O texto abaixo foi publicado no site oficial do jogo.
Oi, pessoal. Essa semana foi bem intensa no mundo de Overwatch. Há alguns dias, falamos sobre nossa mudança na abordagem do PvE de Overwatch 2 e lançamos um cronograma detalhado do ano. Estamos muito animados com o que vamos lançar em breve, mas muitas conversas desta semana se concentraram no nosso cancelamento completo do PvE, o que não é bem o caso, então gostaria de falar sobre isso com vocês.
Quando anunciamos Overwatch 2 em 2019, a ideia do jogo era centrada no modo de PvP que lançamos em outubro do ano passado, e, no aspecto de PvE, as Missões de História e Missões de Herói.
Missões de História se concentram em partidas frenéticas cooperativas com histórias, animações e cenas que expandem o mundo de Overwatch. As Missão de História contam uma narrativa linear dos heróis de Overwatch se reunindo e enfrentando a ameaça do Setor Nulo, continuando a história de Overwatch pela primeira vez desde o lançamento em 2016. Essas missões acontecem em mapas enormes com novos inimigos e novas animações. Começaremos a lançá-las a partir da 6ª Temporada. O que fizemos nelas foi incrível, uma evolução completa de tudo o que já fizemos no PvE do jogo no passado, e mal posso esperar para entregá-las aos nossos jogadores. Traremos mais detalhes nas próximas semanas.
As Missões de Herói (ou Modo Herói), por outro lado, eram um modo de jogo em desenvolvimento que permitia que os jogadores aprimorassem os heróis separadamente com árvores de talento, trazendo mais rejogabilidade para o PvE de Overwatch 2. Era um conceito fantástico, algo que agradou os jogadores e envolveu toda a equipe, que se dedicou bastante. Esse é o modo que será descontinuado.
Para contextualizar a decisão, gostaria de falar sobre o passado e as origens da Team 4. A equipe de Overwatch foi fundada a partir de um jogo da Blizzard cancelado chamado Project Titan. Esse jogo tinha vários aspectos, mas, em essência, era um MMO de tiro. A equipe de Overwatch, principalmente no começo, se considerava uma equipe de desenvolvimento de MMO. E quando saímos desse conceito original e começamos a criar o Overwatch, incluímos planos de um dia voltar a esse aspecto. Tínhamos planos de engatinhar, andar e correr. Overwatch era o engatinhar, uma versão dedicada ao PvE era o andar e o MMO era o correr. Isso estava nos planos da equipe desde o começo, e alguns de nós consideravam que essa versão final seria a verdadeira conclusão do Project Titan.
Quando lançamos o Overwatch em 2016, logo começamos a pensar em como seria a próxima iteração. Pensando em retrospecto, agora é óbvio que não estávamos tão dedicados quanto deveríamos a um jogo que foi um sucesso imediato. Em vez disso, nos concentramos em um plano que já era mais velho. O desenvolvimento da parte PvE começou e realocamos cada vez mais membros da equipe para os recursos dele.
As coisas raramente saem como planejado no desenvolvimento de jogos. Tivemos problemas para encontrar o ritmo certo das Missões de Herói desde o começo. O nosso escopo aumentou. Tentamos fazer muitas coisas de uma vez só e perdemos o foco. A equipe fez muitas coisas incríveis, incluindo os talentos de heróis, novas unidades de inimigos e versões iniciais das missões, mas não conseguimos juntar todos os elementos necessários para criar uma experiência bem-feita e coerente.
Tínhamos uma visão incrível, mas colossal, e, para concluí-la, sempre estávamos tirando recursos do jogo lançado. Quando lembro das nossas ambições originais para o Overwatch, considero que usávamos o lema “engatinhar, andar e correr” para continuar com uma estratégia que não estava funcionando.
Havíamos anunciado algo audacioso. Os nossos jogadores tinham grandes expectativas, mas não achávamos mais que poderíamos cumpri-las. Precisávamos tomar uma decisão difícil, que sabíamos que decepcionaria a comunidade, a equipe e todos que queriam as Missões de Herói. A equipe de Overwatch sabe bem como vocês se sentem, isso representa anos de trabalho e investimento emocional. Temos pessoas maravilhosas e talentosíssimas que são apaixonadas pelo jogo e pelo trabalho que fazem.
Por fim, as pessoas se perguntaram por que anunciamos isso agora. Depois que Overwatch 2 foi lançado, começamos a refinar os nossos planos para as temporadas seguintes. Conforme esses planos cresciam, procuramos maneiras de unir todas as nossas ambições e montar um plano viável.
Mas não conseguimos. E sabíamos que não podíamos voltar a tirar pessoas do jogo para tentar seguir a visão original outra vez. Então, tomamos a difícil decisão de remover as Missões de Herói e começar nossos planos para o futuro.
Depois disso, precisamos atualizar a nossa visão para o jogo, encontrar o caminho para a nossa nova direção e comunicar as mudanças para a equipe. Essa decisão foi o início de um longo processo, não o final.
Isso foi muito difícil para nós, mas, como diretor do projeto, busco fazer o possível para tomar decisões que colocam o jogo e a comunidade em primeiro lugar, mesmo que isso traga decepções. E nesse caso, tive problemas para reestruturar uma visão que não estava funcionando. E por isso gostaria de pedir desculpas aos nossos jogadores e à nossa equipe. Eu sinto muito.
Estamos concentrando nossos esforços e nossos corações para tornar esse jogo uma experiência em constante evolução. Ainda estamos determinados a criar vários elementos que divulgamos na BlizzCon 2019, incluindo as Missões de História que exploram o próximo capítulo do universo de Overwatch, novos tipos de conteúdo cooperativo que ainda não divulgamos e novas histórias que contaremos dentro e fora do jogo. Estamos empolgados com essa nova direção e mal podemos esperar para mostrar para vocês a experiência que estamos preparando.
Overwatch nasceu das cinzas do Project Titan. Foi um momento de metamorfose para a equipe e para o projeto… e algo lindo surgiu de tudo isso. Este é outro momento de mudança. E o futuro de Overwatch nascerá aqui.