NotíciasPlayStation 4PlayStation 5

EA Sports College Basketball é cancelado; 2K Sports anuncia “nova experiência”

O retorno dos jogos de basquete universitário sofreram uma considerável reviravolta nas últimas 24 horas. Após o anúncio de um EA Sports College Basketball, rumores começaram nesta semana de que havia problemas por questões de exclusividade do uso das licenças das universidades que estariam envolvidas com o jogo.

Segundo o jornalista Matt Brown do Extra Points, esses problemas estariam vinculados ao fato de que a 2K também estaria negociando os direitos com essas universidades para usá-los em um possível DLC, novo modo e/ou conteúdo para o MyTEAM do NBA 2K, algo que havia sido noticiado pelo Sports Business Journal.

A College Licensing Company, empresa responsável por gerir o licenciamento das marcas de universidades americanas, teria recomendado que assinassem o contrato com a EA, mas várias universidades do nível mais alto do esporte universitário (Division 1) teriam a comunicado que assinariam o contrato com a 2K.

O Extra Points teve acesso a um e-mail do Vice-Presidente de licenciamento comercial da EA, Sean O’Brien, para vários diretores de universidade dando a entender que a EA estaria desistindo dos seus planos. Nesse e-mail ele deseja “boa sorte” para as escolas e indica que estaria “desapontado” que eles estariam “escolhendo aceitar” a proposta da 2K. Fontes do Extra Points e do SBJ indicavam que a EA abandonaria o jogo caso não conseguisse exclusividade no uso das licenças.

E isso se confirmou. De acordo com o próprio Extra Points e depois confirmado pelo The Athletic/New York Times, a EA rescindiu oficialmente a sua proposta para as universidades para a criação de um jogo de basquete universitário, citando a decisão das universidades de assinarem com a 2K.

Esse memorando, assinado pelo O’Brien, diz que “dado que algumas universidades escolheram aceitar a proposta da 2K Sports para inclusão no NBA 2K, a oferta para ser incluído em um jogo de basquete universitário independente será infelizmente rescindida”. A EA havia prometido que o jogo contaria com todos os 730 times masculinos e femininos da Division 1 e modos de jogo presentes no EA Sports College Football como Team Builder, Road to Glory e Ultimate Team.

Logo na sequência da notícia do The Athletic, a 2K Sports anunciou oficialmente que está trabalhando em uma “experiência de basquete universitário” que irá contar com mais de 100 programas universitários de todos os Estados Unidos. Segundo a 2K, eles possuem algumas novidades previstas já para o começo de 2026 e “grandes planos para 2027”.

A 2K terminou sua declaração dizendo que “nós provamos a qualidade da nossa experiência de basquete por anos e temos toda a intenção de trazer esse mesmo nível para o basquete universitário”.

Considerando que a palavra usada é “experiência”, é possível que seja um DLC para NBA 2K26 de alguma forma.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo