Grand Theft Auto dificilmente pode ser considerado uma série de jogos de computador absolutamente única. É claro que existem outras séries de jogos que são semelhantes ao GTA em muitos aspectos. Por exemplo, isso inclui Driver, no qual algumas partes têm muitas semelhanças com as obras-primas desenvolvidas pela Rockstar Games.

Falando sobre a série mencionada agora, vale a pena prestar atenção em Driver: Parallel Lines. Esse jogo de tiro em terceira pessoa realmente dá a impressão de ser uma alternativa ao GTA. Em particular, depois de iniciar o Driver: Parallel Lines, é possível ver imediatamente o mundo aberto do jogo, de tamanho bastante grande, com a possibilidade de dirigir carros e motocicletas, além de explorá-lo a pé. A propósito, os jogos online casinos também incluem caça-níqueis com um enredo semelhante.

O jogo também tem uma coleção completa de armas de diferentes classes e há policiais que reagem às ações do jogador. Essa força até chama, como na série Grand Theft Auto, como reforços, helicópteros que bombardeiam o protagonista do jogo caso ele resista à polícia e vans com forças especiais. Em Driver: Parallel Lines é possível, como nos jogos da série Grand Theft Auto, passar pelas missões da história e simplesmente viajar pela cidade de qualquer maneira disponível e o quanto você quiser, fazendo tudo o que o jogo apenas sugere.

Mas, ao mesmo tempo, Driver: Parallel Lines é exatamente um quase GTA, não uma alternativa completa. Apesar do fato de o jogo ter as semelhanças mencionadas com o GTA, esse jogo de tiro em terceira pessoa também tem suas próprias limitações e recursos que o empurram um pouco para o outro lado. Para ser mais preciso, o foco principal é dirigir carros, e o restante dos recursos é visivelmente inferior ao que podemos ver nos jogos da série GTA.

A limitação mais importante do Driver: Parallel Lines em comparação com o GTA é provavelmente a falta de transporte aéreo disponível para o jogador controlar. Aqui, o protagonista só pode se movimentar pela cidade no chão, a pé ou de veículo. Ele não pode voar de forma alguma. Tampouco pode nadar, seja apenas na água ou em qualquer transporte aquático. E o personagem principal desse jogo só pode se locomover a pé com uma velocidade – há apenas uma tecla que lhe dá o comando para avançar, e ele corre em uma velocidade média. Vale lembrar, para fins de comparação, que no GTA os protagonistas podem andar e correr, ou seja, há duas velocidades de deslocamento a pé disponíveis.

O protagonista de Driver: Parallel Lines é limitado de muitas outras maneiras. Portanto, ele não pode pular, escalar cercas e outros obstáculos, subir em telhados, bater em carros e vários objetos, não usa cobertura ao atirar como fazem os personagens do GTA 4 e do GTA 5. Por falar em ataques corpo a corpo, o personagem principal de Driver: Parallel Lines ainda pode usá-los um pouco, mas eles estão limitados a apenas um tipo de ataque rápido.

Em geral, a física dos personagens em Driver: Parallel Lines é mais primitiva do que nas duas últimas partes de Grand Theft Auto. Embora seja interessante que os pedestres aqui reajam de alguma forma ao personagem principal, se ele estiver em seu caminho. E se você olhar para ele com atenção, verá que ele não é tão simples – até mesmo seu cabelo tem sua própria física. E o personagem, controlado pelo jogador, pelo menos pode se agachar e se mover mais dessa forma, se, por exemplo, você precisar se esconder de tiros. Além disso, o personagem principal de Driver: Parallel Lines não é silencioso, ele comenta alguns eventos – por exemplo, se for atropelado por um carro ou se cair na água. Nesse último caso, ele não nada, mas pode cair na água e, depois disso, se teletransporta para a margem e comenta sobre esse evento, expressando descontentamento e até mesmo tentando tirar os ouvidos da água.

Em princípio, esse jogo também merece atenção, embora seus recursos sejam visivelmente reduzidos, especialmente em comparação com as duas partes mais recentes de Grand Theft Auto. Ele pode ser considerado pelo menos uma alternativa aos jogos da Rockstar Games. Driver: Parallel Lines provavelmente poderia ser mais desenvolvido e se tornar um jogo muito mais interessante, o que também atrairia a atenção e os entusiastas, desenvolvendo todos os tipos de modificações. Isso teria prolongado a vida ativa do jogo muitas vezes e não o teria deixado em algum lugar nas sombras. Mas, no final, temos um tipo de jogo semelhante ao GTA, com recursos reduzidos e com ênfase em dirigir carros.