Tom Henderson, leaker do site Insider Gaming, revelou mais detalhes do processo de pesquisa e desenvolvimento do PS5 Pro. Como o console será lançado em 7 de novembro, as informações apresentadas agora servem para entender como foi a trajetória do projeto até se tornar um produto.
De acordo com as fontes de Henderson, o projeto começou no primeiro trimestre de 2022 e terá uma duração total de 31 meses até o lançamento em novembro próximo. Além disso, ele esclarece que algumas informações durante esse tempo foi conflitante com as do PS Portal e por isso nem tudo foi exatamente revelado ao público. Além disso, ele afirma que sempre foi pensando apenas um SKU para o PS5 Pro, sem nenhuma outra versão em mente, como um possível modelo de menor capacidade ou talvez ainda de maior potência.
Abaixo é possível ver uma linha do tempo que mostra o processo de desenvolvimento desde o conceito, primeiras execuções, fase de protótipo e mais. Cada círculo preenchido em “SDK Release” era um ponto chave no desenvolvimento.
Algumas breves explicações sobre o gráfico:
- AO e BO normalmente significam Saídas Analógicas e Saídas Binárias.
- Protos são pequenos testes de conceitos-chave para um produto em desenvolvimento.
- EVT significa Teste de validação de engenharia. Geralmente são feitos em primeiros protótipos de hardware e equipamentos. Eles são feitos para identificar problemas que precisam ser corrigidos em um projeto. Unidades geralmente totalmente funcionais e capazes de serem testadas.
- DVT significa Teste de validação de projeto. Feito após EVTs e, geralmente, protótipos. O objetivo do DVT é pegar um projeto digno de produção após um EVT e testar a produção em massa deles para determinar a confiança na produção total.
- DQA significa Avaliação da Qualidade de Dados, que ajuda a determinar se os dados são precisos e confiáveis.
Pelas informações podemos notar que tivemos a versão final do PS5 Pro e pronta para a produção próximo de março deste ano.