O presidente Donald Trump realizou uma conferência nesta manhã para discutir os tiroteios que ocorreram durante o fim de semana nos EUA. Em seu discurso, Trump colocou a culpa nos videogames.
Em um período de 24 horas, tivemos dois tiroteios: um no Walmart em El Paso em que 20 pessoas foram mortas e 26 ficaram feridas, e outro em Dayton em que 9 pessoas foram assassinadas e dúzias ficaram feridas.
“Nós precisamos parar a glorificação da violência em nossa sociedade”, disse Trump em seu discurso. “Isso inclui os videogames horríveis e macabros que estão em todo lugar agora. É muito fácil hoje para um jovem problemático cercar-se de uma cultura que celebra a violência. Temos que parar ou reduzir substancialmente isso”, ressalta.
Além dos videogames, Trump também culpou a internet, dizendo que “devemos reconhecer que a internet forneceu um espaço perigoso para radicalizar mentes perturbadas”, disse ele, provavelmente em referência ao fato de que o atirador de El Paso aparentemente compartilhou um manifesto no fórum 8chan.
Hillary Clinton comentou em seu Twitter em defesa aos videogames, dizendo que o real problema são as armas.
People suffer from mental illness in every other country on earth; people play video games in virtually every other country on earth.
The difference is the guns.
— Hillary Clinton (@HillaryClinton) August 5, 2019