e fazê-los fazer algo é uma tarefa muito difícil. Então, acho que é por isso que eles saíram por aí comprando esses estúdios que já tinham um certo nível de experiência acumulada”.
“Mas certamente, considerando esse histórico, minha equipe está junta – a equipe de Final Fantasy VII – por cerca de 10 anos, talvez. Para passar por todo esse projeto de trilogia, construindo lentamente nossa experiência e nosso conhecimento, a equipe aprendeu muito e cresceu muito durante esse período”, diz ele sobre o quão valioso é reter esse talento. “Então, acho que quando finalmente encerrarmos a trilogia e lançarmos o jogo final, estaremos em uma ótima posição para seguir em frente e fazer algo ainda maior – e essa experiência é tão importante para isso, e conseguimos construir [isso] permanecendo juntos”.