O texto abaixo foi publicado no site oficial do jogo.


Em setembro de 2021, lançamos uma remessa de atualizações focada no Modo Criação de Dreams, introduzindo diversas alterações interessantes e aprimoramentos às nossas ferramentas de criação. Desde então, tivemos uma festa de Halloween, lançamos Perigos Antigos – Conto Quiróptero, tivemos o 3º IMPYS Anual e muito, muito mais! Agora é hora de conferir nosso Modo Criação de novo! Temos de tudo, desde novas opções para a calculadora, um NOVO TIPO DE FLOCO (é sério!) até novos trecos, uma nova ferramenta e muito mais! Só coisa boa.

Temos muita coisa para falar sobre esta atualização. Por isso, prepare-se para se informar e se empolgar. Ah, e não deixe de ler as dicas de ferramenta no jogo, porque se explicarmos tudo em detalhes aqui, vamos ter um textão, e ninguém gosta disso.

Também temos algumas transmissões disponíveis em que o pessoal da Molecule fala de tudo sobre esses novos brinquedinhos!

Como sempre, se encontrar problemas ou tiver dúvidas, fale com a gente pelas redes sociais ou pelos fóruns de Dreams(abre numa nova aba).

Trecos novos e aprimorados!

  • NOVO treco de hora e data [Sensores e Entrada] – Detectar a hora e a data atuais da vida real, é? Com certeza! Acople a novos ajustes no treco Sol e Céu para determinar a posição do sol nas suas criações! Saiba mais no guia do modo edição.
Vídeo apresentando o novo treco de hora e data.

  • APRIMORAMOS o treco Sol e Céu [Câmeras e Iluminação] – Uma nova página de ajustes que permite que você controle a posição do sol com o novo treco Hora e Data.
Vídeo apresentando o treco de sol e céu aprimorado.

  • NOVO treco: Calculadora Larga [Lógica e Processamento] – Precisa fazer cálculos com mais do que dois valores? Agora você pode! Essa belezinha dá conta de até 10 entradas! Saiba mais no guia do modo edição.
Vídeo da calculadora atualizada

  • MELHORAMOS o treco Calculadora [Lógica e Processamento] – Adicionamos um montão de novas operações para a calculadora, incluindo duas páginas totalmente novas com operações trigonométricas e vetoriais!

Ferramentas novas e aprimoradas!

  • NOVA ferramenta Fixar Emissões [Montagem/Ferramentas] – Objetos emitidos são temporários, certo? Não são mais! Essa nova ferramenta cria e fixa objetos emitidos na sua cena, tornando-os permanentes! Saiba mais no guia do modo edição.
Vídeo da nova ferramenta Fixar.

  • APRIMORAMOS a ferramenta Ajustar Detalhes [Montagem/Ferramentas] – Sabe a ferramenta Detalhe da Escultura? Bem, ela foi rebatizada. Por quê? Porque agora funciona em pinturas também, reduzindo o número de flocos para economizar no termômetro! Saiba mais no guia do modo edição.
  • Ferramenta Clonar APRIMORADA [Montagem/Ferramentas] – Duas melhorias!
    • Queria um clone dinâmico, mas se esqueceu de ligar a clonagem dinâmica? Sem problemas! Use + sobre um clone para torná-lo dinâmico!
    • Achou o visual da Clonagem Dinâmica extravagante demais? Use a nova opção de ligar/desligar no menu contextual!
  • APRIMORAMOS a sincronização do gravador de som nas Linhas Temporais [Animar/Microfone; Som/Gravador de Som] – Já se cansou de consertar a sincronia do áudio que você gravou para as suas criações? Isso é coisa do passado! Carimbe um microfone na sua Linha Temporal de áudio ou animação, grave seu áudio, e ele vai se sincronizar com a música/animação na Linha Temporal! Tem até uma contagem!
    • Observação: não temos como dar conta das diferentes condições nas casas de todas as pessoas, então estamos oferecendo uma nova configuração de Minhas Preferências para resolver problemas de latência de entrada. Nós não somos demais? Encontre em Áudio/Entrada de Áudio. Mexa neste deslizador para compensar a latência no seu microfone.

Ajustes novos e aprimorados!

Com destaque para um conjunto de novos ajustes de áudio para objetos sonoros…

  • NOVO ajuste Downsampler – [Página Distorção] Esse novo tipo de distorção proporciona um efeito lo-fi muito bacana, como um jogo de videogame antigo ou um filme de ficção científica. Que legal!
  • NOVO ajuste Legato [Página de Tom] – Gosta de legato? Antes, só era possível se você tocasse o instrumento, mas agora também dá para aplicar em sons existentes!
  • NOVO ajuste Transpor [Página de Tom] – Quer uma transposição de qualidade mais alta do que ajustes Grossos e Finos? Esse ajuste literalmente escolhe notas mais agudas/graves na biblioteca de samples, como se você tivesse movido manualmente as notas no Rolo de Piano!
  • NOVO ajuste de Tremulação de Oitava [Página de Aleatorização Granular] – Aleatoriza alterações de oitavas, dando texturas mais densas e enevoadas.

E um monte de outros ajustes maravilhosos…

NOVOS valores de Entrada/Saída exibidos nos ajustes [Ajustes de Entrada/Saída] – Você usava Displays Numéricos para saber exatamente o que estava entrando e saindo dos ajustes? Não precisa mais! Os ajustes de entrada/saída agora exibem os valores que entram em saem deles nos menus de ajustes!

Vídeo apresentando a nova exibição de valores de entrada/saída.

  • NOVO ajuste de ruído luma [Página Propriedades Externas em Esculturas] – Ligue/desligue a variação de cor embutida nos flocos de uma escultura para dar um visual mais suave e uniforme. Se for do seu gosto, é claro.
  • NOVO modo de Bloqueio da Câmera [Página de Rótulos de Colisão em Esculturas] – O bloqueio de câmera está atrapalhando você? Agora você pode escolher um modo para controlar como uma escultura bloqueia a câmera de 3ª pessoa – Dinâmico, Nunca e Sempre.
Vídeo do novo modo de bloqueio da câmera.

  • NOVO tamanho mínimo na cena [Página Configurações no Display de Texto/Diálogo e Texto/Numérico] – Defina um tamanho mínimo para o texto na Cena para que não fique pequeno demais para ler, dependendo da distância da câmera.
Vídeo apresentando o novo tamanho mínimo do texto na cena

Novas conversões fáceis!

  • NOVA conversão em Pintura [Menu Contextual] – Quer saber como uma bela escultura ficaria se fosse uma pintura? Selecione-a e aperte Converter em Pintura. Tcharam!
Vídeo do novo menu Converter em Pintura.

  • NOVA Conversão para Cinemática Direta/Inversa [Menu Contextual] – Fez uma animação de cinemática direta () e queria que fosse inversa ()? Talvez o contrário? Selecione-a e aperte Converter em Cinemática Inversa ou Converter em Cinemática Direta. Prontinho!
Vídeo do novo menu Converter em Cinemática Direta/Inversa.

Um novo floco!

NOVO floco quadrado opaco [Modo Pintura] – Pela primeira vez na história de Dreams (Dreamstória? Deixa para lá…) temos um NOVO FLOCO! Não é incrível? É um quadrado opaco e liso! Chega de águas turbulentas!

Imagem mostrando o novo tipo de floco, o quadrado opaco.
Imagem mostrando o novo tipo de floco, o quadrado opaco.

Uma nova oportunidade de acessibilidade!

NOVOS filtros de daltonismo [Menu Mostrar/Ocultar] – Muitas pessoas têm algum tipo de deficiência visual que as impede de enxergar cores, e os jogos podem ficar muito frustrantes para elas. Estes novos filtros de Mostrar/Ocultar dão uma prévia de como suas criações podem ficar para pessoas com diferentes formas de daltonismo. Dá até para ajustar a intensidade! Deixe suas criações mais inclusivas. Saiba mais no guia do modo edição.

Uma nova imagem de inicialização!

Nosso querido Matt Bergasse (vulgo mBergs) criou uma belíssima imagem nova de inicialização para todos nós admirarmos. Aparentemente, ele estava planejando algo relacionado às novas funções da calculadora, e esse foi o resultado final! Deixa a gente feliz só de ver.

Nova e deslumbrante imagem de inicialização feita por Matt Bergasse (mBergs).
Nova e deslumbrante imagem de inicialização feita por Matt Bergasse (mBergs).

Outras melhorias e correções de bugs

  • APRIMORAMOS Animação/Quadros-chave para mais controladores
    • Muito mais controladores agora serão gravados se você interagir com eles enquanto estiver usando um Gravador de Ação ou um Quadro-chave.
  • CORRIGIMOS o Foco Variável
    • Com base no feedback que recebemos, fizemos duas correções no ajuste de Foco em variáveis. O foco agora vai ser ignorado se uma Variável estiver definida como Persistir no Sonho, e o ajuste de Foco não vai ficar cinza em um Modificador de Variável definido como Obter.

Observação importante:

Você precisa baixar esta nova atualização para se reconectar aos servidores de Dreams! Se estiver com dificuldade de baixar a atualização ou de se reconectar depois que a baixar, entre em contato através de uma solicitação de suporte.