Captain Tsubasa: Rise of New Champion foi anunciado oficialmente pela Bandai Namco nessa semana. O título traz de volta aos jogadores o icônico anime de futebol criado por Yoichi Takahashi. Enquanto vários vídeos de gameplay surgiram hoje, o site japonês oficial do jogo foi atualizado com algumas informações da jogabilidade que o título apresentará.
Captain Tsubasa: Rise of New Champions é descrito com um jogo de futebol de ação, que permite de maneira simples e com comandos amigáveis a interação de qualquer pessoa com o universo fantástico de Captain Tsubasa. Será possível usar movimentos especias de ataque e defesa e haverá um sistema de habilidades específicas, além de uma barra de espírito e super movimentos para cada personagem.
Cada personagem terá sua barra de espírito, que funciona como uma barra de fôlego. Ações como correr e utilizar os movimentos especiais consomem essa barra, que acaba sendo primordial para ditar o ritmo das partidas.
Ações especiais são chamadas de “Moves” e consomem a barra de espírito para criar situações únicas na partida. Há uma grande variedade de Moves, como dribles, carrinhos defensivos e até chutes especiais. A utilização dos Moves é de grande influência para uma vitória ou derrota.
Além da barra de espírito individual de cada personagem, há ainda um medidor do time, que aumenta conforme ações coletivas são realizadas positivamente contra o adversário. Acertar dribles, passes, roubar bolas e mais ações aumentar esse medidor que, quando cheio é possível ativar o V-Zone. Ao ativar o V-Zone, todos os jogadores do time ganham um bônus nos medidores de chute e na barra de espírito. Habilidades únicas do capitão do time também podem ser ativadas durante o V-Zone, o que fornece ainda mais vantagens na hora da partida.
Cada jogador possui uma habilidade especial única que reproduz seu estilo de jogo, que interfere em como o time funciona coletivamente. Isso inclusive é importante na estrutura do time, ao equilibrar um time na defesa e ataque, ou focar em uma área em específico.
O ataque é basicamente divido em dribles e chutes. Driblar rapidamente ou com alguma habilidade especial é a maneira mais fácil de superar o adversário. Driblar consecutivamente coloca o jogador numa espécie de “Zone”, que aumentará tanto a barra de espírito quanto a barra de chute, fazendo assim uma finalização ser muito mais efetiva. Aumentar a barra de chute pode garantir ainda um chute especial ou ainda um super chute especial, criando uma finalização muito poderosa.
A defesa é composta principalmente pelo desarme, bloqueio e ação do goleiro. Desarme e bloqueio são executados pelos jogadores de campo e podem ser realizados com movimentos especiais e ao custo da barra de espírito. O desarme pode acabar nocauteando o atacante por um período, enquanto o bloqueio é usado principalmente em situações de chute adversário. Os goleiros possuem uma barra de energia que favorecem a impenetrabilidade do gol. É preciso utilizar chutes e chutes especiais para reduzir essa barra. Goleiros também possuem movimentos especiais, como super defesas, que podem consumir o V-Zone e garantir a defesa de qualquer chute.
Há ainda movimentos mais avançados, como chutes no ar e passes longos. Algumas finalizações só podem ser executadas no ar e precisam de dois jogadores para acontecer. Passes longos vão além dos passes normais, usam as barra de espírito e são favorecidos por movimentos especiais. Dependendo da habilidade especial do jogador, um passe longo entre dois jogadores pode ser a melhor maneira para ultrapassar vários adversários de uma vez.
Captain Tsubasa: Rise of New Champions será lançado em 2020 para PlayS4, Switch e PC via Steam.