O canal Digital Foundry realizou uma análise do PlayStation Portal do PS5.
Veja abaixo um resumo e confira o review na íntegra em seguida:
- Análise complicada porque a experiência do usuário pode variar drasticamente, com muito contraste na experiência do usuário online. Todas essas experiências são válidas;
- A Sony não pode garantir que todos terão a mesma experiência, o que é problemático;
- Não é um console ou portátil, mas um dispositivo de streaming;
- Dependendo da conexão Wi-Fi, de como seu console está conectado ao roteador, da proximidade do portal ao roteador, do tráfego Wi-Fi, você pode ter experiências muito diferentes;
- O PS5 deve ser conectado via cabo para a melhor experiência, o Portal deve estar o mais próximo possível do roteador. Se você não puder fazer essas coisas, a experiência será degradada;
- Legal para jogar PlayStation, mas precisa estar no mesmo cômodo do console e do roteador;
- Você pode tentar usá-lo em outros lugares, como 5G, mas quanto mais longe você estiver do seu console no espaço real e na Internet, pior será a experiência;
- Para ver se você terá uma boa experiência, experimente primeiro com o aplicativo PlayStation Remote Play. Parece certo que ele usa os mesmos protocolos de qualquer cliente de Remote Play;
- Manual e instruções deficientes na caixa para configurar o Portal de forma mais eficaz;
- Tela maior do que a maioria das experiências de jogo remoto, com uma tela brilhante e vibrante, deixando de lado os pretos fracos;
- USB C apenas para carregamento;
- Você pode jogar 5 horas com uma carga de 2,5 horas, dependendo do que você joga, volume, brilho e sensação tátil;
- Dentro do Portal há um processador snap dragon 680. SOC móvel convencional de 6 nam decente o suficiente, o que significa que há bastante potência para a interface básica, além de suporte para decodificação de vídeo HC a 1080p a 60 quadros por segundo;
- O Portal tem potencial além do streaming, mas é tudo o que pode fazer no momento;
- Oportunidades perdidas para o Portal, como streaming em nuvem ou como controle duplo padrão;
- Pelos padrões da DF, o jogo remoto não é ótimo, e o Portal dá uma primeira impressão ruim (isso com o Portal bem ao lado do roteador);
- Medindo métricas de lag, eles têm seu PS5 conectado por Ethernet ao Portal a 1 metro de distância;
- Há uma diferença de quatro a cinco quadros entre o Portal e o PS5 na tela da TV, que é de 66 a 83 milissegundos de atraso no Portal em comparação com uma TV;
- Eles também verificaram no aplicativo de Remote Play do PC, com resultados semelhantes;
- Lag parece diferente para cada pessoa, então você pode não perceber;
- Se você não tiver o modo de jogo nas opções de sua TV, talvez não perceba a diferença o lag;
- O diferencial de quadros é equivalente ou um pouco maior à diferença de resposta entre um jogo de 30fps e um de 60fps;
- Sempre use o modo de desempenho no Portal sempre que possível;
- Melhor experiência com o Game Pad do Wii U do que no Portal em relação à latência;
- Portal deveria fornecer ao usuário mais informações sobre a qualidade da experiência.