Pogchamp, um dos rostos mais proeminentes da cultura de jogos e emote muito usado nos chats da Twitch, foi removido do serviço de transmissão ao vivo, segundo anúncio da própria companhia. A decisão foi tomada à luz de sua face no mundo real, a personalidade mais conhecida no mundo dos jogos de luta, Ryan “Gootecks” Gutierrez, que utilizou as redes sociais para, nas palavras de Twitch, encorajar “mais violência depois do que aconteceu hoje no Capitólio”.
Após uma violenta tomada do Capitólio por partidários de Trump – e pedidos de impeachment de importantes figuras políticas – Gutierrez pediu a seus seguidores que continuassem a “agitação civil” que se desenrolou ao longo do dia 6 de janeiro. A personalidade mencionou a mulher que morreu durante a invasão, incentivando seus seguidores a assistir a um vídeo sobre o falecimento dela.
Em pouco tempo, muitas personalidades do mundo dos jogos anunciaram que estavam banindo o emote de seus canais, se não pedindo à própria plataforma, Twitch, que tomasse medidas contra ele.
Às 23h de quarta-feira, a empresa fez exatamente isso. Os usuários não podem mais usar o emote no serviço. A Twitch disse que, embora PogChamp seja uma grande parte da cultura Twitch, a plataforma não pode, em sã consciência, “permitir o uso da imagem”. A companhia acrescentou que trabalharia com a comunidade para criar algo que substituísse o antigo emote do PogChamp por algo que representasse o “hype” da mesma forma.
We want the sentiment and use of Pog to live on – its meaning is much bigger than the person depicted or image itself– and it has a big place in Twitch culture. However, we can't in good conscience continue to enable use of the image.
— Twitch (@Twitch) January 7, 2021