A Epic Games começará a cobrar pelo uso da Unreal Engine fora do desenvolvimento de jogos.
O CEO da Epic, Tim Sweeney, anunciou as mudanças de preços durante a conferência Unreal Fest 2023. No momento, o uso da Unreal Engine é gratuito, com a Epic cobrando uma taxa de royalties de 5% quando um jogo ganha mais de US$ 1 milhão.
No entanto, a Unreal Engine tem uma variedade de aplicações não relacionadas a jogos e como muitos desses usos não resultam em royalties de videogame, a Epic não ganha dinheiro com esses usuários.
Como resultado, Sweeney disse que no próximo ano a Unreal Engine mudará para um modelo de licenciamento “baseado em assento” – no qual as empresas pagam uma licença para cada funcionário que o utiliza, semelhante aos produtos Adobe – para qualquer cliente que utilize o produto para qualquer outra coisa que não seja desenvolvimento de jogos.
“Temos uma engine que é totalmente gratuita para qualquer pessoa usar, mas se você nunca envia um produto que rende royalties, você nunca paga nenhum dinheiro”, explicou Sweeney. “E isso não afeta os desenvolvedores de jogos, mas uma das coisas que vamos mudar no próximo ano é que em outros setores além do desenvolvimento de jogos, como a indústria automobilística e assim por diante, vamos mudar para um modelo de licenciamento de software empresarial”.
“Ainda não temos termos para anunciar, mas eu só queria deixar isso claro para todos para fins de transparência, vamos migrar para um modelo como esse”, conclui.
Vale ressaltar mais uma vez que os termos não mudarão para os desenvolvedores de jogos, que ainda poderão usar a Unreal Engine gratuitamente até ganharem US$ 1 milhão em royalties, momento em que a Epic começará a receber 5%.