A forma como a EA aborda o desenvolvimento dos títulos licenciados de UFC é algo que foge dos padrões estabelecidos por outros jogos de esporte. Sem a necessidade de se prender ao infinito ciclo de um um novo jogo a cada nova temporada, eles parecem receber um pouco mais de cuidado e atenção a cada lançamento, repensando seus sistemas de forma a entregar o melhor e mais realista simulador de MMA possível.
Isso é algo que ficou bem claro pra gente durante o evento digital para imprensa com maiores detalhes do vindouro EA Sports UFC 5. Três anos após o jogo anterior, todos os aspectos do jogo parecem melhorados e a promessa é de que teremos um jogo ainda mais intuitivo, realista e empolgante do que o anterior.
Realismo é a palavra chave aqui. Ancorado no lema “as real as it gets” ou algo como “tão real como pode ser”, dos primeiros momentos da apresentação foi possível notar a clara melhoria na qualidade visual e a ênfase em capturar aquilo que fez do UFC um dos esportes mais populares do mundo ainda hoje. Sendo o primeiro jogo com classificação M pela ESRB (ou o equivalente a 16+ no Brasil), a ideia principal é pegar a visceralidade vista nos octógonos ao redor do mundo e trazê-la para os videogames.
Nos aspectos visuais, com a mudança para a atual geração, UFC 5 rodará totalmente a 60 frames por segundo, tornando o gameplay mais liso e responsivo. Ele será também o primeiro jogo da série desenvolvido usando a Frostbite, isso significou consideráveis melhorias nos gráficos do jogo, notáveis nos níveis de detalhes dos personagens e na recriação e iluminação dos ambientes.
Sobre os modelos dos lutadores, é notório o nível de detalhes agora presentes, com até mesmo a animação do cabelo sendo bem superior ao de anos anteriores, sendo o primeiro jogo da EA Sports a trazer essa nova tecnologia dedicada. A promessa é que teremos novas animações faciais, recriações mais fiéis do rosto de todo o elenco disponível (e os exemplos que vimos mostram diferenças gritantes) e uma tecnologia corporal avançada para melhor reproduzir o impacto dos golpes e movimentos durante as lutas, incluindo nisso o dano causado pelos golpes, com novos tipos de lesões e sangramentos.
Tudo isso também servirá para potencializar o novo sistema chamado de “Cinematic KO Replay”, um sistema com câmeras dinâmicas, super slowmotion, cores mais dramáticas, efeitos visuais e sonoros para tornar um visual mais dramático no replay do golpe decisivo do combate.
Outro pilar importante do novo jogo é o que eles estão chamando de “MMA Autêntico”. Isso significa que o sistema de danos não será exclusivamente para questões visuais, já que eles também afetarão o gameplay, reduzindo questões como energia, mobilidade, vulnerabilidade e capacidades defensivas. Tudo será facilmente identificável através da HUD e os narradores e comentaristas falarão sobre o impacto que essas lesões têm, permitindo assim ao jogador identificar e adaptar sua estratégia ao que está acontecendo.
Isso significa também que, pela primeira vez, agora será possível que aconteçam interrupções na luta para que um médico cheque o estado do lutador. A intenção é que permita a ambos os lutadores identificarem pontos de vulnerabilidade e decidirem se vão, por exemplo, focar seus golpes em um ponto de vulnerabilidade do adversário ou, no caso do lesionado, partir para cima com tudo antes que a situação piore. Tudo com claras representações visuais, dando maior autenticidade à experiência.
Para melhor representar o combate, uma série de novas animações e novos pacotes de golpes estarão presentes, incluindo novas animações de golpes no corpo, kickboxing, lutas no chão e mais, aumentando assim o repertório de golpes e reações dos golpeados presentes em relação a títulos anteriores, buscando também maior realismo ao esporte em constante evolução. Haverá também ajustes nas submissões, evitando que essas finalizações se tornem tão longas quanto eram no ano passado, buscando se tornar algo mais rápido e simples, com novas conexões e transições para tornar o combate no chão mais interessante.
O Modo Carreira neste ano contará com um novo sistema de introdução para os jogadores, com novas animações e cenas de apresentação. Haverá todo um novo sistema de preparação para as lutas, incluindo novos campos de treinamento e, pela primeira vez, um lutador profissional estará envolvido nessas cenas, com Valentina Shevchenko recebendo o jogador e seu treinador.
Esses novos campos de treinamento contarão com uma IA melhorada, novos pacotes de desafios para evitar muita repetição e um tempo de treinamento maior para que os jogadores possam se focar mais em dominar o jogo. Dito isso, após completar um desafio, será possível simulá-lo mantendo a mesma nota, bem similar ao sistema de treinamento da série FIFA, permitindo assim com que o jogador avance para a próxima luta de forma mais rápida.
O objetivo do modo seguirá sendo o mesmo do último jogo: se torne o melhor de todos os tempos. Para isso, será necessário quebrar diferentes recordes do UFC. O modo contará com várias novas animações para tornar a experiência mais cinemática e alguns exemplos que vimos foram bem interessantes.
Haverá também um novo modo chamado Online Career, misturando o antigo sistema de partidas ranqueadas com a possibilidade de usar lutadores criados pelos jogadores em lutas usando o chamado Skill Based Matchmaking (SBMM). Será possível criar até quatro lutadores em 04 divisões de peso diferentes, com vários itens de customização visual disponíveis. Haverá um sistema de progressão de suas habilidades chamado Online Fighter Evolution na qual os jogadores ganharão pontos para evoluir suas características de forma bem similar ao funcionamento do sistema offline, com a adição também de um sistema de Prestige.
Por fim, foi anunciado um modo chamado Fight Week, atrelado ao funcionamento semanal do UFC real e os conectando aos eventos importantes do esporte. Isso será notável já no início do jogo. Se antes ao iniciar o jogador sempre precisaria lutar a mesma luta, agora novos jogadores participarão de uma experiência personalizada baseada ou na luta principal do próximo evento ou do evento que acabou de ser realizado.
Depois disso, no menu principal o visual será baseado no próximo grande evento, com contratos de luta baseados nele, a possibilidade de fazer previsões dos resultados das lutas, avançar pela Fight Week completando desafios ou escolher um alter-ego para completar lutas em diferentes modos de jogo.
Contratos são desafios específicos em que será necessário controlar um certo lutador sob condições específicas e ganhar pontos caso você vença. Cada contrato ficará ativo por uma semana e, caso não o complete, você perderá as recompensas atreladas. Eles se tornarão mais difíceis ao avançar da semana e, caso seja derrotado, você poderá tentá-los mais duas vezes.
Alter-egos são versões alternativas dos lutadores presentes no elenco do jogo que poderão ser desbloqueados para se jogar com. Eles serão baseados em momentos icônicos da carreira desses lutadores, de seus visuais e suas habilidades e será possível liberá-los usando Fight Week Challenges.
Isso foi tudo que tivemos a oportunidade de ver, além, é claro, do anúncio de Fedor Emelianenko, Muhammad Ali e Mike Tyson serão os bônus de pré-venda do jogo, levando um elenco de lutadores que já promete ser bem impressionante a um nível lendário. As novidades são bem empolgantes se você é um fã de jogos de luta e do esporte do MMA/UFC e o jogo tem tudo para seguir agradando como em sua última edição.
Se todas essas melhorias gráficas e ajustes de modos serão suficientes, só realmente poderemos saber quando estivermos com o jogo em mãos, ainda mais que, em termos de gameplay, são mais pequenas mudanças visto que já funcionava muito bem em sua versão anterior.
Devo dizer que saí do evento bastante empolgado e ansioso para retornar a série quando o jogo sair, ainda mais que o esporte segue bastante saudável e com vários lutadores importantes carregando o nome UFC para frente e eu me diverti bastante com o UFC 4. Mas o fato é que só teremos certeza se todo esse potencial será realizado e se a série seguirá em sua trajetória ascendente quando EA Sports UFC 5 for lançado no dia 27 de outubro de 2023 para PlayStation 5 e Xbox Series.