DOOM e DOOM 2 recebem atualização com mira com giroscópio e muito mais; patch notes

Doom 2

O texto abaixo foi publicado no site oficial do jogo.


Uma nova atualização está disponível para DOOM e DOOM II em todas as plataformas, trazendo melhorias de qualidade de vida, otimização de desempenho e mais!

New Additions Header

  • PC: Suporte ao Steam Todos que já possuem Ultimate DOOM ou DOOM II: Hell on Earth no Steam automaticamente receberão os novos relançamentos nas suas bibliotecas. As versões originais para DOS ainda estão disponíveis como uma opção de inicialização separada no Steam, e os arquivos IWAD originais para DOS estão em seus locais originais no disco rígido. Observação: caso vocês tenham modificado os arquivos na pasta de instalação do Steam diretamente, alguns arquivos poderão ser sobrescritos. A modificação direta de arquivos na pasta do Steam deve ser evitada, pois pode causar erros. A todos que comprarem cópias de DOOM ou DOOM II: Hell on Earth para Steam no futuro: a versão padrão será a dos relançamentos, mas será possível acessar as versões originais para DOS como uma opção de inicialização separada no Steam.
  • Suporte a renderização em widescreen Pela primeira vez em um port oficial, o renderizador original de DOOM foi modificado para renderizar no formato 16:9 nativo, sem a adição de barras pretas à imagem. O campo de visão foi aumentado para exibir mais conteúdo nas laterais em vez de cortar as partes superior e inferior da imagem. Adicionamos novas versões 16:9 das telas inicial, de intermissão e de encerramento. Grande parte do nosso conteúdo adicional também recebeu suporte a widescreen, então baixem a versão mais recente na lista de conteúdo adicional para conferir!
  • Suporte a DeHackEd A engine agora é capaz de carregar patches de DeHackEd, uma popular ferramenta para o lançamento original que modificava o jogo para permitir comportamentos mais avançados. Em conteúdo adicional, agora é possível ter novas armas, mudar o comportamento dos inimigos e mais!
  • Mata-mata 3.0 em multijogador com tela dividida O mata-mata em tela dividida foi modificado para o que é conhecido entre a comunidade como “Deathmatch 3.0”, ou “Mata-mata 3.0”. As armas permanecem no mundo após serem coletadas (em vista da extrema letalidade das armas de DOOM e da fraqueza da pistola inicial) e todos os itens e tipos de munição ressurgem com um tempo de espera de 30 segundos. Os poderes de invulnerabilidade e invisibilidade não ressurgem após serem coletados pela primeira vez.
  • Mira opcional Uma mira (que pode ser desativada nas opções de jogabilidade) mudará de cor conforme o inimigo alvejado. Com isso, será preciso adivinhar menos se um foguete será direcionado contra o inimigo acima de vocês ou se ele vai explodir diretamente na sua cara, causando a sua morte prematura. Ativar a mira também pode ajudar a reduzir a sensação de tontura, por proporcionar um ponto focal fixo.
  • PC/Switch/PS4: Mira com giroscópio A opção de mira com giroscópio (“Gyro Aim”), permite que o jogador vire ou gire o controle para olhar para a esquerda ou direita. Isso permite correções de movimento mais precisas e sutis ao mover a mira, facilitando o rastreamento de inimigos em movimento, sem deixar de utilizar o direcional analógico direito para movimentos de giro mais bruscos ou longos. A mira com giroscópio pode ser ajustada para utilizar os movimentos do controle ao longo do eixo lateral ou do eixo vertical, ou pode ser desativada por completo, e há ainda uma barra separada para ajustar a sensibilidade. Observação: na versão para PC, só há suporte à mira com giroscópio se o controle utilizado for o DualShock 4.
  • iOS: Novos controles de toque Implementamos um sistema de controles de toque mais preciso. O sistema anterior, que envolvia gestos e toques duplos, foi substituído por um que utiliza botões na tela. Olhar ao redor enquanto se segura o botão de disparo permite rastrear inimigos e disparar contra eles durante confrontos prolongados, e desativamos a variação que os giros sofriam conforme a velocidade do movimento realizado, oferecendo agora mais precisão e giros mais previsíveis. Adicionamos um botão de disparo aos dois lados da tela para permitir que o jogador reaja melhor ao ser inesperadamente atacado por trás.
  • iOS: Suporte a controles Caso não gostem de jogar com controles de toque, agora há suporte total a controles MFi. Controles de PS4 e Xbox One compatíveis com o iOS 13 agora também funcionam para realizar comandos e têm as mesmas atribuições de botões que todas as outras plataformas.
  • Android/iOS/PC: Limites de FPS No iOS, adicionamos as opções de 30, 60 e 120 FPS para limitar a taxa de quadros por segundo em telas com taxa de atualização de 120 Hz. No Android, as opções disponíveis são 30, 60, 90 e 120 FPS. Por fim, no PC é possível escolher entre 30, 60, 120, 144, 165 e 240 FPS, ou FPS ilimitado.
  • Cronômetro de precisão em milissegundos Adicionamos um cronômetro de precisão em milissegundos ao minimapa e ao fim da intermissão das fases para ajudar os interessados em fazer speedruns.
  • PC: Ativação de trapaças pelo teclado As trapaças iddqd, idkfa, idclip e todas as suas amigas agora podem ser digitadas no teclado (além de selecionadas no menu de trapaças) assim como no lançamento original de 1993.
  • Notificação de área secreta Uma notificação com mensagem agora é exibida quando o jogador entra em uma área secreta pela primeira vez.
  • Novo nível de habilidade Ultraviolento+ O nível de habilidade Ultraviolento+ (Ultra-Violence+) é uma modificação do já existente Ultraviolento (Ultra-Violence). Armas exclusivas dos modos cooperativo e Mata-mata (Deathmatch) vão surgir, e os inimigos são velozes como no modo Pesadelo (Nightmare). Em DOOM II, isso significa que o jogador já começa com a BFG e o Lança-foguetes (Rocket Launcher), mas em Final DOOM: Plutonia também haverá um Cérebro Aracnídeo (Spider Mastermind) à sua espera assim que a primeira fase começar. É uma faca de dois gumes.
  • Episódios 1 e 2 de BTSX já disponíveis nos dois jogos Anteriormente disponíveis para DOOM II, as duas partes deste incrível conteúdo adicional da comunidade agora estão disponíveis para donos de qualquer um dos dois títulos.

Fixes Header

  • O comportamento dos inimigos no modo Pesadelo (Nightmare) foi totalmente restaurado à sua versão do lançamento original de 1993, que fazia os inimigos se moverem duas vezes mais rápido.
  • Em honra ao retorno dos inimigos com velocidade dobrada, o aviso exibido ao selecionar a dificuldade Pesadelo (Nightmare) também está de volta.
  • Resolvemos um problema que fazia a iluminação em tela dividida não ser tão precisa quanto no modo para um jogador.
  • Aprimoramos o comportamento da opção de iluminação adicional para aumentar os níveis de luz de maneira mais precisa em paredes e pisos.
  • PC/Switch: desativamos a renderização prévia de quadros adicionais para reduzir a latência de entrada.
  • Reduzimos o atraso da reprodução de algumas músicas MIDI em fases de conteúdo adicional.
  • Resolvemos um problema do lançamento original de 1993 que fazia o disparo da Superescopeta (Super Shotgun) permanecer na imagem por um quadro a mais.
  • Resolvemos um problema do lançamento original de 1993 que fazia os inimigos Former Human não brilharem ao disparar.
  • Resolvemos um problema do lançamento original de 1993 que fazia algumas texturas não serem aplicadas na vertical, comumente conhecido como “Tutti-frutti Effect”, ou “Efeito Tutti-frutti”.

Changes Header

  • Restauramos o “vídeo de atração” (attract loop) do lançamento original de 1993. A tela de créditos e a tela inicial originais agora são visíveis entre as reproduções da gravação.
  • Restauramos a mensagem cortada do lançamento original de 1993 que aparecia ao coletar um Kit Médico (Medkit) tendo menos de 25 de saúde.
  • Restauramos a “careta de dor” do lançamento original de 1993 para quando um único ataque sofrido causa muito dano.
  • A tela de intermissão agora é exibida após as fases de chefe, em vez de ser imediatamente cortada para a tela de encerramento, permitindo a visualização do tempo e das estatísticas de conclusão da fase. Informações de tempo padrão foram adicionada às fases E1M8, E2M8 e E3M8.
  • Desativamos o tom de efeito sonoro aleatório para os sons da Motosserra (Chainsaw) para proporcionar ciclos de jogabilidade melhores. Reduzimos a variação de tom aleatória para outros sons.
  • Sons de coleta e vozes de jogador não interrompem mais os sons de disparo das armas.
  • PS4/XB1/PC: adicionamos a opção de sincronização vertical (VSync) às configurações de vídeo para minimizar a latência de entrada, o que pode, contudo, causar screen tearing.
  • As telas de intermissão e carregamento de fase de conteúdo adicional agora utilizam suas imagens personalizadas padrão.
  • A lista de conteúdo adicional baixado agora exibe os mais recentes no topo.