Desenvolvedores japoneses comentam suas ambições para 2024 ao site 4Gamer

Desenvolvedores japoneses

O site 4Gamer.net publicou a sua já tradicional leva de entrevistas anuais com desenvolvedores japoneses de final de ano. O site entrevistou 176 criadores neste ano, vários dos quais desejam apresentar novos títulos e anúncios em 2024.

Confira abaixo os comentários mais relevantes (via Gematsu).


Idea Factory

  • Hikaru Yasui (conhecido por Neptunia Game Maker R:Evolution, Touhou Spell Carnival)
    • “Em 2024, iniciaremos oficialmente o desenvolvimento do novo jogo da série Neptunia, e toda a equipe está trabalhando duro para poder anunciá-lo aos fãs o mais rápido possível. Por favor, aguardem mais atualizações!”

Atlus

  • Eiji Ishida (conhecido por Shin Megami Tensei: Deep Strange Journey, Tokyo Mirage Sessions #FE, Shin Megami Tensei IV e Soul Hackers 2)
    • “Atualmente estou envolvido em um título não anunciado. Embora o momento do anúncio ainda não tenha sido decidido, estou trabalhando duro junto com o diretor para concluí-lo. Por favor, nos dê seu apoio quando chegar a hora”.

Experience

  • Hajime Chikami (conhecido pela série Demon Gaze, Undernauts: Labyrinth of Yomi, série Spirit Hunter)
    • “Depois de atrasar seu desenvolvimento, estamos planejando lançar nosso novo RPG Moncal Fanta: Hero and the Crystal Maiden, anteriormente Mawase Moncal Dan, no primeiro semestre do próximo ano. Fora isso, estamos planejando principalmente desenvolver uma nova entrada na longa e silenciosa série de RPG de masmorras Undernauts: Labyrinth of Yomi, bem como um título de terror”.

SNK

  • Naoto Abe (conhecido pela série The King of Fighters, Samurai Shodown (2019), Fatal Fury: City of the Wolves)
    • “Aguardem ansiosamente o lançamento contínuo de novas informações para Fatal Fury: City of the Wolves, que já anunciamos que está em desenvolvimento”.
  • Kazuhiro Fujishige (conhecido pela série Romance of the Three Kingdoms, série Nobunaga’s Ambition, Kessen III, Dynasty Warriors Online, One Million People’s Nobunaga’s Ambition, Hatsune Miku: Colorful Stage!, One Piece: Bounty Rush)
    • “Atualmente estamos trabalhando em títulos AAA em nosso recém-criado estúdio em Tóquio. Se vocês ‘querem embarcar em uma grande aventura’ juntos, estamos ansiosos para conhecê-los!”

M2

  • Naoki Horii (conhecido por DoDonPachi Blissful Death Re:Incarnation)
    • “No próximo ano, um novo título original da M2 deve ser lançado, então espero que vocês possam esperar por ele. Quando uso frases vagas como ‘deveria sair’, pode parecer que não vai sair, mas isso é porque gostamos de incluir ideias que surgem na reta final… você sabe, coisas assim”.

Enhance

  • Takashi Ishihara (conhecido pelo Efeito Tetris: Connected, Rez Infinite, Child of Eden)
    • “Embora não possa compartilhar detalhes, a Enhance está atualmente trabalhando em seu próximo jogo! Embora o momento do nosso anúncio possa estar um pouco mais adiante, por favor, aguardem ansiosamente!”

Grasshopper Manufacture

  • Goichi “Suda 51” Suda (conhecido por The Silver Case, killer7, série No More Heroes, Shadows of the Damned)
    • “2024 será um ano animado para a Grasshopper. Uma remasterização de Shadows of the Damned será lançada. E estamos trabalhando duro em um novo título!”
  • Ren Yamazaki (conhecido por No More Heroes III)
    • “Em 2024, continuaremos trabalhando duro para criar jogos divertidos. Acho que deveríamos poder anunciar algo em 2024.”

Koei Tecmo

  • Tomohiko Sho (conhecido por Dynasty Warriors 3 a 6, Dragon Quest Heroes: The World Tree’s Woe and the Blight Below, Dragon Quest Heroes II, Dragon Quest Champions, Fate/Samurai Remnant)
    • “Vejo 2024 como um ano importante para entregar os melhores jogos a todos nos próximos anos. E espero fazer deste um ano em que possa anunciar esses jogos, por isso peço que vocês aguardem ansiosamente por isso.”
  • Akihiro Suzuki (conhecido pela série Dynasty Warriors)
    • “Lamento muito não termos conseguido divulgar nenhuma nova informação sobre a série Dynasty Warriors em 2023. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para o podermos fazer em 2024, por isso, continuem a dar-nos o seu apoio”.

GPTRACK50

  • Hiroyuki Kobayashi (conhecido pela série Resident Evil, série Devil May Cry, série Sengoku Basara, Dragon’s Dogma, etc.)
    • “Nossa equipe está se divertindo desenvolvendo um novo RPG de ação que será exclusivo para nossa empresa. Embora eu espere poder fazer um anúncio em 2024, gostaria de considerá-lo enquanto observo o progresso do nosso desenvolvimento”.

Synthese (empresa de redação de cenários)

  • Yukinori Kitajima (conhecido por Final Fantasy: Brave Exvius, 428: Shibuya Scramble, série Senran Kagura)
    • “O título que não conseguimos anunciar há muito tempo está finalmente a caminho… É um jogo que muitas pessoas estavam esperando, então espero que vocês possam ansiar por ele.”

Square Enix

  • Yosuke Saito (conhecido pela série NieR, série Voice of Cards, Gems Company)
    • “Estou trabalhando duro! Finalmente poderei anunciar algo novo? Ou não vou? Por favor, espere só mais um pouco.”

Too Kyo Games

  • Kotaro Uchikoshi (conhecido por AI: série Somnium Files, série Zero Escape, Ever17)
    • “Lamento não poder anunciá-lo oficialmente ainda, mas espero anunciar um título maluco que entrará na história dos videogames durante o ano. Fique atento!”
  • Kazutakaa Kodaka (conhecido pela série Danganronpa, Master Detective Archives: RAIN CODE)
    • “Este ano, lançamos Master Detective Archives: RAIN CODE, e embora no passado eu pudesse tirar uma folga após o lançamento de um projeto, agora que sou o presidente de uma empresa jovem, não tenho qualquer tempo livre, para o bem das nossas finanças, e já estou na fase crítica do nosso próximo projeto. Além disso, o projeto depois disso também está se aproximando da fase crítica e novos projetos estão sendo iniciados. A razão pela qual trabalho tanto é porque quero lançar o máximo de trabalhos possível para o mundo. Não estamos economizando em nada – pelo menos estamos investindo mais de 100% do nosso esforço. Quando isso acontece, qual é o resultado? Naturalmente, isso representa um fardo pesado para todos os nossos funcionários. No entanto, o ‘too kyo’ no nome da nossa empresa Too Kyo Games significa ‘muito louco’. Existimos para enlouquecer fazendo novos trabalhos, e por essa razão vou trabalhar ainda mais no próximo ano. Eu vou ter certeza disso. Nosso próximo projeto é particularmente condizente com o nome ‘too kyo’ (muito louco), sendo um jogo que só pode parecer insano, e espero poder anunciá-lo no próximo ano. É um jogo pelo qual somos extremamente apaixonados e todos vomitamos sangue enquanto o fazemos, então, por favor, apoiem-nos quando chegar a hora.”

Dragami Games

  • Yoshimi Yasuda (conhecido por Lollipop Chainsaw, série GOD WARS, série Root Letter, série Demon Gaze)
    • “Em 2024, concluiremos e lançaremos o Lollipop Chainsaw RePOP. Ao ‘trilhar o caminho correto’ de transportar a visão de mundo e o cenário do jogo original que foram tão bem recebidos, ao mesmo tempo em que revisamos elementos que os usuários solicitaram que melhorássemos e adicionamos novos elementos cuidadosamente selecionados, nosso objetivo é criar um título que muitos jogadores em hardware moderno possam se apaixonar. E outra coisa: embora ainda não estejamos no estágio de anunciá-lo, estamos desenvolvendo um novo título além de Lollipop Chainsaw RePOP. Acho que poderemos fazer um anúncio em 2025, mas pretendemos torná-lo um bom jogo que satisfaça muitos jogadores”.

Nagoshi Studio

  • Toshihiro Nagoshi (conhecido pela série Like a Dragon)
    • “2024, assim como 2023, será certamente um ano em que colocarei todo o meu esforço nos conteúdos que estamos criando atualmente. Sei que muitos dizem ‘Quero informações logo!’, mas agora que decidi criar cuidadosamente algo que considero verdadeiramente interessante e adequado para uma nova era, gostaria de prosseguir sem pressa. É claro que, se encontrarmos qualquer informação que possamos compartilhar, iremos compartilhá-la ativamente, então, por favor, continuem a nos dar seu apoio”.

Nihon Falcom

  • Toshihiro Kondo (conhecido pela série Ys, série Trails)
    • “Estamos pensando em nos concentrar não apenas nas séries familiares da Falcom, mas também em outros novos títulos. Alguns preparativos já estão em andamento, por isso gostaria de fazer um anúncio em algum momento deste ano (2024). No entanto, primeiro gostaria de trabalhar duro para trazer a vocês o último lançamento da série Trails, Kai no Kiseki. Trails já existe há muitos anos e está comemorando seu 20º aniversário, mas na próxima versão, a verdade por trás do continente de Zemuria, que tem sido um mistério ao longo da série, será finalmente desvendada. Não perca!”.

Bandai Namco

  • Keishu Minami (conhecido por SAND LAND, Sword Art Online: Fatal Bullet)
    • “Enquanto o jogo [SAND LAND] está atualmente em desenvolvimento, toda a equipe está trabalhando duro e esperamos entregá-lo em um futuro não muito distante que é 2024, então, aguardem ansiosamente por isso!”.
  • Katsuhiro Harada (conhecido pela série Tekken, Summer Lesson, Pokken Tournament, série Soulcalibur, etc.)
    • “Também estamos desenvolvendo várias outras coisas além de Tekken, então permita-nos anunciá-las novamente [no 4Gamer.net] quando chegar a hora”.

Bokeh Game Studio

  • Kazunobu Sato (conhecido pela série SIREN, Puppeteer, The Last Guardian)
    • “O Bokeh Game Studio continua seu trabalho árduo no desenvolvimento do Slitterhead. Acho que o próximo ano será um ano especial para o projeto”.
  • Keiichiro Toyama (conhecido pela série Silent Hill, série SIREN, série Gravity Rush)
    • “2024 será um ano decisivo em que o primeiro título do nosso estúdio, Slitterhead, realmente começará a ser exibido. Dado que irá influenciar significativamente o nosso futuro, será um ano importante, por isso gostaria de encará-lo com entusiasmo”.