Elden Ring

Com o patch recém-lançado, os jogadores agora podem experimentar o modo de Ray Tracing em Elden Ring de PS5.

Embora se esperasse que o toque visual adicional tivesse algum impacto negativo no desempenho, a adição de RT tem um custo maior do que muitos imaginariam. O Ray Tracing no PS5 faz com que a taxa de quadros às vezes caia abaixo de 30 fps.

Conforme explicado pela Digital Foundry, ativar o Ray Tracing em Elden Ring resulta em uma queda de 15 a 20 fps em média. O modo também diminui a resolução, resultando em uma imagem menos nítida.

A queda na taxa de quadros faz com que o jogo caia abaixo da janela VRR do PS5, o que significa que nem mesmo a mais recente tecnologia de televisão pode ajudar a suavizar os problemas de desempenho. Além do mais, com quedas abaixo de 30 fps, nem mesmo um limite de taxa de quadros pode ajudar a situação.

Após sua análise, a Digital Foundry conclui que o Ray Tracing no PS5 está “longe do ideal”, embora não seja surpreendente, pois “é o preço que você esperaria pagar por recursos visuais extras sobrepostos a uma experiência que já estava abaixo de 60 fps”.