EA Sports WRC

Ao longo das décadas, vários estúdios de desenvolvimento foram surgindo com seus DNAs ficando intrinsecamente ligados a um gênero ou outro de jogos. Imagine algo como a BioWare e RPGs narrativos, a Bungie e shooters espaciais revolucionários, Rockstar e seus mundos abertos gigantescos…

No caso da Codemasters, sempre foram os jogos de corrida. Excelentes jogos de corrida, independente do terreno, sejam eles corridas ultrarápidas em pistas de asfalto ou desafiantes percursos acidentados de Rally. O importante sempre foi a qualidade dos simuladores, algo que, mesmo após a aquisição pela EA, seguiu sendo a marca-registrada do estúdio.

Então, quando recebemos o convite da EA e da Codemasters para participar do evento oficial de revelação do EA Sports WRC, nós sabíamos que íamos encontrar um jogo excelente. E saímos de lá com a certeza de que, se você é fã da categoria de automobilismo mais desafiadora do mundo, você terá um prato cheio para se esbaldar ao longo dos próximos meses e anos.

 

EA Sports WRC é o primeiro jogo da Codemasters a contar oficialmente com a licença da World Rally Championship em 21 anos e funcionará, nas palavras da equipe, como um “sucessor espiritual” para o que o estúdio já vinha fazendo na série DIRT. A ideia do jogo é colocar os melhores pilotos, co-pilotos e carros de Rally existentes para correr nas pistas mais difíceis do mundo. Um conceito bem simples, quando colocado assim.

O desenvolvimento se baseou em alguns “pilares” como sendo a base título, sendo eles: a Autenticidade, no sentido de ser uma recriação fiel da WRC; Imersivo, algo representado pela qualidade na apresentação e experiência para que o jogador sinta que está dentro do carro; Oficial, graças à licença da WRC; “Live”, ou seja, será um jogo conectado ao que está acontecendo no mundo do Rally, como os demais jogos da EA Sports; E, por último e talvez mais importante; “melhor direção de todos os jogos”. Construindo sobre o legado da série DIRT Rally, a ideia é melhorar ainda mais o quão precisa a sensação de dirigir um carro de rally já era.

Com isso é possível perceber uma clara ênfase do estúdio de não só entregar um título bastante polido e satisfatório já de cara, se valendo das licenças disponíveis para entregar um simulador bastante real, mas também de seguir trazendo novidades e atualizações ao longo dos próximos anos para mantê-lo sempre engajante tanto para os novos fãs quanto para quem já é veterano dos jogos da desenvolvedora.

Em relação à experiência, nos foi dito que ele contará com dois estilos de competição, sendo eles o Rally tradicional, com as equipes competindo em múltiplas etapas, buscando concluir cada etapa o mais rápido possível, e o Rally de Resistência, no qual o objetivo é alcançar determinados pontos do percurso dentro de um certo tempo e vencendo a equipe com a menor quantidade de pontos de penalidade.
Para competir neles, os jogadores poderão construir seus próprios carros, escolhendo de uma grande variedade de partes e escolhas de engenharia de acordo com as restrições de cada categoria. São elas a Rally 1, equivalente ao WRC, Rally 2, do WRC2 e Rally 3, que são as configurações do JWRC.

O jogo lhe auxiliará na construção do carro, explicando a diferença que cada parte faz. Será possível analisar os custos de cada parte e depois levar o carro para um test-drive e fazer eventuais ajustes antes de concluir a construção do seu veículo e eles estarão disponíveis para uso em todos os modos, menos em modos competitivos online.

Em relação aos modos de jogo, pudemos ver que haverá uma grande variedade já disponível desde o lançamento. Um dos queridinhos dos desenvolvedores parece ser o Moments. Nele será possível jogar alguns dos momentos mais icônicos dos 50 anos da WRC, incluindo gravações do arquivo da liga. Para quem já é familiarizado com a Codemasters, eles o consideram uma versão remixada dos Dailly Challenges do DIRT.

Novos Moments ficarão disponíveis a cada 24h e, dessa vez, os antigos não irão desaparecer, criando novidades diárias para os que começarem o jogo cedo e todo um backlog para quem adquiri-lo depois. Os jogadores irão competir para realizar um objetivo específico e receberão uma medalha baseada na sua performance.

Já o Modo Carreira permitirá que os jogadores criem suas próprias equipes e entrem em qualquer nível do esporte. Você precisará contratar cada membro da sua equipe, alugar um carro e manejar seu orçamento ao redor da temporada. Não será possível adquirir recursos livremente, com um financiador existindo in-game que te forçará a gerir os custos da sua equipe a cada temporada. Será necessário manejar até mesmo o cansaço dos seus mecânicos, o que afetará a efetividade deles.

 

Haverão dois modos Quick Play. Um Quick Play Solo permitirá montar eventos rápidos contra a IA de até 24 etapas. O jogo contará com um sistema de automação no qual o jogador não precisará necessariamente montar todo o campeonato à mão, sendo gerado automaticamente pelo jogo. O Quick Play Multiplayer permitirá competir contra até 32 outros jogadores em sessões online com crossplay. Haverá ainda um Time Trial, no qual você escolhe um carro e uma etapa e compete para bater o melhor tempo, sendo possível baixar fantasmas de outros jogadores para competir.

O Championship Mode te permite jogar como seu personagem ou um dos pilotos licenciados e competir para vencer o Driver’s Championship sem precisar gerir a equipe como no Career Mode. Antes de competir, no entanto, é recomendado que você passe pelo Rally Schools, uma espécie de tutorial para novos jogadores, desenhado para ajudá-los dada a notória curva de dificuldade desses jogos. Haverá também novos sistemas de assistência, como no Controle de Tração e na Fixação do Acelerador para ajudar novos jogadores.

Outros modos pequenos também estão presentes, incluindo o Livery Editor permite a edição do visual dos carros no jogo, um Photo Mode, O Clubs retornará e permitirá aos membros das equipe competirem de maneira assíncrona ao longo de toda a temporada e, por fim, haverá um sistema de passe de temporada chamado de Rally Pass. Nele os jogadores poderão ganhar XP e desbloquear itens cosméticos para o seu piloto ou para o Livery Editor.

Por fim, o último ponto muito importante que foi citado é que foi feita toda uma reformulação ao sistema de degradação da pista. Com isso, o estado do percurso que você encontrará será adaptado agora à ordem em que os corredores irão para a pista, provendo assim desafios bem distintos se você for o primeiro ou o último a realizar aquele percurso.

Falando em pistas, o anúncio oficial é de EA Sports WRC contará com 18 locações ao redor do globo, referentes assim à todas as etapas do World Rally Championship, sendo que 17 estarão disponíveis no lançamento e o percurso na Europa Central será adicionado um pouco depois do lançamento através de uma atualização gratuita. Ainda sobre o uso da licença, foi revelado que 10 carros oficiais de competição da WRC, WRC2 e JWRC estarão disponíveis no jogo, além de 68 veículos históricos começando dos anos 60 e incluindo todos os carros mais icônicos da história do esporte.

A promessa é que teremos um prato cheio para os fãs de Rally, com modos bastante ricos e duradouros e um excelente uso da licença à disposição. Em termos de gameplay, não há muito o que ser dito, visto que parece ser a excelente qualidade pela qual a Codemasters ficou famosa. Então, se você gosta de Rally, não há porque não se empolgar com o que teremos em mãos quando EA Sports WRC for lançado para PlayStation 5, Xbox Series e PC no dia 3 de novembro.