Horizon Forbidden West

A atualização 1.16 para Horizon Forbidden West trouxe mais do que correções de bugs e outros problemas, mas também um retrabalho no sistema de pós processamento e anti-serrilhado do jogo (anti-aliasign).

A Digital Foundry analisou as mudanças no jogo pós patch e chegou ao veredito de que o modo desempenho (com foco nos 60 quadros pro segundo) agora é o mais recomendado para os jogadores de PS5, diferente da escolha anterior pelo modo qualidade.

Conversando com Giliam de Carpentier, programador sênior de tecnologia da Guerrilla Games, foi revelado como as mudanças foram feitas para evitar o efeito “cintilante” que o jogo possuía e melhorar a qualidade de imagem. O modo 60fps continua sendo renderizado em checkerboard a 3200×1800 pixels, mas o sistema de remoção de serrilhados, pós processamento e geração da resolução para checkerboard utiliza mais frames no sistema de renderização atual, diferente do modelo anterior que apenas se baseava em 2 frames. Com isso, gerar a imagem 1800p nativa acontece à partir de mais dados e com mais detalhes.

Mesmo assim, a nova renderização precisou ser ajustada para evitar efeitos de ghosting e artefatos em objetos do cenário. Isso acabou tendo que fazer os desenvolvedores optarem por novas ferramentas e recursos, abandonando a solução de pós processamento que era feita antes do processo de checkerboard e que acabou deixando a imagem com uma qualidade de imagem pior quando comparada ao modo qualidade.

A técnica não é novidade e vários outros ajustes foram feitos na atualização para que se conseguisse um resultado final melhor, como posicionamento da câmeras em cenas, ajustes de cores, iluminação, intensidade de sombras e mais. De toda forma, a Digital Foundry elogia o empenho da desenvolvedora em realizar tamanho trabalho com o título já tendo sido lançado há algum tempo.

Mais detalhes podem ser conferidos no vídeo de análise da Digital Foundry no fim da notícia. Abaixo é possível comparar imagens nas versões do jogo com o patch 1.16 e antes dele.

Winz.io