Demon’s Souls

Como acontece com alguns títulos mais expressivos, a Digital Foundry analisou Demon’s Souls para o PS5 com um olhar mais técnico. Observando as melhorias e técnicas usadas, foram feitas inclusive algumas comparações com o jogo original no PS3.

Uma grande evolução no PS5 é a iluminação global de excelente qualidade, onde qualquer foco de luz gera sombras, independente do tipo de objeto. A luz pode passar por poeira ou névoa, iluminando a área onde esses efeitos ficam mais nítidos.

Para um melhor detalhamento dos mapas e do mundo do jogo, Demon’s Souls faz uso excessivo de tesselation, criando geometria 3D mais fiel e diversa, como as pedras de muros ou rochas. A água tem movimentação bastante realista e partículas são usadas de forma inteligente, combinando com o design dos locais e com a iluminação, além dos vários efeitos visuais de magia e fogo.

Loadings são rápidos e a Bluepoint disfarçou isso com uma espécie de neblina que combina com a lore e proposta do jogo, criando um ambiente e transições quase homogêneas. A destruição de objetos é mais realista, assim como a colisão com corpos e o ragdoll, movimentação dos corpos 3D dos bonecos quando eliminados.

Quanto aos dois modos de jogo, o cinemático expande vários detalhes com a resolução maior e um uso mais agressivo de tesselation. 30 quadros por segundo são cravados e não existe nenhum tipo de queda. O motion blur mais notável deixa o jogo menos arrastado e com uma boa sensação de fluidez. Modo performance é excelente e virtualmente perfeito. Nos testes da Digital Foundry, aconteceram raras quedas apenas em momentos de transição de cenários ou loadings.

Concluindo, o veredito é de que o jogo é um título perfeito para a apresentação do console. É extremamente belo, jogado com grande fluidez na performance e mostra o poder do SSD com loadings rápidos. Seria quase como presenciar um título de fim de geração que usa todo o poder de um console.

Confira abaixo o vídeo completo com a análise da Digital Foundry.