A Konami anunciou que a atualização 5.0.0 está disponível para eFootball.
Veja os patch notes a seguir (via site oficial).
eFootball – Atualização 5.0.0
Uma nova atualização da temporada (v5.0.0) já está disponível.
Veja mais detalhes abaixo.
■ Adição e alterações de recursos
・ Adicionamos o recurso “Estádio Personalizado”, onde os usuários podem decorar o estádio combinando vários elementos que desejarem.
・ Os usuários agora podem visualizar e definir os uniformes e o estádio em [Meu time].
・ Fizemos alterações no layout de alguns menus.
・ Vários Contratos Aleatórios agora podem ser usados ao mesmo tempo.
・ Adicionamos novas opções personalizáveis ao perfil.
・ Adicionamos um novo tipo de objetivo conhecido como objetivo em linha.
・ Reconfiguramos a forma como jogadores contratados da Lista de Jogadores Especiais são apresentados.
・ Alteramos os nomes de alguns itens.
・ Ajustamos os bônus de Pontos do Evento de Turnê para facilitar o jogo para iniciantes.
・ Adicionamos o novo recurso de Combinação para os técnicos.
・ Substituímos o Passe de Partida, que era usado durante cada atualização de fase, pela Central da Campanha, que será atualizada a cada campanha.
・ Alteramos o fluxo para que um usuário possa conferir os replays e estatísticas depois de vencer uma partida abandonada.
■ Atualização de dados da nova temporada
As estruturas dos times das ligas a seguir foram atualizadas com dados da nova temporada.
・ Liga inglesa
・ 2ª divisão da Inglaterra
・ Liga Espanhola
・ 2ª divisão Espanhola
・ Ligue 1 McDonald’s (França)
・ Ligue 2 BKT (França)
・ Liga italiana
・ 2ª divisão da Itália
・ VriendenLoterij Eredivisie (Países Baixos)
・ Liga Portugal Betclic (Portugal)
・ Liga Belga
・ Scottish Premiership (Escócia)
・ Liga Suíça
・ Trendyol Süper Lig (Turquia)
・ Liga Dinamarquesa
・ BYD SEALION 6 LEAGUE 1 (Tailândia)
Os dados a seguir também foram atualizados:
・ Signal Iduna Park
■ Adições e atualizações
・ Atualização de diversos dados do jogo.
・ Substituímos o nome da 2ª divisão da liga italiana e os nomes, emblemas, uniformes, jogadores e técnicos de vários clubes com designs originais eFootball™.
・ Adicionamos vários dados para o Borussia Dortmund.
・ As fotos de alguns jogadores não podem mais ser usadas na tela Selecionar Avatar.
・ Atualização de licenças.
Os dados a seguir também foram atualizados:
・ Uniformes
・ Emblemas
・ Chuteiras
・ Luvas
・ Bolas
・ Animações e cenas
・ Gráficos dos estádios
・ Placas de publicidade e bandeiras de escanteio
・ Coletes de treino
・ Murais de publicidade
・ Fotos, gráficos e dados de jogadores
・ Música do menu
・ Narração
■ Correções e ajustes à jogabilidade
Para elevar a jogabilidade a um novo nível, fizemos ajustes e modificações nesta atualização com ênfase particular na velocidade de movimentação e nos controles defensivos.
〇 Drible
・ Fizemos ajustes para que, ao pressionar um comando na direção oposta ao defensor, o adversário tenha menor probabilidade de tentar roubar a bola.
・ Adicionamos novas animações usadas quando um adversário se aproxima pelo lado, assegurando que ele dispute a bola naturalmente, sem colidir com o adversário. Isso aprimorará a sensação de jogo justo e controle ao tentar driblar um defensor.
・ Adicionamos novas animações ao tentar escapar de um defensor que está disputando a bola pela esquerda ou pela direita. Fizemos ajustes para que os jogadores com Equilíbrio alto possam driblar os adversários mais facilmente.
・ Ajustamos como a aceleração muda ao conduzir a bola para que, em baixa velocidade, os jogadores possam acelerar rapidamente e fazer movimentos repentinos, enquanto que, em velocidade alta, eles acelerem gradualmente.
・ Fizemos ajustes para que os atributos “Drible” e “Aceleração” afetem a rapidez com que os jogadores acelerarão ao conduzir a bola.
〇 Fintas
・ Adicionamos novas animações para o Giro 360° e o Corte com Virada para melhorar a sensação de controle.
・ Removemos algumas animações para giros 360° especiais.
〇 Domínio de bola
・ Fizemos correções para reduzir o problema de jogadores que não conseguiam receber passes.
・ Fizemos correções para reduzir o problema em que a bola bate no corpo do jogador de novo logo depois que ele a domina.
・ Fizemos correções para reduzir o problema em que o jogador domina a bola no ar mas leva um bom tempo para ter controle total dela.
・ Adicionamos algumas animações de domínio de bola para reduzir o problema em que os jogadores se movimentavam devagar demais depois de dominar a bola.
・ Fizemos correções para reduzir o problema em que a bola não podia ser dominada na direção indicada.
・ Fizemos ajustes para que os jogadores se movimentem para uma posição em que seja fácil dominar a bola no ar com a perna.
〇 Chute a gol
・ Fizemos ajustes para que os jogadores com atributo “precisão do pior pé” no máximo e que tenham as habilidades “curva para fora” e “curva descendente” priorizem realizar uma “curva descendente” com o pior pé em vez de uma “curva para fora” com o pé dominante, quando possível.
・ Corrigimos o problema que fazia os jogadores finalizarem diretamente com um chute ou cabeceio, mas sem precisão.
〇 Cabeceio
・ Fizemos ajustes para que os jogadores se aproximem mais dos adversários ao disputar um cabeceio.
・ Adição de novos movimentos de cabeceio para ajudar os jogadores a cabecearem melhor a bola.
・ Fizemos ajustes na precisão de finalizações na primeira e segunda traves para a esquerda e direita.
〇 Chute
・ Fizemos correções para reduzir o problema em que os jogadores não conseguiam chutar a bola por atingir a outra perna.
・ Ajustamos a tomada de decisões para que os chutes sejam cancelados com base na situação, o que reduzirá o problema em que os jogadores chutam os adversários.
・ Corrigimos o problema em que os jogadores dão um passe rasteiro em uma jogada de bola parada, mas a precisão é calculada usando um atributo não reservado para esse tipo de chute.
・ Fizemos ajustes para que um cruzamento antecipado agora seja mandado para uma posição mais próxima do gol.
・ Fizemos ajustes para que o aumento na velocidade do chute que ocorre depois de realizado o comando da Ajeitada também seja aplicado ao chutar com o exterior do pé.
・ Fizemos correções para reduzir o problema em que o jogador tenta um chute, mas a bola o atinge em vez disso, e o chute é cancelado.
・ Fizemos correções para reduzir o problema em que os jogadores tropeçam e não conseguem chutar ao disputar a bola.
〇 Defesa
・ Fizemos correções para reduzir o problema em que os jogadores ganhavam a bola, mas não garantiam a posse porque, ao avançar em direção à bola, ficavam presos a um adversário.
・ Adicionamos novas animações de carrinho para melhorar a sensação de controle.
・ Ajustamos a forma como alguns movimentos eram exibidos para que os jogadores possam tocar na bola durante um carrinho sem cometer falta.
・ Fizemos ajustes para que o atributo “Desarme” tenha um efeito maior nos carrinhos.
・ Fizemos ajustes na aceleração de defensores e atacantes distantes da bola para que, em baixa velocidade, consigam acelerar rapidamente e fazer movimentos repentinos, enquanto que, em alta velocidade, acelerem gradualmente.
・ Ajustamos a velocidade básica de movimento ao usar comandos direcionais para melhorar a sensação de controle ao movimentar os jogadores dessa forma.
・ Fizemos ajustes para que os jogadores raramente tentem desarmes em pé automaticamente enquanto a bola estiver distante, a menos que o comando de Pressão seja dado. Use os comandos com base na situação. Para ganhar a bola agressivamente, use o comando de Pressão. Também é possível desacelerar o adversário com o comando de Marcar de Perto.
・ Fizemos ajustes para facilitar tentativas de desarme ao correr ao lado de um adversário.
・ Fizemos ajustes para facilitar fazer contato com a bola ao tentar bloquear um passe rasteiro ou um passe rasteiro em profundidade.
・ Corrigimos o problema que tornava difícil bloquear ou defender chutes diretos fingidos ao usar o comando marcar de perto.
・ Fizemos correções para reduzir o problema em que os jogadores tropeçavam feio de formas incomuns ao tentar um jogo de corpo.
・ Os jogadores agora começarão a defender mais rápido quando a jogada passa do ataque para a defesa, dependendo do atributo “Dedicação defensiva” deles.
・ Ajustamos a penalidade que impede que o jogador ativo próximo à bola se movimente imediatamente depois de perder a posse. Isso permitirá que eles continuem se movimentando, dependendo da situação.
・ Fizemos ajustes para que os jogadores não parem imediatamente depois de perder a bola. Agora eles continuarão se movimentando dependendo da situação.
・ O atributo “Dedicação Defensiva” agora afetará o tempo que um defensor levará para começar a pressionar se estiver posicionado atrás de um adversário que acabou de receber um passe.
・ Fizemos ajustes para que os atacantes se posicionem um pouco mais recuados quando o time está sendo pressionado pelo ataque adversário.
・ Corrigimos o problema que fazia dois atacantes ocuparem praticamente a mesma posição quando o time está sendo pressionado pelo ataque adversário.
・ Fizemos ajustes para que os jogadores com Dedicação Defensiva alta sejam mais propensos a voltar correndo em velocidade máxima para defender o próprio gol.
・ Fizemos ajustes à velocidade de reação devido a um problema em que jogadores controlados pela IA marcando o gol afastavam chutes com extrema rapidez.
・ Fizemos ajustes para que jogadores controlados pela IA com alta Agressividade alcançassem rapidamente um adversário ao pressionar.
〇 Defesa
・ Fizemos ajustes para que, ao usar o comando de Pressão ou Pedir para Pressionar, os jogadores com alto Talento Defensivo acompanhem os adversários com mais facilidade.
・ Fizemos ajustes à velocidade de reação devido a um problema em que, ao usar o comando de Pressão ou Pedir para Pressionar, os jogadores respondiam com extrema rapidez a um drible ou chute fingido de um adversário.
・ Fizemos ajustes para reduzir um problema em que, ao usar o comando de Pressão ou Pedir para Pressionar, os defensores não se viravam corretamente em direção à bola quando o jogador com a posse não estivesse realizando um Drible Preciso ou tocando na bola ao driblar. Os defensores agora estarão mais propensos a virar para a direção correta nessas situações.
・ Fizemos ajustes para que, ao usar o comando de Pressão ou Pedir para Pressionar, os jogadores com alto Talento Defensivo terão mais êxito em acompanhar o jogador com a posse que fingir um chute.
・ Expandimos a amplitude de movimento quando um jogador ativo estiver entre o jogador com a posse e o gol enquanto estiver usando o comando de Marcar de Perto. Esse ajuste tornará mais fácil posicionar o jogador em um lugar selecionado.
・ Fizemos ajustes para que, enquanto o comando de Marcar de Perto estiver sendo usado, os jogadores se movimentem com mais fluidez dependendo dos comandos de direção, desde que estejam se movimentando a uma distância corrigível.
・ Fizemos ajustes para que, ao usar o comando de Marcar de Perto, o jogo responda melhor aos comandos de movimentação pressionados logo depois de trocar o cursor manualmente.
・ Fizemos ajustes para que o comando Pedir para Pressionar seja cancelado se usado por determinado tempo e os jogadores que estiverem pressionando estiverem longe da bola.
〇 Ataque
・ Fizemos ajustes para que a aceleração dos jogadores ao correr seja afetada não apelas pelo atributo “Aceleração”, mas também pelo atributo “Talento Ofensivo”.
・ Fizemos ajustes para que, em vez de correr em velocidade máxima, os jogadores se movimentem a 70% dessa velocidade, dependendo da situação.
・ Fizemos ajustes para que, ao correr de uma posição recuada atrás da linha de defesa adversária, os jogadores comecem a desacelerar, dependendo da situação.
・ Reduzimos a frequência com que os jogadores correm em velocidade máxima ao se movimentarem para uma posição de ataque em situação ofensiva.
・ Fizemos ajustes no posicionamento para reduzir a probabilidade de que os jogadores na linha defensiva avancem para uma área de ataque quando a bola estiver viva e ninguém tiver controle, o que pode deixar o adversário com uma grande chance de contra-atacar se ganhar a posse.
・ Fizemos ajustes para que os jogadores virassem o corpo corretamente quando estivessem correndo de frente para o gol e querendo receber um cruzamento.
・ Fizemos ajustes para que, quando o Estilo de Jogo do Time estiver definido como “Posse de Bola”, os laterais esquerdo e direito estejam mais adiantados durante as jogadas de criação, a menos que tenham o Estilo de Jogo do Time “Lateral Defensivo”.
・ Fizemos ajustes para que, quando o Estilo de Jogo do Time estiver definido como “Posse de Bola”, os zagueiros e líberos estejam ligeiramente mais adiantados durante as jogadas de criação, a menos que tenham o Estilo de Jogo “Primeiro Volante”.
・ Fizemos ajustes para que, quando a defesa do time estiver com a bola, o zagueiro com o Estilo de Jogo “Defensor Criativo” se movimente para uma posição adequada onde seja fácil de receber um passe.
・ Fizemos ajustes para reduzir o problema em que um jogador que se movimentava para apoiar a jogada e receber um passe ficava atrás de um defensor adversário. Isso permitirá que os usuários passem a bola com mais fluidez.
・ Fizemos ajustes para que, dependendo da situação, os jogadores recuados no meio-campo avancem mais para apoiar os passes durante as jogadas de criação.
〇 Goleiro
・ Adicionamos novas animações de arremesso da bola para acelerar os movimentos do goleiro antes de soltar a bola.
・ Corrigimos o erro que fazia o goleiro que perseguia uma bola prestes a sair parasse de se mexer completamente.
・ Corrigimos o erro que fazia o goleiro que ia em direção a um atacante para abafar a bola parasse de se mexer completamente.
・ Fizemos correções para reduzir um problema em que o goleiro não conseguia agarrar uma bola alta a tempo antes de quicar no chão e encobri-lo.
・ Fizemos ajustes para que, ao avançar para abafar a bola de um atacante com a posse, o goleiro faça movimentos mais adequados ao tentar bloquear os chutes.
・ Corrigimos o erro em que o goleiro se virava para o gol e tentava defender com a perna enquanto um companheiro estivesse com a posse de bola próximo à linha do gol.
・ Fizemos ajustes para que o goleiro não agarre mais bolas para fazer o tempo passar, como quando a bola é cabeceada de volta para ele depois de um tiro de meta, arremesso lateral para o goleiro, ou uma bola afastada ou um passe de um companheiro envolvendo um chute fingido ou bola dominada.
〇 IA
・ Fizemos ajustes para que, quando um jogador der um chute e não estiver mais com a bola e um adversário der um carrinho logo em seguida, a probabilidade para que o jogador faça movimentos para evitar o carrinho seja maior.
・ Ajustamos a dificuldade de cada Nível da IA de acordo com as alterações no balanceamento do jogo.
・ Ajustamos como os níveis de Resistência dos jogadores afetam o atributo “Velocidade” durante as partidas.
・ Corrigimos o erro que fazia com que o cursor não saísse do jogador que cobrou o escanteio.
・ Fizemos correções para reduzir o problema que fazia com que um jogador fizesse um cruzamento, mas o cursor fosse para um outro companheiro em vez do alvo, impedindo que o usuário desse prosseguimento à jogada desejada. O cursor agora permanecerá no alvo do cruzamento na maioria dos casos.
・ Fizemos ajustes para que, quando um jogador controlado pela IA marcar um adversário com a posse de bola, ele se aproxime mais dele quanto maior for seu atributo de Agressividade.
・ Fizemos ajustes para que, quando um jogador controlado pela IA marcar um adversário com a posse de bola, ele se movimente mais rápido para a frente dele quanto maior for seu atributo de Dedicação Defensiva.
・ Fizemos correções para reduzir o problema em que, depois de mudar o cursor, o jogador se movimentava automaticamente para uma posição diferente da selecionada. Essa melhoria ajudará a garantir que os jogadores defendam conforme for solicitado.
・ Corrigimos um erro em que, depois de o goleiro agarrar a bola e cair no chão, um jogador controlado pela IA se movimentava perto do goleiro de formas incomuns.
〇 Controles
・ Corrigimos um erro em que, depois de perder a bola, os jogadores poderiam recuperá-la imediatamente com um carrinho ou jogo de corpo. Não é mais possível realizar esses comandos logo depois de perder a posse.
・ Corrigimos o erro que impedia temporariamente o funcionamento do comando de Pressão enquanto nenhum jogador estivesse com a posse de bola.
・ Corrigimos o erro que fazia os comandos de controles sem a bola serem realizados mesmo depois que o comando de chute fosse dado durante um tiro livre direto.
・ Fizemos correções para reduzir o problema em que, ao tentar uma tabela, o cursor era trocado de formas indesejadas.
・ Fizemos ajustes para que, quando o cursor mudar automaticamente para um defensor ou quando um defensor potencial for selecionado, o cursor provavelmente vá para um jogador em uma posição que seja mais fácil de disputar com o adversário, dependendo da situação.
〇 Faltas
・ Corrigimos o erro em que não eram dadas faltas, mesmo quando os jogadores davam carrinhos com excesso de força e claramente seria o caso.
・ Corrigimos o erro em que um jogador em impedimento se envolvia na jogada imediatamente depois de a bola ir para o adversário, mas o impedimento não era dado.
・ Fizemos correções para reduzir o problema em que não é dada uma falta quando há um contato em que claramente seria o caso.
〇 Cenas
・ Adicionamos novas animações para as reações dos jogadores quando a bola não estiver em jogo, dando a eles movimentos mais realistas.
〇 Assistência inteligente
・ Fizemos ajustes para que, durante um Chute Fenomenal, a barra de força seja afetada pelas habilidades do jogador. Isso tornará mais fácil que os jogadores utilizem suas habilidades.
〇 Outras melhorias na jogabilidade
・ Fizemos alterações para cancelar a exibição de informações da interface nos pés dos jogadores que estivessem pressionando depois que o adversário usasse o comando Pedir para Pressionar durante uma partida online.
・ Diversos outros ajustes foram feitos para aprimorar a experiência da partida de modo geral.
■ Correções gerais aplicadas para mitigar ou eliminar os erros exibidos abaixo
・ A cor da borda na parte de trás das cartas de jogador do “POTS: Trendyol Süper Lig” (disponível a partir de 12/06/2025) não é exibida corretamente.
*Este é um problema apenas de exibição e não tem efeito nos atributos do jogador.
・ Usuários que tiverem atingido a Divisão 1 na Liga eFootball receberam uma mensagem no início da nova fase afirmando que sua classificação não será alterada.