A Electronic Arts confirmou ao site americano Variety que o popular simulador de vida The Sims irá quebrar a tradição, com a publisher tendo dito que não há planos no momento para lançar um The Sims 5.
Ao invés disso, The Sims 4, que completou se tornou um título free-to-play e completou 10 anos de lançamento no começo deste mês o que o tornou o título mais longevo da franquia de 25 anos, irá continuar a receber atualizações e expansões pagas. Entre elas estão um modo multiplayer e uma parceria com alguns jogadores influentes do jogo para criação de conteúdo customizado que ficarão disponíveis para venda na loja da EA como “Kits de Criadores”.
A vice-presidente da EA e Gerente Geral da franquia The Sims Kate Gorman disse a Variety que a principal razão pela decisão foi uma preocupação com os jogadores que teriam que começar tudo do zero após mais de uma década de conteúdo existente no título atual. Por informações da EA, o título possui mais de 80 milhões de jogadores ao redor do mundo.
“A forma de pensar sobre isso é que, historicamente, a franquia começou com The Sims 1 e então The Sims 2, 3 e 4 e foram substituindo produtos anteriores”, Gorman disse. “O que estamos trabalhando com nossa comunidade é essa nova era de The Sims. Nós não vamos trabalhar em substituir projetos anteriores; nós só vamos adicionar ao nosso universo. Com isso, você verá mais formas de experimentar The Sims em diferentes plataformas, diferentes formas de jogar, transmedia e várias outras ofertas dentro desse universo. Então absolutamente, nós vamos continuar dando suporte a TS4 mais do que nunca. Continuaremos a entregar pacotes de expansão e atualizações e correções. Mas o que isso quer dizer é que a forma como iremos fazer as coisas daqui pra frente será um pouco diferente. E é bem empolgante e é a iteração mais expansiva de The Sims até aqui.”
Quando perguntada diretamente, Gorman disse que “não há um Sims 5 como substituto de Sims 4“. “O que isso significa é que iremos continuar a entregar uma experiência de simulação em HD e o que as pessoas gostariam de um 5 – mas isso não significa que iremos te forçar a começar do zero, resetar todo seu progresso e te dar a sensação de perder tudo o que você criou no 4.”