Returnal

Como já é tradicional em quase todos os grandes lançamentos, a Digital Foundry dissecou toda a parte técnica do mais novo jogo exclusivo do PS5, Returnal.

De certa forma, Returnal já faz um imenso uso do poder total do console. Isso acontece graças ao sistema de iluminação baseado em raytracing e principalmente pela quantidade absurda de partículas no jogo.

Desenvolvido na Unreal Engine 4, o jogo roda numa espécie de 4K dinâmico, mas isso é conseguido de forma diferente. A resolução nativa é 1440p e são usadas diversas técnicas para alcançar uma resolução checkerboarding de 2160p. O resultado final não se assemelha tanto ao 4K nativo e é perceptivelmente abaixo, principalmente com algumas texturas com visual mais granulado ou borrado.

Entretanto, a Digital Foundry enfatiza que essa queda na resolução é compensada pelo jogo conseguir rodar praticamente fixo a 60 quadros por segundo, com ligeiras quedas em raras ocasiões. Além disso, fica evidente a qualidade de geometria e também quantidade de efeitos visuais, como partículas e destruição. Grande destaque fica por conta dos loadings, que sequer chegam a 1 segundo.

Confira abaixo o vídeo de análise na íntegra feito pela Digital Foundry.