EA Sports FC 25 – Preview

EA Sports FC 25

Lançar uma nova marca para uma franquia há tanto tempo estabelecida não é fácil. Dar sequência a essa reinvenção também não é dos desafios mais simples, mas algo que, com o constante andar e avançar das franquias de esportes eletrônicos, se faz necessário. E é por isso que, quando fomos convidados para conhecer um pouco mais sobre o vindouro EA Sports FC 25, a curiosidade sobre o que o sucessor de um jogo que, em grande parte, eu vi como um sucesso (afinal, não se gasta mais de 200h em um jogo que não gostamos), era gigantesca. Então se prepare para a análise mais esmiuçada possível das novidades.

É o tipo de coisa que fazemos não só pela curiosidade, mas por amor ao esporte, ao jogo e “pelo nosso clube”, ou “For The Club” como é o lema do EA Sports FC 25 que, como mais um dos passos da ascensão meteórica da estrela inglesa, traz o atleta do Real Madrid Jude Bellingham, recém-saído de uma derrota na final da Eurocopa 2024, como estrela da capa, o jogador mais novo a receber esse reconhecimento na história da série de futebol da EA como um todo, independente do nome usado.

Para tal, o jogo traz uma série de novidades muito bem-vindas, inclusive as já esperadas adições aos modos de jogo tradicionais, mas com dois pontos altos se destacando: um modo de jogo completamente novo chamado Rush e uma revisão completa da forma como táticas e posicionamento funcionam no título, provendo uma experiência melhor para o jogador.

EA Sports FC 25

Primeiro, é necessário falar sobre o novo modo de jogo. Rush é uma experiência 5v5 que será integrada aos modos já existentes (Clubes e Ultimate Team) no FC 25, mas com um foco principal: seus amigos. Ele não será totalmente independente como uma forma de energizar os modos existentes, tirando proveito dos sistemas de progressão conhecidos.

Embora ele tenha uma estrutura parecida, ele não substitui o Volta, modo que havia sido incorporado há alguns anos e foi totalmente removido para o título de 2024. Ele foi totalmente construído como uma nova experiência social, baseada nas dinâmicas conhecidas do 11v11, mas com 4 jogadores de linha de cada lado controlado por humanos (e um goleiro controlado por IA), dando maior tempo de posse de bola para cada jogador, reforçando a importância e impacto a cada decisão e a comunicação entre todos, graças a uma maior fluidez na movimentação e posicionamento (não há posições fixas), em um campo um pouco menor do que o tradicional e em um estádio completamente novo.

Ainda assim, ele traz algumas mecânicas únicas, como a introdução de uma nova mecânica de saída de bola (com os times correndo em direção ao meio do campo para brigar por ela), cartões azuis (com o jogador ficando fora pro um minuto), impedimentos só no terço de ataque, pênaltis são substituídos por 1v1 livres… No geral, o modo parece bastante inspirado por partidas 3v3 de hóquei no gelo, incluindo a forma como faltas funcionam e traz uma dinâmica bem única e interessante para a experiência, mais voltada para a diversão e relaxamento do que a tensão de competições online em modos como FUT e Clubes.

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A outra grande novidade é o FC IQ, novo sistema por trás da experiência de jogo. A intenção por trás dele é modernizar a experiência tática e o posicionamento dos jogadores, na sempre constante busca pela representação mais autêntica possível para o gameplay. Com isso, agora será possível ter maior controle sobre o que cada jogador do seu time faz em campo, dando maior liberdade para que diferentes esquemas táticos sejam viáveis, especialmente online, ao invés dos jogadores se sentirem forçados a usarem um tipo de tática só.

É uma evolução que já vinha caminhando para acontecer quando o jogo passou a ser construído usando muito Machine Learning e captura volumétrica de partidas com a introdução do HyperMotion, especialmente o HyperMotion V do ano passado que já tinha feito a experiência de gameplay ser melhor em campo, ainda que o PlayStyles tenha rendido algumas questões fáceis de se explorar, então era de se esperar que em algum momento a estrutura tática também fosse revista. Segundo a EA, é a maior mudança em uma década a esse lado do jogo.

Com FC IQ, o jogo trará uma série de novos “Player Roles”, que são representações mais autênticas do papel que o jogador de fato executa em campo, indo muito mais além do que só a sua posição e determinando o seu comportamento sem a bola. As táticas, com isso, serão mais próximas do visto na vida real, com até as Smart Tactics, as mudanças feitas in-game, se adequando aos Player Roles, que inclusive farão parte das campanhas in-game dos modos online.

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Para ter maior conhecimento sobre como ele funcionará na prática, nós tivemos a oportunidade de jogar uma versão beta do EA Sports FC 25 ao longo dos últimos dias. E, bem, embora tenha sido uma versão ainda preliminar do que teremos na versão final, já deu pra perceber que, de fato, o FC IQ veio para mudar a forma como os jogadores mais apaixonados pelas nuances táticas do jogo terão controle e impacto sobre o jogo.

A experiência principal de controle dos jogadores ainda é essencialmente o que se espera, mas é possível sentir o jogo funcionando melhor, sem tanta frustração com atacantes que não vão pra área como deveriam ou volantes que não voltam pra marcar. Embora ainda seja necessário, naturalmente, conhecer cada jogador em si para tirar melhor proveito dos Player Roles, é muito mais variada a influência que se pode ter agora, já que eles funcionam em conjunto com PlayStyles de uma forma bem legal.

De várias formas, ele lembra o sistema de posicionamento adotado na série Football Manager, te dando assim maior probabilidade de recriar em campo exatamente o tipo de movimentação fluída que pode ser a chave para vencer uma partida de alto nível. Isso também te permite trazer mais da personalidade do jogador, afinal, não é porque você tem 05 centroavantes que todos jogam da mesma forma, sem falar na grande variedade de estilos de volantes ou pontas. A ideia é que, no lançamento, cada posição conte com algo entre 03 e 05 Roles, cada qual com suas vantagens e desvantagens, até mesmo as com o mesmo “nome” funcionando de formas diferentes quando adaptadas para diferentes posições.

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Cabe aqui dizer que a EA usou inteligência artificial para analisar as estatísticas de cada jogador e como elas se encaixam no que é necessário para cada Player Role, algo que foi integrado à base de dados do Opta Stats das últimas temporadas, ajudando assim a determinar a frequência com que os jogadores atuaram em cada papel e determinar o nível de familiaridade deles com cada um.

Com isso, cada jogador tem um Role+, que é sua “função principal” e alguns terão um Role++, que significa que eles são um dos melhores do mundo naquela função específica. Esses Play Roles ainda possuem uma certa variação causada pelos seus “Focus”, com alguns deles possuindo dois focos que dão maior variedade ao funcionamento de cada papel. Há ainda a previsão da adição de novos focos após o lançamento do jogo.

É claro, tudo isso segue sendo enriquecido graças ao HyperMotion V, tornando toda a experiência o mais rica possível com o crescente número de frames de animação e informações usadas para montar o jogo. Algumas novidades nesse aspecto são a inclusão de faltas táticas, mais variação sobre a precisão de passes sobre pressão, a inclusão de Estilos de Jogo/PlayStyles para goleiros, novos dribles e melhoria nas colisões, além de maior impacto sobre questões de tempo, como vento e chuva, com o campo molhado podendo fazer com que os jogadores escorreguem (sem impactar o gameplay) e uma mudança dinâmica de horário.

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Um ponto que chamou a atenção é que, como agora há ainda mais informações disponíveis, o menu foi bem modificado, tornando tudo mais claro e simples de se visualizar e ir customizando da forma como quiser. Com isso, algumas mudanças muito necessárias também vieram, como o aumento do banco de reservas para 09 jogadores no PS5/Xbox Series/PC e informações mais detalhadas dos Player Roles e PlayStyles.

Ainda há um volume imenso de coisas que se pode customizar para tornar a tática do seu time exatamente como você quer e, após completá-las, salvar as suas táticas (até 05, podendo se mudar entre elas usando o Smart Tactics) e até mesmo compartilhá-las online através de um sistema de códigos universal entre todas as versões do jogo. O Smart Tactics permite ainda mudar o foco das suas táticas, fazer substituições mais detalhadas ao invés de só as pré-definidas/recomendadas, acessar mudanças táticas sugeridas, enfim, uma série de coisas a qualquer momento de bola parada que quiser.

Mudando de assunto, o jogo trará pela primeira vez duas opções gráficas, com uma delas trazendo elementos de iluminação melhorada, incluindo raytracing e 4K com upscaling. Dito isso, durante o gameplay, independente do modo gráfico, sempre será em 60 frames por segundo, sendo mudanças mais vistas durante outros momentos do jogo. Alguns modelos de personagem também estão sendo criados usando IA, fazendo com que jogadores que teriam modelos genéricos agora tenham representações mais próximas da realidade.

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Sobre os modos de jogo, o Modo Carreira passará por uma de suas maiores atualizações até hoje. A principal novidade são os Live Start Points. Através dessa novidade, o Modo Carreira finalmente receberá atualizações ao longo do ano, sendo possível começar a sua jornada a qualquer momento durante a temporada de 11 ligas principais, com a temporada até ali refletindo os acontecimentos no mundo real. Há ainda a possibilidade de Snapshots, pontos críticos da temporada em que algum acontecimento real marcante acontece e o jogador pode assumir a partir dali (o exemplo dado foi o anúncio da aposentadoria de Jurgen Klopp do Liverpool).

Os Player Roles também terão um impacto aqui, com a possibilidade de melhorar a adaptação dos seus jogadores aos papéis através da contratação de técnicos ou buscar jogadores específicos usando a possibilidade de mandar olheiros para mais países (agora serão 160) e escolher até quatro posições e três Roles específicos para serem investigadas. Melhorias também foram adicionadas ao sistema de categorias de base, sendo possível até mesmo jogar com eles através do Rush em torneios que acontecerão a cada 02 meses in-game.

Também será possível iniciar um Modo Carreira gerindo um time de futebol feminino. Segundo a EA, os desafios serão bem diferentes e foram construídos pensando as questões específicas do futebol feminino, incluindo estruturas salariais e uma dependência maior de jovens jogadoras. Será possível mudar de um time masculino para um feminino e vice-versa ao longo da temporada, então não será necessário jogar só com um ou com outro. Por fim, haverá um sistema de redes sociais que exibirá novidades dentro do jogo, incluindo jornalistas famosos como Fabrizio Romano anunciando as transferências que você fizer.

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O Modo Carreira trará também a possibilidade de rejogar a carreira de ícones do esporte, permitindo ao jogador não só recriar momentos icônicos, mas também tomar decisões diferentes e guiá-los por caminhos inesperados, tudo enquanto os traz para a realidade do futebol de hoje em dia. No lançamento, estarão disponíveis as carreiras de Andrea Pirlo, Ruud Van Nistelrooy, Kelly Smith e Thierry Henry, com Ronaldo, Zinedine Zidane e David Beckham como bônus de pré-venda.

No Ultimate Team, o Rush entra como uma forma de se divertir e avançar nos seus objetivos tanto de missões quanto nas suas Evolutions. Existirão desafios de construção de equipe que te darão Rush Points que são usados para completar objetivos semanais chamados de Weekly Rush que darão recompensas ao jogador e liberarão recompensas para o seu time.

Pequenas melhorias também serão feitas para reclamações antigas da comunidade, com um novo sistema de melhorias, aumentando a quantidade de jogadores que podem recebê-las, bem como a possibilidade de customizar as evoluções feitas dando maior interesse visual para essas cartas. Amistosos e Rivals serão separados, bem como ajustes sendo feitos para as divisões e sendo adotado agora um sistema de pontuações para as recompensas semanais.

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Os passes de temporada também foram unificados entre o Ultimate Team e o Clubes, com o jogador agora recebendo recompensas por jogar em ambos os modos, sem a necessidade de se dedicar a apenas um deles para conseguir todas as recompensas de uma temporada. Falando em Clubes, os menus foram simplificados e agora o hub é um vestiário bem estilizado onde os jogadores vão surgindo à medida em que ficam online.

Clubs Rush tem uma pegada mais competitiva. Os jogadores podem entrar em lobbies com seus amigos ou sozinho e ganharão pontos baseados em sua performance e Victory Points para o seu clube, com recompensas sendo recebidas à medida em que vai subindo de ranking.

E, bem, é “basicamente” isso que temos de novidades prometidas para o EA Sports FC 25. Como já era de se esperar, não é uma revolução completa, mas o jogo segue a curva de evolução que vem sendo vista nos últimos anos e, pelo tempo que pudemos testar a demo, me deixou bastante empolgado com o potencial dos Player Roles e do FC IQ como um todo.

Preview elaborado com acesso concedido a uma prévia do jogo pela Electronic Arts.

Data de Lançamento de EA Sports FC 25

EA Sports FC 25 será lançado em 27 de setembro para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Switch e PC. Usuários que adquirirem a Edição Ultimate terão acesso a partir de 20 de setembro.