Especiais

Entrevista exclusiva com a BlueGooGames, desenvolvedora de Space Chef

Neste dia 28 de outubro, finalmente chega ao mercado Space Chef, jogo que está há alguns anos em desenvolvimento pela sueca BlueGooGames, uma equipe apaixonada pelo projeto que, gentilmente, nos concedeu uma entrevista exclusiva, a qual você pode conferir na íntegra logo abaixo. Aproveite!

PSX Brasil: Olá! Antes de mais nada, agradecemos pela disponibilidade e os parabenizamos pelo lançamento do jogo. Para iniciar nossa conversa, games com temática culinária, tal como na TV, tem surgido em uma grande variedade de títulos nos últimos anos. Provavelmente vocês devem ter experimentado uma infinidade deles enquanto trabalhavam em Space Chef. Para além da temática espacial, o que o público pode esperar de diferente daquilo que já viram?

BlueGooGames: Muito obrigado! Gostamos de pensar que o gráfico em si é quase único. Além disso, misturamos vários elementos, como culinária, agricultura, romance, mas também entrega de comida. Os clientes vão desejar novos pratos à medida que se cansam dos antigos, fazendo com que você precise sempre encontrar novos ingredientes e receitas para servir. Tudo isso junto com uma vasta exploração, um enredo principal e alguns combates leves.

PSX Brasil: A mistura entre culinária, gestão, sobrevivência e simulação de vida parece o centro da experiência no jogo, e equilibrar diferentes modelos de jogabilidade é um grande desafio, imagino. Quais os cuidados e preocupações foram levados em consideração para garantir que cada uma destas vertentes tivessem o tom certo em Space Chef?

BlueGooGames: Encontrar o equilíbrio certo entre a culinária e os outros sistemas, incluindo o romance, foi definitivamente um dos nossos maiores desafios de design. Abordamos isso estabelecendo vários loops de jogabilidade em que cada sistema se integra naturalmente aos outros. A exploração fornece recursos e ingredientes, que apoiam os aspetos culinários, o que leva ao dinheiro para expandir o seu restaurante.

Os elementos de sobrevivência criam urgência e riscos que impulsionam as decisões dos jogadores, enquanto os aspetos de simulação de vida dão a tudo um toque pessoal e uma conexão emocional. Fizemos testes extensivos para garantir que nenhum sistema se sobrepusesse aos outros. Cada elemento precisava parecer essencial sem se tornar tedioso.

Também garantimos que os jogadores pudessem interagir com os diferentes sistemas ao seu próprio ritmo, para que quem gosta da mecânica da culinária pudesse se concentrar nela enquanto ainda progride nos desafios de exploração de forma orgânica.

PSX Brasil: A divulgação de Space Chef aponta para uma grande diversidade de criaturas, ingredientes, pratos e outros elementos customizáveis. Como vocês esperam que os jogadores lidem com toda esta complexidade de possibilidades e combinações sem que tudo não parece complicado demais? É, em outras palavras, um jogo amigável, mesmo diante tantas coisas à disposição?

BlueGooGames: Sabíamos desde o início que ter centenas de ingredientes, receitas e criaturas poderia sobrecarregar os jogadores se não fosse feito com cuidado. A nossa solução foi introduzir a complexidade gradualmente através de um sistema de tutoriais bem ritmado e, aí sim, desbloquear mecânicas.

Os jogadores começam com ingredientes básicos e receitas simples, depois descobrem novas possibilidades à medida que exploram. Após os testes, também implementamos formas inteligentes de acompanhar o que era necessário para as receitas que estavam a ser encomendadas, facilitando a localização do que era necessário.

Também incluímos um livro de receitas abrangente que regista todos os tipos de descobertas. Mais importante ainda, a experimentação é recompensada, mas nunca punida com demasiada severidade. Se você morrer por uma criatura furiosa enquanto tenta coletá-la, aprende algo e pode tentar novamente sem grande punição. Isto incentiva os jogadores a explorar sem medo do fracasso.

PSX Brasil: O estilo artístico do game parece remeter à animações bastante reconhecíveis, sobretudo criadas para um público jovem adulto, algo que parece se refletir no tom bem humorado e ácido da aventura. Na visão de vocês, a quem o jogo se dedica? Quem é o público-alvo pretendido?

BlueGooGames: O nosso estilo artístico foi definitivamente inspirado nos livros infantis do autor sueco Kjell Thorsson. Gostamos do estilo simples e desleixado, mas que mais tarde evoluiu para algo mais parecido com programas animados, como Futurama, que agradam tanto ao público mais jovem como ao mais velho.

Queríamos aquela estética divertida e colorida que atrai, que combinada com humor funciona em vários níveis. Embora o jogo seja acessível a jogadores mais jovens com os seus controles intuitivos e visuais amigáveis, a profundidade da gestão e os elementos românticos atraem jogadores mais velhos. O humor varia de piadas visuais a referências mais sutis que diferentes faixas etárias apreciarão de maneiras diferentes.

Consideramos nosso público principal qualquer pessoa que goste de jogos criativos e descontraídos com uma profundidade surpreendente. Seja você um adolescente que adora programas de culinária ou um adulto que cresceu com jogos de gestão de restaurantes, há algo aqui para você.

PSX Brasil: O universo é potencialmente infinito e certamente há muitos mundos e biomas que foram imaginados no momento do projeto e que acabaram ficando de fora da versão final do jogo. Temos uma chance de ver futuras expansões que nos levem a novos cantos deste espaço infinito? Quem sabe, temporadas e conteúdos contínuos? Ou esta é a versão definitiva do jogo que vocês idealizaram?

BlueGooGames: O universo que criamos definitivamente tem espaço para crescer. Durante o desenvolvimento, tivemos que tomar decisões difíceis sobre quais biomas, criaturas e mecânicas incluir na versão de lançamento. Temos cadernos cheios de ideias que não foram incluídas na versão inicial, desde misteriosas criaturas alienígenas flutuando no espaço com ingredientes únicos até planetas vulcânicos com desafios extremos.

A expansão depende da resposta dos jogadores ao jogo e dos aspetos que mais os entusiasmam. Estamos abertos a novos planetas para explorar e tipos de receitas adicionais, ou outras funcionalidades, se a comunidade mostrar interesse.

Neste momento, estamos focados em garantir que a versão de lançamento proporcione uma experiência completa e satisfatória, mantendo-nos atentos ao que os jogadores querem ver a seguir. A beleza de ambientar o jogo no espaço é que as possibilidades são realmente infinitas.

Uma vez mais, gostaríamos de agradecer a disponibilidade da equipe em nos atender, e fazemos votos de que Space Chef alcance os objetivos traçados.

Botão Voltar ao topo