Detalhes de Silent Hill 2 focados em Laura e no chefe Lábio de Carne; comparação com o original

Silent Hill 2

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Está quase na hora do lançamento de Silent Hill 2, em 8 de outubro. É uma honra poder compartilhar informações detalhadas sobre Silent Hill 2 com a comunidade jogadora do PlayStation. A Konami e o Bloober Team se concentraram em respeitar a narrativa do Silent Hill 2 de 2001, enfatizando as expressões emocionais de cada personagem com as atuações do elenco talentoso, e modernizar a jogabilidade geral. Esperamos que essa comparação evidencie os aspectos do original que foram respeitados e enfatizados pela equipe de produção, bem como os aspectos que foram aprimorados.

Alerta de spoilers: Este artigo e o vídeo contém algumas surpresas narrativas e de gameplay de Silent Hill 2.

Toda a atmosfera em preparação ao vídeo de Laura antes da batalha, e o encontro com o Lábio de Carne em si, é bastante fiel ao jogo original, mas com algumas mudanças-chave que nos permitem tirar o maior proveito das tecnologias atuais de narração e design de combate.

Personagens conhecidos ganham vida

Nas cenas do vídeo de Laura, a interação entre ela e James tem os mesmos momentos decisivos da história original. As personalidades de James e de Laura foram preservadas, e as mudanças mais significativas dizem respeito ao dinamismo das câmeras e à dublagem de alto nível.

A captura de movimentos de corpo inteiro, aliada à animação detalhada, permitiu dar vida a esses personagens através de expressões faciais e gestos sutis. A interpretação dos atores foi fundamental para isso, com Evie Templeton e Luke Roberts realmente incorporando os personagens de Laura e James, respectivamente.

Em relação ao roteiro em si, optamos por evitar mudar as cosias só para fazer algo diferente. Embora pequenos desvios em relação ao roteiro original sejam esperados, nosso objetivo principal com esta e todas as demais cenas do jogo era capturar a dinâmica complexa entre os personagens que fez de Silent Hill 2 um verdadeiro marco na história das narrativas interativas.

Uma batalha de chefe inesquecível

O encontro com o Lábio de Carne é um dos momentos mais chocantes de Silent Hill 2. Com o design imbuído de simbolismos, a aparência singular e perturbadora do monstro Lábio de Carne foi revolucionária. Recriar essa batalha de maneira justa no jogo novo foi uma tarefa desafiadora, mas muito satisfatória.

Em vez de usar o sistema de câmera fixa do Silent Hill 2 original, adotamos a perspectiva de câmera por cima do ombro, o que provocou uma série de mudanças no design do combate. Por exemplo: a sala onde a luta acontece foi aumentada para dar mais liberdade de movimento aos jogadores.

Mas a maior mudança no design da luta contra o chefe é relacionada com o próprio Lábio de Carne. Na nova versão da batalha, em vez de enfrentar dois monstros logo de cara, James encara um inimigo só, mas ele consegue se mover pelo teto para atacar James a qualquer momento.

Além disso, quando o Lábio de Carne finalmente é derrubado no chão, ele revela sua segunda fase, adotando uma assustadora forma de aranha que aumenta muito sua velocidade e alcance de ataque. Para lidar com isso, os jogadores precisarão combinar ataques corpo a corpo com ataques à distância enquanto evitam os gritos horripilantes do Lábio de Carne, que podem atordoar James durante a luta.

Ao derrotar o Lábio de Carne, você provavelmente vai soltar um suspiro de alívio. Mas é aí que chega a última surpresa da batalha. Um segundo Lábio de Carne aparece e imediatamente agarra James pelo pescoço, arrastando-o para partes ainda mais sinistras do Hospital Brookhaven. Isso funciona como um jumpscare independente, mas também como um segredinho que vai agradar os fãs do jogo original, que provavelmente não vão estar esperando um segundo Lábio de Carne bem no final da batalha.

Considerações finais

O remake de Silent Hill 2 está cada vez mais próximo do lançamento, em 8 de outubro, e queríamos apresentar uma comparação detalhada dos momentos decisivos do jogo. Esperamos que a explicação tenha deixado clara a nossa abordagem em relação ao jogo todo, enfatizando os pontos fortes e expandindo o que já era bom sem deixar de lado o espírito do jogo original.