Com a última atualização de firmware as diversas novas melhorias, usuários agora conseguem expandir a capacidade de armazenamento do PS5. Para isso, a Sony havia listado uma série de requisitos para um SSD funcionar adequadamente no console. Entretanto, usar um SSD abaixo dos requisitos seria possível?

De acordo com a Digital Foundry é possível sim, mas desde que ainda seja um SSD Gen 4. Para isso, foi testado o modelo SN750 SE da Western Digital em uso com o jogo Ratchet and Clank: Em Uma Outra Dimensão. O SSD em questão tem velocidade de leitura de até 3600 MB/s, bem abaixo dos 5500 MB/s recomendado pela Sony.

Ao colocar o modelo SN750 no slot do PS5, ele inclusive foi reconhecido pelo console com uma velocidade acima da indica pelo modelo. Os resultados foram bastante positivos e foi possível executar o jogo com praticamente nenhuma diferença perceptiva. Os tempos em transições de mundos, loading inicial, viagem rápida e outros tiveram diferenças mínimas quando comparado ao SSD interno do PS5 e também com o modelo SN850, que é recomendado e fica acima dos requisitos mínimos pedidos.

As grandes diferenças foram notadas apenas quando foi copiado algum jogo de um SDD para outro, seja pelo armazenamento interno ou expansivo. Em todos, os tempos para copiar algo diretamente para o SSD interno do console é sempre maior, indicando que os chips internos possuem alto valor de leitura, mas baixo valor de gravação.

Alguns testes também foram feitos com Ghost of Tsushima: Director’s Cut e Control, sem diferenças notáveis. Ainda é necessário diversos outros testes com vários modelos Gen 4 disponíveis no mercado, mas aparentemente é possível usar modelos com velocidade abaixo da recomendada.