Fortnite Verão

A Epic Games concordou em pagar 520 milhões de dólares para resolver duas reclamações apresentadas contra ela pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC).

Em dois acordos recordes separados, a FTC disse que a Epic pagará uma multa de US$ 275 milhões por violar a Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças (COPPA) e US$ 245 milhões para reembolsar consumidores induzidos a fazer cobranças indesejadas.

Em uma queixa federal, a FTC alegou que a Epic violou a COPPA ao coletar informações pessoais de jogadores de Fortnite com menos de 13 anos sem notificar seus pais ou obter o consentimento verificável de um responsável.

Ele também disse que a Epic violou o FTC Act ao permitir comunicações de voz e texto em tempo real para crianças e adolescentes por padrão, resultando em alguns jogadores sendo intimidados, ameaçados, assediados e expostos a problemas perigosos e psicologicamente traumatizantes.

A Epic agora será proibida de permitir comunicações de voz e texto para crianças e adolescentes, a menos que o consentimento afirmativo seja fornecido por meio de uma configuração de privacidade.

Em uma reclamação separada, a FTC alegou que a Epic usou “padrões sombrios e práticas de cobrança” para induzir jogadores de todas as idades a fazer compras indesejadas e permitir que crianças acumulassem cobranças não autorizadas sem qualquer envolvimento dos pais.

“Por exemplo, os jogadores podem ser cobrados ao tentar tirar o jogo do modo de espera, enquanto o jogo está em uma tela de carregamento ou pressionando um botão adjacente enquanto tenta simplesmente visualizar um item”, disse a FTC.

Até 2018, a Epic também permitia que as crianças comprassem a moeda de Fortnite simplesmente pressionando botões sem exigir qualquer ação ou consentimento dos pais ou do titular do cartão.

Em uma postagem no site oficial abordando os acordos da FTC, a Epic afirmou: “nenhum desenvolvedor cria um jogo com a intenção de chegar aqui… Aceitamos este acordo porque queremos que a Epic esteja na vanguarda da proteção do consumidor e forneça a melhor experiência para nossos jogadores”.