A Famitsu divulgou suas entrevistas de fim de ano com os desenvolvedores japoneses. O site entrevistou 110 criadores, muitos dos quais provocam planos para 2021.
Veja o resumo das partes mais interessantes abaixo.
■ Acquire
Takuma Endou
Palavras-chave para 2021: “Re-desafiar a autopublicação”.
O que há de novo: “Não posso dizer nada ainda porque é um título não anunciado, mas permita-me apresentar nosso novo título na edição de 7 de janeiro da Famitsu. Gladiux também está atrasado, mas estamos trabalhando duro para abrir caminho no desenvolvimento ”.
■ Atlus
Katsura Hashino
Palavras-chave para 2021: “Silêncio”.
Ambições para 2021: “Com o novo coronavírus do ano passado causando mudanças rápidas em todo o mundo, tudo o que podemos fazer é continuar a nos concentrar em nosso trabalho. Nosso título em desenvolvimento está passando por uma fase importante e queremos enfrentá-lo de frente para oferecer uma jogabilidade interessante para o mundo.”
O que há de novo: “Gostaria de anunciar o título que estamos desenvolvendo o mais rápido possível. Anteriormente, criamos dramas contemporâneos, mas, por favor, aguardem o ‘RPG de fantasia’ que faremos a seguir.”
Kazuhisa Wada
Palavras-chave para 2021: “Realizando minhas intenções originais.”
O que há de novo: “Meu projeto está em andamento. Obrigado a todos, a série Persona vai comemorar seu 25º aniversário! Temos planos empolgantes em andamento, então, por favor, aguardem.”
■ M2
Naoki Horii
Palavras-chave para 2021: “Continuação”.
Ambições para 2021: “Acho que chegará a hora de mostrar o que provoquei. Venho trabalhando há muito tempo para concluí-lo, então, embora a espera tenha sido extremamente longa, poderei exibi-lo com um certo orgulho. Por favor, aguarde por isso.”
■ Kadokawa Games
Yoshimi Yasuda
Palavras-chave para 2021: “Lançar um novo título e dois títulos remasterizados”.
Ambição 2021: “Nos últimos dois anos, tenho trabalhado o máximo que posso com a equipe de desenvolvimento de God Wars, que eu dirijo, na produção de um novo título e títulos remasterizados. Atualmente estamos desenvolvendo três títulos, dois dos quais serão anunciados em 2021. E, se possível, lançaremos esses dois títulos também. Vai demorar um pouco mais, mas, por favor, aguarde.”
O que há de novo: “A equipe God Wars está se tornando um estúdio de desenvolvimento com um grande número de pessoas. Recentemente, fomos ainda mais revitalizados com a adição de desenvolvedores novatos e veteranos, e a atmosfera de equipe é muito boa. Vamos entregar algumas coisas boas com esta equipe.”
■ GungHo Online Entertainment
Kazuki Morishita
Palavras-chave para 2021: “Faça o seu melhor e deixe o destino cuidar do resto.”
O que há de novo: “Estamos desenvolvendo um novo título para o console. Espero poder anunciá-lo ainda este ano. ”
■ Koei Tecmo
Kenichi Ogasawara
Palavras-chave para 2021: “Lidando com o novo normal.”
O que há de novo: “2021 é o ano em memória do 40º aniversário da marca Kou Shibusawa! Estamos preparando um título adequado para este marco que vale a pena comemorar, então, por favor, aguardem.”
Keisuke Kikuchi
Palavras-chave para 2021: “Reconstruir”.
Ambições para 2021: “2020 foi um ano em que as coisas normais deixaram de ser normais. Gostaria de ver o que é importante e o que amo mais uma vez e criar um jogo com uma nova perspectiva. 2021 também é o 20º aniversário da série Fatal Frame, então eu gostaria de celebrar de alguma forma, se possível. ”
O que há de novo: “Estamos trabalhando muito para anunciar alguns títulos até a primavera. Estamos desenvolvendo uma ampla gama de títulos, desde aqueles atualmente em ajuste até aqueles com nomes pendentes. ”
Hisashi Koinuma
Palavras-chave para 2021: “Investir no futuro”.
O que há de novo: “A Koei Tecmo lançará muitos softwares de jogos em 2021, então, por favor, dê-nos seu apoio.”
Junzo Hosoi
Palavras-chave para 2021: “Reinicializar”.
Ambições para 2021: “A marca Gust assumirá vários desafios em 2021, incluindo um projeto cross-media! Existem alguns títulos que não pudemos anunciar no ano passado, então, aguardem por eles.”
Fumihiko Yasuda
Palavras-chave para 2021: “Ano de transição”.
Ambições para 2021: “Na Team Ninja, o desenvolvimento da série Nioh de sete anos chegará a um ponto de descanso, e há vários projetos que começarão a ser desenvolvidos em larga escala em 2021. Pretendo mudar meu estilo de desenvolvimento para corresponder às mudanças estilo de vida e se concentrar em novos títulos. Quanto a mim pessoalmente, tentarei não engordar mais”.
■ Konami
Noriaki Okamura
Palavras-chave para 2021: “Aprendendo com o passado.”
Ambições para 2021: “O design básico do jogo Momotaro Dentetsu foi concluído há 30 anos, mas foi revigorante ver que os usuários que podem não ter ouvido falar do antigo Momotetsu gostam de jogá-lo de maneiras ‘modernas’, como online ou ao vivo transmissão. Em 2021, gostaria de ajudar a perseguir ainda mais as possibilidades desse tipo de novo Momotetsu . ”
O que há de novo: “ Momotaro Dentetsu: Showa, Heisei, Reiwa mo Teiban! , que lançamos no final deste ano, já saiu e está vendendo bem! Divirta-se durante o feriado de Ano Novo com amigos e família! Também há planos para um novo anúncio sobre Bomberman em breve! Por favor, aguarde!”
■ Colopl
Palavras-chave para 2021: “Adaptando-se e vivendo em uma nova era.”
O que há de novo: “Estamos nos preparando para fazer um anúncio sobre um novo jogo em 2021!”
■ Cygames
Kenichiro Takaki
Palavras-chave para 2021: “Duro.”
Ambições para 2021: “Espero anunciar, mesmo que seja apenas um teaser, um novo título original para console que venho desenvolvendo com meus colegas em meu novo ambiente de trabalho. Não tenho nada além da mais alta confiança nele.”
O que há de novo: “O que você achou do anúncio de fim de ano do Granblue Fantasy: Relink da equipe Granblue? Acho que fomos capazes de mostrar seu apelo de jogabilidade para um jogador sólido e de alta qualidade após a exibição multijogador de 2019, então, continuem esperando por isso!”.
Tetsuya Fukuhara
Palavras-chave para 2021: “Concentração”.
Ambições para 2021: “Granblue celebrará seu sétimo aniversário em março, e Granblue Fantasy: Versus celebrará seu primeiro aniversário em fevereiro. Continuaremos atualizando cada um como de costume para que os fãs possam continuar a apreciá-los! Também anunciamos que Granblue Fantasy: Relink será lançado em 2022, portanto, 2021 será um ano importante em que nos concentramos no desenvolvimento. Espero que você nos apoie nisso também.”
■ CyberConnect2
Hiroshi Matsuyama
Palavras-chave para 2021: “Lançar Fuga: Melodies of Steel!”
Ambições para 2021: “Vamos lançar Fuga: Melodies of Steel a todo custo. Nós o deixamos esperando pelo jogo, e até por novas informações, então nós daremos a você todos os detalhes de uma vez e então os divulgaremos. Por favor, aguarde!”
■ Square Enix
Yoshinori Kitase
Palavras-chave para 2021: “A história conectará…”
O que há de novo: “Os desenvolvimentos futuros de Final Fantasy VII estão em preparação. Mas, por favor, espere um pouco mais para obter os detalhes.”
Yousuke Saito
Palavras-chave para 2021: “NieR.”
O que há de novo: “Estou trabalhando no NieR por mais um pouco. Depois, há também a Babylon’s Fall e um título completamente novo. Estou muito ocupado… ”
Noriyoshi Fujimoto
Palavras-chave para 2021: “Imutabilidade”.
Ambições para 2021: “ Dragon Quest celebrará seu 35º aniversário, então espero poder anunciar algo.”
Naoki Yoshida
Palavras-chave para 2021: “Uma mente aberta.”
Ambições para 2021: “2021 será o ano mais agitado da minha carreira. Gostaria de fazer deste um ano em que possa oferecer surpresa e empolgação aos jogadores, ao mesmo tempo em que presto atenção à minha saúde.”
O que há de novo: “Aguarde vários anúncios de Final Fantasy XIV e Final Fantasy XVI!”
■ SEGA
Seiji Aoki
Palavras-chave para 2021: “A criação de um novo século.”
O que há de novo: “Estou envolvido no desenvolvimento de novos projetos desde o início de 2020. Estamos trabalhando muito como uma equipe para poder anunciar os detalhes em 2021, então, por favor, aguardem.”
■ Sony Interactive Entertainment
Nicolas Doucet
Palavras-chave para 2021: “Shouryuken! (no COVID-19.)”
Coisas para prestar atenção em 2021: “Estou ansioso para assistir às novas temporadas de Upload e After Life na Amazon Prime e Netflix, bem como começar um novo projeto com a equipe Asobi.”
■ Too Kyo Games
Kazutaka Kodaka
Palavras-chave para 2021: “Fazer o melhor da minha vida.”
O que há de novo: “Na primavera de 2021, lançaremos o World End Club. Será o primeiro e último jogo para todas as idades da Too Kyo Games. Além disso, temos vários anúncios, então, por favor, dê-nos seu apoio.”
■ Falcom
Toshihiro Kondo
Palavras-chave para 2021: “Ponto de viragem”.
Ambições para 2021: “Em 2021, a Falcom alcançará o marco principal de seu 40º aniversário. Naturalmente, devemos sempre buscar o rejuvenescimento, independentemente dos pontos de inflexão, mas ocasiões como essas são importantes, então eu gostaria de usar esta oportunidade para revisar nossos métodos e sistemas de desenvolvimento atuais. Eu queria aumentar o número de linhas de desenvolvimento e pessoal na empresa, então já expandimos e reformamos. Aguardamos as inscrições dos interessados em desenvolvimento na Falcom! ”
■ Bandai Namco Entertainment
Manabu Shimomoto
Palavras-chave para 2021: “Desafio!”
O que há de novo: “Enquanto estou de olho no estado do mundo, gostaria de realizar os planos para o 25º aniversário da série Ace Combat que estavam programados para 2020, mas infelizmente não foram realizados, embora de uma forma diferente. Continue apoiando a série Ace Combat!”.
Kensuke Tsukanaka
Palavras-chave para 2021: “Crescimento”.
O que há de novo: “Estou antecipando o dia em que posso anunciar o título que estou desenvolvendo para todos e avançando continuamente nos preparativos.”
■ PlatinumGames
Hideki Kamiya
Palavras-chave para 2021: “Faça o meu melhor.”
O que há de novo: “Em primeiro lugar, muitas pessoas estão preocupadas com Bayonetta 3, considerando que não houve nenhuma informação nova desde seu anúncio, mas as verificações de novos sistemas estão indo muito bem e o desenvolvimento está indo muito bem, por favor, aguarde com tranquilidade. (Esta é uma cópia do meu comentário de 2020). Além disso, o Projeto GG (título provisório) finalmente começou a se mover, então, por favor, aguardem”.
■ FuRyu
Fuyuki Hayashi
Palavras-chave para 2021: “Renascimento”.
Ambições para 2021: “Em 2021, pretendo anunciar um novo título que tenho trabalhado discretamente nos últimos anos… definitivamente… talvez… talvez… Há alguns outros novos anúncios planejados sobre jogos de console, então espero que você possa fique de olho neles”.
■ Ys Net
Yu Suzuki
Palavras-chave para 2021: “Tiro / RPG”.
Ambições para 2021: “1) Refletir sobre batalhas mano-a-mano. 2) Sequência…”.