Durante uma entrevista com a Variety (via PSU), Neil Druckmann, da Naughty Dog, revelou que o estúdio considerou lançar um DLC focado na mãe de Ellie para The Last of Us.
Druckmann comentou que no início a ideia era um curta animado antes de ser considerado como DLC, mas no fim nada foi levado adiante.
Sobre o assunto, Druckmann disse o seguinte:
“Eu tinha escrito uma história curta depois que já havia lançado o jogo. Era para ser um curto animado, mas desmoronou e não foi adiante. Houve um momento em que quase o fizemos como DLC, mas ele desmoronou. Eu o trouxe para Craig e ele ficou imediatamente empolgado com isso, ou como ele dizia ‘ativado’. Nós o trouxemos à vida da maneira mais bonita e poética”.
Paralelo a isso, a Naughty Dog soltou um vídeo e um texto no PlayStation.Blog que comenta como foi criar os Estaladores que fizeram uma aparição no segundo episódio da série de The Last of Us.
Segundo eles, o primeiro grande desafio foi propor algo original que distanciasse os inimigos de The Last of Us dos tradicionais zumbis, já tão conhecidos em filmes, TV e quadrinhos, por exemplo. Para isso, pensaram em uma contaminação por fungo que se concentra no cérebro, deixando a parte da cabeça semelhante a uma flor. Além disso, os profissionais também destacaram as características peculiares de movimento dessas criaturas – vale lembrar são semelhantes aos dos humanos, mas como se fossem marionetes controlados por um comando superior – e os sons característicos e com diversas variações que vêm da parte de trás da garganta, assemelhando-se aos de um golfinho.
No vídeo, tanto os profissionais da Naughty Dog quanto da HBO também pontuaram algumas diferenças importantes no processo criativo do jogo e da série, como o comportamento dos personagens, as cenas de cura, que não podem ser tão frequentes na TV como são no game, e combates moderados, já que na TV não são testadas as habilidades dos jogadores, entre outros.