Ao longo dos últimos anos, muito se falou sobre o sucesso comercial ou não dos jogos da BioWare. Com as trepidações que a desenvolvedora vem passando com os lançamentos de Mass Effect: Andromeda e Anthem, uma narrativa foi se criando entre fãs da indústria de que Dragon Age: Inquisition também não teria tido a performance de vendas esperada pela EA. No entanto, de acordo com um post de um dos mais respeitados ex-membros da BioWare, esse não parece ser o caso.
Mark Darrah, ex-Produtor Executivo da BioWare que era o responsável direto pela franquia Dragon Age, trabalhou no estúdio desde os anos 90 e vem trabalhando como consultor em Dragon Age: The Veilguard, fez uma série de posts no X (antigo Twitter) falando sobre a franquia em 2018, na época em que ele deixou o estúdio originalmente. Um desses posts foi citado pelo usuário @Shinobi602 como argumento em uma discussão em que um usuário dizia que a franquia vinha fracassando mais e mais a cada novo jogo. Nesse post, Darrah mencionou brevemente que Dragon Age: Inquisition havia sido o mais premiado e mais vendido jogo da BioWare até aquele ponto.
Vendo esse post ser recuperado, Darrah respondeu ao @Shinobi602 falando que “não sabia de onde ‘DAI foi um fracasso comercial’ tinha vindo… Já que até esse momento ele superou os 12 milhões [de unidades vendidas]. Superou MASSIVAMENTE as projeções internas de venda da EA… Ah claro e foi GotY em 2014.”
Embora isso traga questões do porquê, dado o sucesso do jogo, os fãs tiveram que esperar 10 anos para uma sequência, com a EA focando os recursos da BioWare em Mass Effect e uma IP nova de ficção científica, mas é um indicativo importante do sucesso de Dragon Age: Inquisition e das expectativas as quais Dragon Age: The Veilguard precisará corresponder quando for lançado para PlayStation 5, Xbox Series e PC em 31 de outubro de 2024.