Especiais

Dragon Ball: Gekishin Squadra – Primeiras Impressões

Apesar da imensa popularidade do gênero, MOBAs nunca foram muito receptivos para novatos tentando entrar para competir nele. Com uma dominância quase surreal dos principais expoentes do gênero, desde que eles se popularizaram lá no começo dos anos 2010, dificilmente algo realmente conseguiu causar um impacto fora os três ou quatro nomes que devem vir à sua cabeça quando você ouve falar do gênero.

Mas não foi por falta de tentativa. De Warhammer (sempre ele) até DC Comics, passando por Senhor dos Anéis e Marvel, todo mundo tentou tirar uma casquinha sem muito sucesso. As poucas sobreviventes parecem ter sido justamente IPs originadas onde o gênero é mais forte, especialmente no mobile: no Oriente. E justamente nesse espaço que o novo título da Bandai Namco, desenvolvido pela Ganbarion Co., também responsável por One Piece World Seeker, vem para se encaixar.

Estamos falando de Dragon Ball Gekishin Squadra, MOBA gratuito baseado, como o nome já entrega, naquele que, se não é o anime mais amado de todos os tempos, está facilmente no Top 03 ou Top 05, Dragon Ball. O jogo traz um consideravelmente grande elenco baseado em todas as diferentes fases do anime, de Goku e Baby Gohan até Caulifla e Kale passando por Frieza, Majin Buu, Dabura e Hit. E nós tivemos o prazer de testar antecipadamente o título que chega gratuitamente ao PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, PC, Android e iOS.

Dragon Ball Gekishin Squadra

Em se tratando de um MOBA, naturalmente, não há o que se falar de uma história aqui. mas, suficiente dizer que, tal qual muita coisa em Dragon Ball Super, tudo aqui gira em torno dos Deuses da Destruição que convocam diferentes heróis para lutarem em seu favor em batalhas de equipes cujo objetivo é, literalmente, destruir o Deus do adversário e coletar a Esfera do Dragão protegida por ele. Coisa simples e básica só para te dar uma “razão” por trás das batalhas aqui, mas nada que vai afetar o seu gameplay.

O modo principal é o Standard Battle, no qual os jogadores participam de batalhas 4v4 cujo objetivo é destruir quatro chefes divididos em duas lanes diferentes com um Deus da Destruição e uma Esfera do Dragão em cada ponta. Os jogadores geralmente se dividem em duas duplas e a partir daí as batalhas se desenvolvem como você já deve imaginar, com diferentes inimigos (temáticos a depender do mapa) disponíveis para serem derrotados e, a medida em que você vai subindo de nível, novas habilidades vão ficando disponíveis no L1, R1, L2 e R2 (X funciona como ataque básico e Círculo como esquiva). A dinâmica principal fica por conta de derrotar seus adversários até atordoar o Deus da Destruição e, com isso, conseguir se aproximar dele sem sofrer dano e usar um Gekishin Burst que causa uma alta quantidade de dano contra eles.

Mesmo para o jogador nada familiarizado com o gênero, é algo bem intuitivo de se entender e pegar, mas nada fácil de dominar já que o jogo traz alguns elementos que fazem com que nenhuma partida seja igual a anterior. Parte disso é a mecânica do Divine Draw, na qual duas regras especiais são selecionadas aleatoriamente antes de cada partida. Mas, mais do que isso, é o quão bem o jogo explora o riquíssimo elenco de personagens que a franquia possui.

Dragon Ball Gekishin Squadra

São 21 personagens jogáveis divididos em três categorias diferentes: Dano, Tank e Técnico. Os nomes indicam bem o que cada função exige do jogador para executar no combate. Dano é o seu personagem mais equilibrado (Goku, Goku (Mini), Trunks, Kale, Uub, Piccolo, Andróide 18, Bojack, Gamma 1 & Gamma 2 e Dabura), focado realmente em causar dano ao inimigo e suas unidades.

Tank são personagens mais fortes fisicamente e que, embora causem menos dano, geralmente vão conseguir sobreviver mais do que seus adversários (pense em Vegeta, Baby, Caulifla, Cell, Cooler e Zamasu). Por fim, Técnicos são os seus canhões de vidro, personagens capazes de causar muito dano e dominar uma partida nas mãos do jogador certo, mas muito mais frágeis (Gohan, Frieza, Kuririn, Buu, Hit e Andróide 17).

É um elenco bem vasto e cada qual funcionando mecanicamente bem diferente um do outro. Jogar mesmo com personagens similares com a mesma classe, a exemplo do Goku e Trunks, tem um funcionamento bem diferente e cada tipo de jogador encontrará alguém que se divertirá mais jogando. Os personagens possuem um sistema de progressão, desbloqueando melhorias à medida em que você vai completando diferentes objetivos.

Dragon Ball Gekishin Squadra

O tempo que passamos com o jogo, apesar de ter sido possível ver o que ele tinha a oferecer de forma bem superficial em termos de itens desbloqueáveis, com vários itens cosméticos disponíveis para serem acessados através de lootboxes (aqui na forma de cápsulas). Personagens também precisarão ser desbloqueados, algo que se consegue justamente ao subir de nível com outros personagens. Felizmente será possível testar os personagens antes de desbloqueá-los e não é algo feito aleatoriamente, mas o quanto será necessário jogar nessa progressão não é algo que pudemos realmente testar.

Por fim, cabe dizer que o jogo tem outros dois modos disponíveis. Land Grab é basicamente uma variação do King of the Hill visto em outros jogos, com três áreas diferentes no mapa para serem capturadas que, ao serem dominadas, vão gerando pontos, vencendo o time que chegar aos 500 pontos primeiro. Já o Finders Keepers é um Ataque contra Defesa na qual o objetivo do atacante é encontrar baús espalhados pelo mapa, com a outra equipe precisando defendê-los e podendo colocar diferentes armadilhas para tal. São modos divertidos, mas que, sinceramente, são mais pequenos desvios do modo principal do que algo que realmente te prenderá por muito tempo.

No geral, Dragon Ball Gekishin Squadra é uma experiência bem divertida e, considerando que se trata de um jogo free-to-play, algo que deve estar no seu radar se você procura um multiplayer de anime que fuja dos tradicionais jogos de luta. Visualmente o jogo é bem agradável, com várias animações para os golpes e finalizações, capturando até bem o espírito do anime. O tempo de duração vai depender, obviamente, de como o suporte para ele funcionará, mas há uma base bem sólida aqui sobre a qual construir.

Dragon Ball: Gekishin Squadra está disponível para PS4, PS5, Switch, PC via Steam, iOS e Android.

Botão Voltar ao topo