EA Sports College Football

A EA anunciou no começo deste ano o retorno dos seus celebrados jogos de futebol americano universitário. A decisão de retomar o lançamento dos jogos, agora sob o nome de EA Sports College Football, se deu após mudanças no cenário que levaram ao fim do NCAA Football após o lançamento de NCAA Football 14 em 2013.

Na época, um dos principais problemas foi um processo milionário movido contra a EA pelo uso não-autorizado da imagem e semelhança de jogadores reais sob nomes genéricos, já que os jogadores não poderiam ser pagos pelos seus direitos de imagem como ocorre em outros esportes, sob pena de terem sua elegibilidade suspensa. O processo, liderado pelo ex-atleta de UCLA Ed O’Bannon, resultou em um acordo de 60 milhões de dólares pagos pela EA.

Agora, com a decisão da Suprema Corte americana que impediu que a NCAA limite os benefícios acadêmicos de atletas universitários, a promulgação de várias leis em estados americanos que entraram em efeito hoje, 01 de julho, que autorizam que atletas universitários lucrem com seu nome, imagem e semelhança e a decisão da própria NCAA de não mais punir atletas por receberem benefícios financeiros, o cenário parece cada vez mais favorável para a EA.

Com a queda dessas restrições, um representante da EA disse ao site Axios que “nós estamos observando as atualizações recentes relacionadas ao nome, imagem e semelhança de atletas-estudantes bem de perto. Ainda estamos nos estágios iniciais e nós planejamos explorar a possibilidade de incluir jogadores em EA Sports College Football”.

Além disso, o site Sportico reportou que duas empresas distintas especializadas em negociações de direitos coletivos, a OneTeam e a Opendorse estão trabalhando para criar ferramentas que permitirão que jogadores universitários possam fazer parte de licenciamentos em grupo, com foco no licenciamento de imagem para jogos de videogame. A OneTeam tem experiência em negociações coletivas desse tipo, inclusive com a própria EA.

EA Sports College Football ainda não tem uma data para o lançamento do primeiro título, mas documentos obtidos pelo jornalista Matt Brown revelam que jogos estão previstos para serem lançados entre 2023 e 2027.

Winz.io