O diretor de Prey, Raphaël Colantonio, disse que a desenvolvedora Arkane Studios foi forçada a usar o nome Prey pela Bethesda, apesar de seu desacordo e se sentir “nojento” ao usá-lo.
Falando no podcast Notebook do AIAS Game Maker (via IGN), Colantonio disse que usar esse nome era desrespeitoso com o Prey de 2006 – que era um jogo completamente diferente feito por uma equipe e empresa completamente diferentes.
“Chamar Prey de Prey, isso foi muito doloroso para mim. Eu não queria chamar esse jogo de Prey, e tive que dizer que queria de qualquer maneira na frente dos jornalistas”, disse Colantonio. “Há um pouco do lado artístico, criativo, que é insultado quando você diz a esse artista: ‘você conhece o seu jogo? Vai se chamar Prey‘. E você diz: ‘acho que não deveria. Acho que é um erro'”.
Chamá-lo de Prey também foi prejudicial para as vendas do jogo, disse Colantonio, porque os fãs de Prey de 2006 – um jogo de tiro em primeira pessoa sobre um ex-soldado sendo abduzido por alienígenas – protestariam contra o jogo da Arkane e aqueles que não gostaram do original não olhariam no novo jogo.
“Foi também um chute na cara dos criadores originais de Prey“, continuou ele. “Eu queria pedir desculpas a eles muitas, muitas vezes. Eu realmente não tive a chance porque eu realmente não conheço essas pessoas. Nunca foi nossa intenção roubar a IP deles e torná-lo nosso. É nojento e não é isso que eu queria fazer”.
Colantonio deixou Arkane pouco depois de Prey ser lançado em 2017, citando o desastre do nome e as divergências gerais com a administração como uma das razões para fazê-lo.