Nem todos os apaixonados pelo futebol são fãs dos videogames, e o inverso também é verdade. Apesar disso, a parcela de players e fanáticos que compartilham esses interesses é consideravelmente grande.
Os esportes sempre foram um hobby abraçado pelos jogos eletrônicos, desde o lançamento do primeiro título, ainda na década de 1950. Com o passar das décadas essa relação foi ficando cada vez mais estreita, o que explica o sucesso estrondoso de títulos esportivos, como aqueles da franquia FIFA.
E os jogos esportivos não são os únicos capazes de ensinar lições que podem ser aplicadas para quem acompanha os esportes na televisão ou na internet. Qualquer contexto competitivo ou interativo nos ensina algo diferente, a partir de desafios, a tomada de decisões e a aquisição de informações valiosas.
Levando isso em conta, fica claro que os apaixonados pelo futebol têm muito o que aprender com os videogames, em especial com os simuladores do esporte. Dito isso, vamos nos dedicar a responder uma pergunta principal: de que maneira os jogos eletrônicos ajudam a melhorar a sua visão de jogo?
Como os jogos eletrônicos podem ajudar na visão de jogo?
Para a lista abaixo nós vamos utilizar exemplos de títulos disponíveis para o Playstation 4 e Playstation 5, mas os princípios abordados por eles podem ser encontrados em jogos digitais dentro e fora das plataformas. A ideia é mostrar a proximidade entre o futebol e os videogames dentro da visão de jogo.
Obtenha informações valiosas
Um aspecto nem sempre mencionado dos videogames é a capacidade que eles têm de nos ensinar coisas úteis a espaços fora do digital. No caso da visão de jogo, podemos dar um destaque especial para títulos de futebol, como aqueles da franquia FIFA, agora EA Sports FC.
Desconhece uma formação do futebol europeu? Os jogos podem ajudá-lo. Tem dificuldade com as exatas posições de um time dentro do campo? Sem problemas, os videogames também auxiliam. Até mesmo fora do âmbito esportivo, há um tremendo valor em jogos eletrônicos como fonte de aprendizado.
De acordo com o portal https://visaodejogo.com.br, até mesmo acompanhar sites de palpites e prognósticos dos jogos pode te ajudar a ter uma ideia de como montar os melhores times de futebol na hora de jogar.
Aprimore o controle das emoções
Ter uma visão de jogo significa, entre outras coisas, abandonar conceitos pré-estabelecidos, muitos dos quais estão enraizados, mesmo que sejamos incapazes de perceber. Quando alguém aponta uma performance ruim do time para o qual torcemos, é natural ficar na defensiva e não notar o problema.
Os videogames cumprem um papel importante aqui, já que perder (algumas vezes, muito!) faz parte de qualquer título, mesmo aqueles não-competitivos. O importante é apertar “continue” e tentar mais uma vez, utilizando o que foi aprendido com a derrota para tomar melhores decisões da próxima vez.
Jogue com personagens com os quais não costuma jogar
Todos nós temos preferências quando o assunto são personagens em títulos que jogamos, seja um RPG, luta, corrida, party game e, é claro, simulador de futebol. Isso não é um problema, levando em conta que desenvolvemos estratégia de acordo com o gosto pessoal, mas limita um pouco nossa visão.
A melhor forma de expandir a visão de jogo, nos videogames e no futebol, é explorando áreas com as quais temos pouco ou nenhum contato. Deixe de lado aquele boneco que gosta e se coloque na pele de outro. As chances são altas de que descubra novas estratégias e aprenda a ter uma defesa melhor.
Agregue estratégias de seus adversários
Existe muito a se aprender em experiências individuais com os videogames, mas há valor ainda maior em partidas multiplayer. Ao invés de competir com a máquina, temos a oportunidade de encontrar outros jogadores humanos, com estratégias inesperadas e muitas vezes nunca consideradas por nós.
A visão de jogo depende disso, desse contato direto com o que é diferente. Ter uma boa estratégia, no futebol e nos videogames, vai muito além de saber o que fazer: é ser capaz de identificar o que o outro vai fazer, preparar-se para isso e adequar a sua estratégia de acordo, cortando o mal pela raiz.
Seja você um apaixonado pelo futebol ou alguém que acompanha casualmente o esporte, uma coisa é certa: há muito o que aprender a partir da interatividade dos jogos eletrônicos. E o melhor? Com os avanços tecnológicos da indústria, é certo que a relação próspera entre as duas áreas se fortalecerá.