Dying Light 2 Stay Human é um jogo que, apesar de ter sido lançado em fevereiro, terá muito suporte nos próximos meses e até mesmo anos.

Tivemos a oportunidade de entrevistar o designer de Dying Light 2 Stay Human na Techland, Tymon Smektala, sobre o futuro do jogo.


Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-lo pelo sucesso comercial de Dying Light 2 Stay Human. Os primeiros 5 milhões de unidades vendidas mostram uma marca impressionante para DL2, assim como os 20 milhões de unidades do primeiro título. Você acredita que o sucesso do primeiro jogo e principalmente o suporte de longo prazo foi um fator decisivo para o sucesso da sequência?

Tymon Smektala: Com certeza. Apesar de termos mudado algumas coisas com Dying Light 2 Stay Human, vemos este jogo como uma evolução da nossa IP. Portanto, é a mesma história que se constrói com cada parte do conteúdo que adicionamos ao jogo. Também conseguimos construir uma comunidade incrível e compreensiva em torno do nome Dying Light e isso certamente ajudou durante o lançamento. Então, deixe-me aproveitar este momento para agradecer imensamente aos nossos jogadores por estarem conosco nessa jornada. Muito obrigado!

Dying Light 2 Stay Human está planejado para 5 anos de conteúdo. Você acredita que isso pode ser expandido no final? Afinal, o primeiro jogo teve 7 anos de suporte, e essa política foi agraciada por muitos jogadores.

Tymon Smektala: Não vamos nos antecipar – primeiro precisamos cumprir a promessa que fizemos com os 5 anos. Levamos isso como um compromisso sério, nossa reputação e nossa confiança com a comunidade dependem disso, então realmente queremos ter certeza de que colocamos 100% de nossos esforços para que isso aconteça. No momento, o plano consiste em 5 anos, os primeiros 18 meses são definidos com bastante precisão, com muito conteúdo diferente e variado na lista, para que possamos ver o que anima mais os jogadores. O resto é apresentado em grandes etapas, conhecemos a visão do jogo em cinco anos, mas ainda há muito espaço para sermos flexíveis e adicionar ou alterar algumas coisas para responder melhor ao feedback dos jogadores.

Dying Light 2

Quanto ao conteúdo do jogo no futuro, o que podemos esperar da primeira grande expansão? Você pode nos dizer algo sobre o envolvimento de Aiden e como ele seguirá os passos do protagonista após a campanha principal?

Tymon Smektala: Infelizmente ainda não posso revelar nada. O primeiro é bem divertido, espero que seja pelo menos um pouco surpreendente, e leva Aiden nessa história que o tira de Central Loop e Old Villedor por algum tempo. Se você quiser saber o resto, precisa ser paciente – começaremos a provocar e revelar em breve, só precisamos de um pouco mais de tempo antes de começarmos a fazer isso. Desculpas!

Em nossa primeira entrevista, descobrimos que havia alguns testes de bicicleta no jogo e isso parecia interessante. Podemos esperar alguma novidade nos próximos 5 anos que surpreenda os jogadores em termos de jogabilidade?

Tymon Smektala: Esse é exatamente o plano – queremos experimentar muitas coisas diferentes na fase inicial do suporte pós-lançamento para que possamos entender melhor as expectativas de nossa comunidade. Haverá coisas focadas em cooperativo, coisas focadas em single-player, coisas que são mais narrativas e coisas que são pura jogabilidade. É tão variado porque queremos ter certeza de que sabemos o que motiva nossos jogadores – então não tenha vergonha de expressar seus comentários e opiniões. A única coisa que peço é tentar ser gentil e razoável – existem pessoas reais lendo esses comentários, então seja atencioso com seus sentimentos e emoções. Todos os membros da nossa equipe fazem o melhor para tornar Dying Light 2 Stay Human o melhor jogo possível. Podemos cometer erros, mas nunca é por más intenções ou falta de tentativa.

Dying Light 2 Stay Human

O cooperativo sempre foi uma das maiores atrações do DL e agora também do DL2SH. Você acredita que isso pode ser expandido de alguma forma no futuro? Modos multiplayer juntos, atividades individuais ou algo ainda mais específico?

Tymon Smektala: Com certeza, vamos desenvolver no futuro – espere pequenas melhorias, micro recursos adicionados aqui e ali, bem como grandes atualizações que tornarão essa parte de Dying Light 2 Stay Human ainda mais forte.

Uma última pergunta: o lançamento de Dying Light 2 foi entre gerações, mas tivemos bons resultados em consoles de gerações anteriores. Podemos esperar o tempo de suporte para o jogo nesses consoles antigos pelo mesmo período ou a parte técnica pode limitar algo? Além disso, como foi trabalhar com os novos consoles e usar as várias melhorias disponíveis, especialmente o SSD?

Tymon Smektala: Esse é o plano e tudo o que pensamos neste momento foi projetado de forma a funcionar em todas as plataformas para as quais o jogo foi lançado. E para os novos consoles – são máquinas realmente impressionantes que podem fazer muitas coisas com mais facilidade do que a geração anterior. Mas a verdade é que a qualidade de um jogo não depende muito do hardware – eu ainda jogo jogos no meu Xbox 360 ou PlayStation 2 e muitas vezes eu gosto deles da mesma forma que os títulos mais novos e mais quentes. Portanto, gostaria de terminar com respeito a todos os desenvolvedores que conseguiram entregar ótimos jogos na história do meio – é realmente um grande negócio ter qualquer jogo lançado, e quando é bom o suficiente para resistir ao teste do tempo e animar os jogadores por 5, 10, 15 anos… é uma conquista incrível. Espero que nossos jogos sejam considerados como um dos grandes do futuro.


PSX Brasil agradece a Techland pela oportunidade da entrevista.