Entrevista exclusiva – Peter "Combofiend" Rosas fala sobre Ultra Street Fighter IV

Note: read this interview in english here.


Ultra Street Fighter IV chegará em junho para o PS3, sendo que já está disponível para Arcades no Japão. Desde 2009, foi uma longa caminhada para esta que pode ser a última atualização do possivelmente melhor jogo de luta da geração.

O título trará diversas novidades: cinco novos personagens (Elena, Hugo, Rolento, Poison e Decapre), salvamento de replays offline e compartilhamento via YouTube, novo modo online e mais. Mas há ainda algumas dúvidas que ficam no ar e para isso conversamos com Peter "Combofiend" Rosas da Capcom e co-designer de Ultra Street Fighter IV. Confira!

PS3 Brasil: Ultra Street Fighter IV receberá diversas novas características: cinco novos personages, training online, a possibilidade de hospedar replays no YouTube e mais. Qual dessas é a sua favorita?
Peter Rosas: É difícil limitar minha seleção para apenas uma, pois cada uma dessas características melhora a experiência do jogador um pouco. Mas, se eu tivesse que limitar a apenas uma, eu diria que seriam os novos personagens. Eles fornecem para Ultra na forma de novas estratégias a serem desenvolvidas, novos movimentos para serem masterizados e novos personagens para se identificar e se apaixonar por eles.

PS3 Brasil: Esta pergunta é direcionada para os caçadores de troféus. Street Fighter IV e SSFIV são dois jogos difíceis para se obter a platina. USFIV é um DLC, então teremos novos troféus para o set de SSFIV? E quanto à versão física? Como tudo funcionará?
Peter Rosas: Quando os jogadores baixarem a atualização de Ultra SFIV, eles não receberão apenas os novos personagens e o balanceamento do elenco original, mas também novos troféus a serem destravados. Para aqueles que comprarem a versão física, a lista de troféus será atualizada. Os troféus destravados em SSFIVAE ou SSFIVAE 2012 continuarão dessa forma.

PS3 Brasil: Alguns personagens parecem ter sido "nerfados" bastante (nota: "nerf" é um termo utilizado para dizer que o personagem perdeu alguma coisa e não está mais "apelão", enquanto que "buff" é um termo para melhorá-lo). Mais do que precisavam ter sido. Por outro lado, outros parecem ainda mais poderosos. Entretanto, nós só vamos saber disso com o tempo. O jogo agora possui 44 personagens. Você pode nos fornecer comentários de como vocês escolheram em "nerfar" ou "buffar" cada personagem?
Peter Rosas: Para começar, nós olhamos as respostas dos jogadores que vieram diretamente através da Capcom Unity e daquelas que vieram do Japão. Após compilar uma grande lista de mudanças, nós começamos a ver quais mudanças deixariam os personagens fracos mais fortes e personagens realmente fortes um pouco menos fortes. Quando isso foi decidido, nós fizemos nossa lista inicial de mudanças e pegamos o jogo para vários testes locais ao redor do mundo. A partir dali, recebemos retorno diretamente dos jogadores após uma extensa sessão de jogatina, o que nos permitiu fazer mais ajustes na tentativa de dar aos jogadores o personagem que eles sempre desejaram, mas mais balanceado. Como você disse, somente o tempo dirá o quão forte os personagens se tornaram, então veremos como eles evoluirão ao longo do tempo.



 

PS3 Brasil: O novo modo online, "Team Battle", parece divertido. Isso nos traz uma pergunta: e quanto ao online? Eu suponho que Ultra Street Fighter IV adicionará um terceiro ranking (leaderboard) para as partidas ranked. Então as pessoas com USFIV poderão jogar online com todas as versões anteriores do jogo, em qualquer modo? Funcionará como era com SSFIV e Arcade Edition, ou será como SFIV original e Super SFIV?
Peter Rosas: Sim, você está correto que um terceiro leaderboard será adicionado para as partidas ranked de USFIV. E não, aqueles que têm Ultra SFIV só poderão jogar com aqueles que têm Ultra SFIV. Se um jogador fez a atualização de Super SFIV ou AE 2012 para Ultra, não há opção de jogar com as versões anteriores.

PS3 Brasil: Você pode falar sobre a possibilidade de hospedar replays no YouTube? E sobre a qualidade? Alguma chance de que será 720p? Ou será similar a SF III: Third Strike Online Edition?
Peter Rosas: Os vídeos não serão em 720p. Nós inicialmente colocamos a função de gravação em 720p, mas hospedar uma partida demorou muito devido à alta qualidade. Como não acreditamos que os jogadores possuem tanto tempo para esperarem que suas partidas sejam hospedadas, além do fato de que eles provavelmente estão mais preocupados em mostrar sua última vitória ou pedir retorno em sua última partida o mais rápido possível, nós decidimos em usar 480p.

PS3 Brasil: Ultra Street Fighter IV receberá mais suporte da Capcom após o seu lançamento? Digo, mesmo hoje em dia os fãs descobrem coisas novas em cada jogo de luta disponível. Mas há alguns bugs que podem aparecer muito rápido – mais ainda com os novos mecanismos. Dito isso, quantas vezes a Capcom planeja em lançar patches para o jogo? Há alguma espécie de calendário?
Peter Rosas: Apesar de nós não termos nos programado (e se será preciso) para quais atualizações faremos ao jogo, nós definitivamente olharemos se algum bug crítico aparecerá. Nós estamos realmente preocupados com a experiência dos jogadores e queremos ter certeza de que eles terão um tempo agradável com Ultra SFIV.



Crédito da foto: Rick Ribeiro Fotografia.
 

PS3 Brasil: Uma coisa que os fãs reclamam em Street Fighter IV no PS3 é o "slowdown" que acontece em alguns cenários. Por causa disso, os torneios normalmente acontecem no Training Stage. A Capcom planeja arrumar isso em Ultra Street Fighter IV?
Peter Rosas: Apesar de sabermos desse problema, isso é algo que não conseguimos arrumar em Ultra SFIV.

PS3 Brasil: A Sony e outras companhias como a Square Enix estão relançando jogos de PS3 para o PS4. Ultra Street Fighter IV parece algo perfeito para a nova geração: há poucos jogos de luta para os novos consoles (talvez os únicos são Injustice e Killer Instinct), a característica "Share" é perfeita para o jogo (transmissão via Twitch seria muito fácil) e o mais importante de tudo é que Street Fighter V está muito longe de seu lançamento. É claro, há alguns problemas, como o suporte a Arcade Sticks. Olhando dessa forma, USFIV parece quase confirmado para o PS4 – Yoshinori Ono inclusive fez alguns teasers enigmáticos. Você pode nos dizer algo sobre isso?
Peter Rosas: Apesar de nós querermos manter nossas opções abertas, o foco atual é entregar Ultra SFIV para PS3, Xbox 360 e PC neste verão (inverno no Brasil).

PS3 Brasil: Jogos de luta estão muito populares hoje em dia. A Capcom possui planos para o futuro próximo? Digo, no passado tivemos SFIV, Street Fighter x Tekken e Marvel vs Capcom 3 – quase um jogo por ano. Ainda mais se considerarmos jogos como SF III, MvC Origins e upgrades (UMvC3, etc). Entretanto, no momento, o único título previsto da Capcom é USFIV. Eu sei que você não pode comentar especificamente, mas a Capcom está trabalhando em outros jogos de luta para lançar num futuro próximo (talvez que seja revelado na EVO ou na E3)? Ou talvez algo para a nova geração?
Peter Rosas: Tudo que posso dizer é que os jogadores precisam esperar para ver o que nós temos planejado para eles no futuro.

PS3 Brasil: Alguma palavra final para a comunidade brasileira? Você possui planos de voltar para o Brasil algum dia? E quanto aos torneios oficiais por aqui? A Capcom Pro Tour neste ano não acontecerá no Brasil, mas talvez em 2015?
Peter Rosas: Primeiro, antes de mais nada, eu gostaria de dizer obrigado pelo suporte que a comunidade mostrou para a Capcom e para mim nos últimos anos. Eu planejo visitar novamente mais tarde neste ano, depois que o "hype" da Copa do Mundo morrer um pouco, ou talvez no ano que vem. Quanto aos torneios oficiais, nós não temos um planejado agora, apesar do nosso gerente de comunidade Dennys sempre estar olhando para os eventos no Brasil para garantir pontos aos jogadores. Além disso, com os eventos da Virgin Online estarem acontecendo, os jogadores brasileiros têm a chance de ganhar alguns poucos pontos. Com as oportunidades apresentadas aos jogadores no Brasil, não seria surpreendente em vermos um jogador brasileiro estar na final da Capcom Cup em dezembro. Quanto aos torneios futuros no Brasil, nós estamos explorando nossas opções e se a oportunidade surgir, nós faremos o nosso melhor para estarmos lá oficialmente.



Ivan "Soul Zonik", Peter "Combofiend" e Gabriel "Ijimero" no Treta Championship em Curitiba (2012)

Agradecimentos especiais a Fabio Santana (Capcom Brasil).

Nota: leia esta entrevista em português clicando aqui.



 

Ultra Street Fighter IV is coming in June for the PS3 and is already available for Arcade in Japan. It was a long road since 2009 and now this could be the last update for the probably best fighting game of this generation.

The title will bring new features: five new characters (Elena, Hugo, Rolento, Poison, and Decapre), replays offline and sharing via YouTube, new online mode and more. But there are some things that we still don't know yet and for that we've talked to Peter "Combofiend" Rosas from Capcom. Check it out!

PS3 Brasil: Ultra Street Fighter IV is going to receive a lot of new features: five new characters, online training, the ability to upload replays to YouTube and so on. Which one of these features is your favorite?
Peter Rosas: It’s hard to limit my selection to just one, as each of these features improves the player experience quite a bit. But, if I had to limit it to just one, I’d say that it would have to be the new characters. They provide so much for Ultra in the form of new strategies to develop, new moves to master, and new characters to identify and fall in love with.

PS3 Brasil: This one is for the trophy hunters. Street Fighter IV and SSFIV are two difficult games to obtain platinum trophies. USFIV is a DLC, so is it adding new trophies to the SSFIV set? What about the retail version? How all these things are going to work?
Peter Rosas: When players download the Ultra SFIV update, they will not only receive the new characters and balanced original roster, they will also receive new trophies to unlock. For those who purchase the retail version, the new trophies list will be updated. Trophies previously unlocked in SSFIVAE or SSFIVAE 2012 will remain as such.

PS3 Brasil: Some characters seem to have been "nerfed" a lot. Maybe more than they needed. On the other side, others look even more powerful. However, we're only going to learn about this with time. The game has now 44 characters. Can you provide us with any comments on how you choose to do this "nerf" or that "buff" for each character?
Peter Rosas: To start, we looked at the players responses that came directly through Capcom Unity and from those that we received in Japan. After compiling a large list of changes, we then went through them to see whether these changes would make weaker characters stronger and really strong characters a little less strong. Once that was decided, we made our initial list of changes and took the game out to the various location tests around the world. From there, we took feedback directly from players after their extensive hands-on sessions, which enabled us to make more adjustments in an effort to give players the character they have always desired, but more fairly balanced. As you pointed out, only time will tell how much stronger the characters will become, so we look forward to seeing how the characters evolve over time.



 

PS3 Brasil: The new online mode, "Team Battle", looks fun. That brings a question: what about the online component? I suppose Ultra Street Fighter IV is going to add a third leaderboard for the ranked matches. So will people with USFIV be able to play online with all previous versions of the game, on any mode? Is it going to work like it was with SSFIV and Arcade Edition or is it more like Vanilla SFIV and Super SFIV?
Peter Rosas: Yes, you are correct in that a third leader board will be added for USFIV ranked matches. And no, those who have Ultra SFIV will only be able to play with others who have Ultra SFIV. If a player upgraded from Super SFIV or AE ver 2012 to Ultra, there is no option to play the previous versions.

PS3 Brasil: Can you talk about the ability to upload replays to YouTube? What about the quality? Any chance that it's going to be 720p? Or is it going to be similar to SF III: Third Strike Online Edition?
Peter Rosas: The videos will not be at 720p. We initially set the record function at 720p, but uploading one match took too long due to the high quality. As we don’t believe players have that much time to wait for their match to be uploaded, in addition to the fact that they are probably more concerned with showing off their latest victory or asking for feedback on their latest match as quickly as possible, we decided to proceed with 480p.

PS3 Brasil: Is Ultra Street Fighter IV going to receive more support from Capcom after its release? I mean, even today fans discover new things in every fighting game available. But there are some bugs that can appear very quickly – even more with the new mechanics like the Delayed Standing. With that being said, how many times is Capcom planning to release patches to the game? Is there some kind of schedule?
Peter Rosas: Although we don’t have a set schedule as to what (if any) updates we’re going to make to the game, we will definitely be watching to see if any game breaking bugs appear. We are greatly concerned with our players’ experience and want to ensure that they have an enjoyable time with Ultra SFIV.



 

PS3 Brasil: One thing a lot of fans complain about Street Fighter IV on PS3 is the "slowdown" that occurs in some stages. Because of that, tournaments are usually carried in the Training Stage only. Does Capcom plan to fix this in Ultra Street Fighter IV?
Peter Rosas: While we are aware of the issue, this is something we were unable to address in Ultra SFIV.

PS3 Brasil: Sony and other companies like Square Enix are re-releasing some PS3 games for the PS4. Ultra Street Fighter IV looks like a perfect fit for the new generation: there are few fighting games for the new consoles (perhaps only Injustice and Killer Instinct), the "Share" feature is perfect for the game (Twitch streaming is going to be so easy), and most important of all, Street Fighter V looks very far away from its release. Of course, there are downsides, like the Arcade Stick support. Looking that way, USFIV seems almost confirmed for the PS4 – Yoshinori Ono himself has made some enigmatic teasers. Can you provide us with any insights about this?
Peter Rosas: While we always like to keep our options open, our current focus is to deliver Ultra SFIV to PS3, Xbox 360 and PC players this summer.

PS3 Brasil: Fighting games are very strong these days. Does Capcom have any plans for the near future? I mean, in the past we had SFIV, Street Fighter x Tekken and Marvel vs Capcom 3 – almost one game per year. Even more if we consider games like SF III, MvC Origins and upgrades (UMvC3, etc). However, right now, the only known title from Capcom in the pipeline is USFIV. I know that you can't comment specifically, but is Capcom working on other fighting game titles to launch in the near future (perhaps to be revealed at EVO or E3)? Or maybe something for the new generation?
Peter Rosas: All I can say is players will just have to wait to see what we have in store for them in the future.

PS3 Brasil: Any last words for the Brazilian community? Do you have any plans to return to Brazil someday? And how about official tournaments here? Capcom Pro Tour this year is not going to happen in Brazil, but maybe in 2015?
Peter Rosas: First and foremost, I would like to say thanks for the support the community has shown to Capcom and myself over the last few years. I plan on visiting again later this year, after the World Cup hype dies down a bit, or perhaps next year. As for official tournaments, we do not have one planned as of right now, although our community manager Dennys is always looking at the events within Brazil to grant ranking points to. Additionally, with the Virgin Online events going on, Brazilian players have a chance at gaining quite a few points. With the opportunities presented to the players in Brazil, it would not be surprising to see a Brazilian player make it to the Capcom Cup Grand Finals this December. As for future tournaments in Brazil, we’re always exploring our options and if the opportunity presents itself, we will do our best to be there in an official capacity.



Ivan "Soul Zonik", Peter "Combofiend" and Gabriel "Ijimero" in Treta Championship, Curitiba, Brazil (2012)

Special thanks to Fabio Santana (Capcom Brazil).