A essência de videogames quase sempre é ditada por vários aspectos e nunca por um só. Da qualidade de jogabilidade, história, personagens, visual e muito mais, cada um pode tirar aquele seu aspecto preferido e que sempre é um atrativo único quando procura interesse em algum jogo. Para mim sempre foram as temáticas e o apelo único para personagens distintos e, até mesmo, aqueles que não são humanos.
Há diversos personagens icônicos baseados em animais, reais ou imaginários, que fazem parte de jogos icônicos ao longo dos anos. Até mesmo a própria imagem do animal tendo uma representatividade maior em jogo e elevando o status disso acima da visão básica, isso também serve para qualquer mídia. Um exemplo é o FortuneTigerSlots, que tradicional do continente asiático é uma imagem representativa no mundo todo. Da imponência do animal feroz e brutal, o animal passa a ter uma representação de mídia de destaque, assim como também poderemos ver em outros da lista abaixo que entram nessa mesma equação.
O Dragão
Um dos animais míticos mais usados na história dos videogames e de diversas mídias, o dragão quase sempre representa poder e agressividade, mas também excentricíssimo e até sabedoria em alguns casos. Na maioria dos casos é sempre visto como a figura ou personagem alvo das mais diversas histórias. É bastante comum encontrar a besta como um chefe ou algo do tipo, sendo o grande, e talvez o maior, desafio dos jogos em que se encontra. Não à toa há jogos, filmes, séries, livros e mais que sempre carregam dragão no próprio nome, sendo um dos grandes símbolos da fantasia de modo geral.
A Fênix
Mais um dos animais fantasiosos e que também é de grande uso no universo do entretenimento em geral. Quase sempre é uma espécie rara e de difícil acesso, mas bastante poderosa e que carrega o poder máximo de retornar da morte ou trazer outros dela. Em Final Fantasy XVI, por exemplo, a fênix é ponto fundamental da história dos seus personagens e da trama. Além disso, está presente também em diversas mídias de forma impactante e presente, como universo de bruxos e outros, servindo até mesmo de inspiração para construção de outros animais baseados nos seus fundamentos.
O Tigre
A imponência do maior felino asiático não passa despercebido em nenhum lugar. Com mais destaque até do que seu distante primo africano, o Tigre é sempre visto como um animal brutal e feroz, sempre demonstrando perigo a qualquer momento. Shere Khan é um dos grandes personagens a usar a alcunha do tigre de bengala tradicional, mas também vimos o ótimo uso em Black Myth: Wukong como o chefe Tiger Vanguard. Exemplos não faltam e você sabe que sempre deve apostar em um tigre quando vê o mesmo pronto para uma batalha.
A Serpente
Como um dos animais mais misteriosos do reino animal, a serpente existe de diversas formas e em raças variadas. Venenosas ou não, todas tem seus artifícios e quase sempre são vistas como malignas, traiçoeiras ou sinistras. É difícil ver cobras ou serpentes como um dos animais do lado dos “mocinhos” em muitas obras e já é tido como algo maléfico desde os primórdios e assim também é retratado em jogos e filmes, por exemplo, mas vimos a Jörmungandr recente em God of War. Afinal, quem nunca teve pavor ou ódio das inúmeras serpentes na floresta amaldiçoada de Bloodborne?
O Unicórnio
Nem tão difundido como outros da lista, como o Tigre e Dragão, mas o unicórnio passa a ser a melhor imagem de um dos animais mais comuns da nossa história. Se emplacar um cavalo como algo além da montaria tradicional é complicado, adicionar um chifre e uma história poderosa pode ser a resposta. Apesar disso, ainda é normalmente visto como uma montaria em diversas mídias, mas uma das montarias mais especiais possíveis e com muito misticismo por trás. Ainda que não seja representado diretamente assim, um dos unicórnios mais famosos dos jogos é o Kirin de Monster Hunter, desbravando coices e raios contra diversos caçadores nos jogos em que apareceu.
Os cinco citados podem ser pouco diante da imensidade de opções que temos na história do entretenimento em geral. Apesar disso, são aqueles que sempre vão representar de forma icônica as bestas, fantasiosas e reais, no mundo dos jogos para a maioria dos jogadores por aí. Claro que vários vão ter seus preferidos e que não estão na lista, como corujas, grifos, águias, quimeras e vários outros, com cada um também tendo sua relevância e aspectos únicos. Entretanto, se formos escolher para um que represente essa “categoria” de forma mais precisa, dificilmente seria algum desses. Particularmente, sempre ficarei do lado do tigre e suas variantes, sendo o meu preferido.