O CEO da Electronic Arts, Andrew Wilson, disse que a publicidade no jogoin-game pode se tornar um “motor significativo de crescimento” para os resultados financeiros da empresa. Falando durante o último briefing de lucros da empresa (via GameSpot), Wilson disse que “ainda é cedo nesse sentido”, e se isso for algo que a EA decidir avançar, a empresa estará “pensativa” sobre isso.
Wilson disse durante a teleconferência que, para quaisquer futuras campanhas publicitárias no jogo, a EA tentaria ser “muito atenciosa” sobre como elas poderiam ser implementadas.
“Ao pensarmos nos muitos, muitos bilhões de horas gastas, tanto jogando, criando, assistindo e conectando-se e onde grande parte desse envolvimento acontece nos limites de uma experiência de jogo tradicional, nossa expectativa é que a publicidade tenha uma oportunidade de ser um motor significativo de crescimento para nós”, disse ele. “Seremos muito cuidadosos à medida que avançamos nisso, mas temos equipes internas na empresa neste momento analisando como podemos fazer implementações muito cuidadosas dentro de nossas experiências de jogo”.
Wilson estava discutindo especificamente anúncios em jogos no contexto de “jogos AAA mais tradicionais” e não necessariamente para celulares, onde anúncios de todos os tipos são mais comuns.
Além disso, Wilson está muito otimista de que a inteligência artificial generativa poderá ajudar a empresa a alcançar o “Santo Graal” do desenvolvimento de jogos. Falando durante o mesmo briefing de lucros da empresa, Wilson disse que a história de 40 anos da EA será um acelerador para os planos da empresa para IA generativa, porque pode transformar esses aprendizados em um modelo para ajudar a tornar os jogos mais rápidos e mais inovadores e divertidos. Ou pelo menos é o que o executivo espera.
Wilson disse que os desenvolvedores da EA estão pedindo avanços na IA para ajudá-los em seus processos diários, embora ele não tenha compartilhado nenhuma pessoa ou equipe específica dentro da EA que esteja ativamente entusiasmada com a IA generativa. “Eu diria que havia uma vontade real entre nossos desenvolvedores de chegar a isso o mais rápido possível porque, novamente, o Santo Graal para nós é construir jogos maiores, mais inovadores, mais criativos e mais divertidos, mais rapidamente, para que possamos pode entreter mais pessoas ao redor do mundo em uma base global e em um ritmo mais rápido”, disse Wilson.
Wilson continuou dizendo que a “evolução da IA” ainda está nos estágios “muito iniciais”, mas as ferramentas generativas de IA já estão ajudando as equipes da EA a acelerar o progresso. Ele citou um exemplo de como os desenvolvedores da série de futebol da EA podem agora criar estádios em seis semanas, em vez de seis meses, e ele acredita que esse cronograma poderia acelerar ainda mais. Para o FC 24, Wilson disse que o jogo apresenta mais de 1.200 animações de corrida para seus atletas virtuais, em comparação com 36 no antecessor imediato do jogo, FIFA 23.
“Então, novamente, começando a agregar à individualidade e singularidade de cada jogador e proporcionando aos nossos jogadores mais imersão no jogo, uma experiência mais envolvente que é mais fiel ao que eles assistem na televisão nas tardes de domingo”, disse Wilson. “E enquanto pensamos sobre o primeiro pilar da IA generativa para nós, estamos realmente olhando como isso pode nos tornar mais eficientes, como pode dar mais poder aos nossos desenvolvedores, como pode devolver-lhes mais tempo e permitir-lhes para chegar à diversão mais rapidamente”.
No geral, Wilson disse que a IA generativa pode ser uma “oportunidade significativa” para a empresa no futuro. Ele também reiterou que a EA conduziu uma análise e descobriu que mais de 50% dos seus processos de desenvolvimento de jogos poderiam ser impactados positivamente pela IA generativa.
O executivo prosseguiu dizendo que a IA generativa poderia não apenas ajudar a EA a tornar os jogos mais rápidos, mas também torná-los maiores. “Como podemos construir mundos maiores com mais personagens e enredos mais interessantes? E se a eficiência realmente começar a ocorrer nos próximos 1 a 3 anos, nossa expectativa é que, num horizonte de tempo de 3 a 5 anos, nós seremos capazes de, como parte de nossas enormes comunidades online e narrativas de grande sucesso, construir mundos maiores e mais envolventes que envolvam mais jogadores de forma única em todo o mundo”, disse ele.
Olhando mais adiante, potencialmente nos próximos cinco anos, Wilson disse que a EA pode tentar entregar suas ferramentas generativas de IA, ou uma versão delas, aos jogadores para que eles possam aproveitá-las para criar seu próprio conteúdo. “Não para substituir o que fazemos, mas para aumentar, aprimorar, ampliar, expandir a natureza do que o entretenimento interativo pode ser, da mesma forma que o YouTube fez com o cinema e a televisão tradicionais”, disse ele.