Análises

Earthion – Review

Earthion é um novo jogo de nave side-scroller desenvolvido pela empresa de Yuzo Koshiro, compositor conhecido pelas trilhas sonoras de jogos da série Ys, Revenge of the Shinobi, da série Streets of Rage, entre muitos outros. Earthion é, primeiramente, um novo título de Mega Drive (existem cópias físicas para o antigo console da Sega) e portado para os consoles da geração atual e, considerando esse fato, é bem claro que a empresa tem um domínio bastante extensivo do antigo console da Sega e Earthion é um jogo muito bem produzido considerando as limitações da plataforma principal. 

Dito isso, Earthion também é um excelente jogo de nave e que conta com uma apresentação incrível e uma ótima e desafiadora jogabilidade. A nave de Earthion que os jogadores controlam possui um tiro básico, um escudo capaz de resistir a alguns tiros e que se recarrega após algum tempo sem tomar dano e a capacidade de se carregar até duas armas adicionais que são obtidas durante as fases. Há uma variedade dessas armas adicionais como, por exemplo, tiros a laser e lança-chamas e são, usualmente, coletadas nas fases onde são justamente mais úteis. Ao derrotar inimigos, são derrubadas gemas verdes que aumentam o nível de seu tiro básico e dos armamentos adicionais, efetivamente aumentando o poder de fogo da nave. No entanto, os armamentos também sofrem penalidades quando o jogador é atingido, fazendo com que o nível do armamento possa diminuir ou até mesmo ser destruído. 

A dinâmica básica de Earthion envolve então desviar da chuva de balas e demais obstáculos em uma fase enquanto tenta manter seus armamentos no nível mais alto possível. Levar um único tiro não causa uma morte instantânea e, portanto, o jogo consegue ser bem agressivo com o número de inimigos e obstáculos em tela, sendo que às vezes chega a ser difícil distinguir balas e obstáculos de todo o espetáculo visual que acontece em cada fase. 

Earthion tem um total de 8 estágios com a possibilidade de se escolher entre quatro dificuldades que, também, alteram as ondas de inimigos que o jogador enfrenta. Além disso, existe também um conjunto de desafios opcionais para os mais dedicados ao jogo. O jogot também conta com diversos filtros visuais para emular uma experiência mais clássica e, também, tradução para o português brasileiro.

Em minha experiência como um jogador não tão acostumado com o gênero, achei Earthion bastante desafiador e consegui fechá-lo somente no modo fácil, enquanto que no normal foram várias tentativas para conseguir chegar até o quinto estágio. Definitivamente é algo que precisaria de muitas tentativas adicionais para construir o conhecimento e reação necessários para avançar além desse ponto e muitas horas de prática para dominar o modo. No meu tempo de jogo, tive certas frustrações com alguns níveis, mas nunca cheguei a pensar que se tratava de algo injusto e que, para mim, é um excelente sinal do balanceamento da dificuldade. Considero, portanto, que é um prato cheio para seu nicho de jogadores que amam o gênero e procuram um desafio.

Earthion está disponível para PS5, Switch, Switch 2, Xbox Series, PC e Mega Drive. Esta análise é da versão PS5 e foi realizada com um código fornecido pela Ancient.

Veredito

Earthion é um título que visa atender um nicho específico: fãs da era 16-bits e do gênero de naves side-scrolling. O título não busca expandir seu alcance e, em compensação, entrega uma experiência lapidada dentro de seu nicho. É certamente um título que nem todos vão conseguir ou saber apreciar, mas deve ganhar fãs ardentes naqueles que conseguirem apreciar sua proposta.

85

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo