Desenvolvedores comentam como estão usando o PS5 Pro para aprimorar seus jogos

PS5 Pro

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


No início deste mês, revelamos o console PlayStation 5 Pro e como vários jogos aproveitarão de seus poderosos recursos de hardware em seu lançamento em 7 de novembro. Hoje, durante o State of Play, adicionamos alguns jogos à crescente lista de títulos que aproveitam os recursos ou modos aprimorados do PlayStation 5 Pro.

Dependendo do título, e da equipe, o hardware do PS5 Pro pode ser usado para melhorar os jogos de diversas maneiras.* Veja aqui o que 14 desenvolvedoras estão dizendo sobre seus títulos rodando no PS5 Pro:

Polyphony Digital

Apesar de Gran Turismo 7 já ser renderizado em 4K nativo, a Super-Resolução Espectral do PlayStation no PS5 também funciona em fontes em 4K, permitindo ainda mais detalhes e maior qualidade de imagem. Além disso, conseguimos suporte ao ray tracing durante as corridas, o que antes era impossível. Isso permite que a superfície do carro exiba o reflexo dos outros carros, mas também permite que o carro reflita suas próprias partes, aumentando mais ainda o realismo e a imersão por todo o jogo.

Gran Turismo 7 contará com suporte experimental para reprodução em 8K*. Os jogadores conseguirão ver, com precisão, os carros e pistas modelados em detalhes e clareza, com uma incrível sensação de atenção. Graças a esses desenvolvimentos de tecnologia de ponta, Gran Turismo 7 proporcionará experiências de corrida mais emocionantes e visualmente impressionantes do que antes.

-Shuichi Takano, programador principal, Polyphony

Guerrilla

O PlayStation 5 Pro traz uma potência extra que nos permitiu aumentar a fidelidade gráfica enquanto mantemos a taxa de quadros alta e estável que todos nós apreciamos. Em Horizon Forbidden West, você poderá desfrutar de uma qualidade visual que se iguala e até supera o modo Qualidade padrão do PlayStation 5, só que agora com 60 FPS, o dobro.

Vale lembrar que a qualidade visual não está somente na resolução, mas sim em muitas outras coisas. Várias melhorias foram feitas à engine Decima graças ao poder de renderização do PS5 Pro. Você conseguirá notar as melhorias nas sombras, profundidade de campo, sombreadores de pele e cabelo, nuvens, raios crepusculares e muito mais. É um deleite para os olhos em um alto nível. Esperamos que você goste.

Também estamos felizes em compartilhar que Horizon Zero Dawn Remastered virá com suporte nativo ao PS5 Pro. Isso inclui vários recursos gráficos que foram melhorados com o poder do PS5 Pro e que conseguem entregar uma altíssima fidelidade com taxas de quadros extremamente elevadas. Os vários recursos gráficos que foram melhorados, acima e além da versão básica de PS5, incluem nuvens refinadas, profundidade de campo com melhor qualidade, efeitos climáticos de alta fidelidade, distância de desenho de folhagem melhorada, sombreamentos de pele e cabelo aprimorados e várias outras coisas que criarão uma experiência sem igual.

 – Jan-Bart van Beek, diretor de estúdio e de arte, Guerrilla

Naughty Dog

Nós, da Naughty Dog, estamos orgulhosos em oferecer atualizações para The Last of Us Parte I e The Last of Us Parte II Remastered, assegurando que os jogadores do PS5 Pro possam ter uma experiência mais otimizada para ambas as entradas. Cada jogo terá um modo melhorado de renderização no PS5 Pro, aproveitando o processamento gráfico aprimorado, que vai renderizar em 1440p e depois ampliar para 4K por meio da super-resolução da PSSR*. Esse modo mantém os 60 FPS, oferecendo o equilíbrio ideal entre taxa de quadros e resolução.

Os modos de renderização de Desempenho e Fidelidade ainda estarão disponíveis no PS5 Pro e proporcionarão uma experiência ainda mais suave do que os jogadores teriam no PS5 original, além de uma taxa de quadros alta, caso sua tela tenha suporte. Seja a sua primeira vez vivenciando essas histórias, ou a sua chance de revivê-las, esperamos que todos os fãs de The Last of Us aproveitem essa forma incrível de jogar.

 –Vincent Marxen, programador principal, Naughty Dog

Insomniac Games

Aqui, na Insomniac Games, lançamos quatro jogos para PlayStation 5, e estamos animados para melhorar todos eles, aproveitando as novas capacidades do PS5 Pro. Jogadores de Marvel’s Spider-Man Remastered, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Ratchet & Clank: Rift Apart e Marvel’s Spider-Man 2 receberão um novo modo padrão de Desempenho Pro, que casará a resolução em 4K e os recursos de ray tracing do modo Fidelidade com a velocidade de 60 quadros por segundo do modo Desempenho.

Essas são experiências incríveis que os fãs adorarão, e estamos animados em dedicar ainda mais tempo à descoberta de novas formas de aproveitar o PS5 Pro, tanto nos títulos existentes como em jogos futuros como Marvel’s Wolverine.

–Mike Fitzgerald, diretor de tecnologia central, Insomniac Games

Avalanche Software

Estamos animados em finalmente revelar que atualizamos Hogwarts Legacy para o PS5 Pro. Desde o momento que tivemos acesso ao novo console, decidimos focar em seguir os seguintes pilares da tecnologia de hardware:

  • Recursos de desempenho aprimorados
  • Tecnologia de última geração de upscale de resolução de imagem, a PSSR
  • Novos recursos de ray tracing

Com a capacidade aprimorada de desempenho, conseguimos melhorar nossos modos visuais de Desempenho e Fidelidade, sem comprometer a experiência do jogador. Os jogadores poderão desfrutar de gráficos mais nítidos, ricos e com maior resolução, aproveitando a PSSR em todos os modos visuais. O desempenho adicional da GPU nos permitiu refazer o modo visual de Fidelidade, usando o ray tracing para dar uma nova iluminação ao jogo. Os jogadores conseguirão notar os novos reflexos visuais e as sombras de ray tracing em todos os ambientes. Dos belos reflexos internos do Salão Principal e das salas de aula do Castelo de Hogwarts, das sombras detalhadas ao redor das lojas de Hogsmeade e do reflexo da água do Lago Negro, até as escuridões misteriosas da Floresta Proibida, Hogwarts Legacy continua a mostrar sua magia em todos os lugares.

–Jose Villeta, diretor de engenharia de software, WB Games Avalanche Software

Capcom

Saudações, Nascen do PlayStation! Todos nós, da Capcom, estamos animados com o lançamento do PS5 Pro.

Dragon’s Dogma 2 se beneficiará do poder do PS5 Pro, da Super-Resolução Espectral do PlayStation (PSSR) e da nova tecnologia de ray tracing, permitindo taxas de quadro aprimoradas.

Para os novatos em Dragon’s Dogma 2, preparem-se para um jogo de RPG de ação para um jogador, orientado pela narrativa, e que desafia os jogadores a formarem sua própria experiência, desde a aparência de seu Nascen, à sua vocação, equipe, como lidar com as situações e muito mais. Prepare-se para a sua grande aventura no PS5 Pro, Nascen.

-Joseph Bustos, Gerente de Mídia Social e Comunidade, Capcom USA

Já em Resident Evil Village, adicionamos a opção de 120 FPS para proporcionar a melhor experiência de usuário no PS5 Pro. Graças a essa grande melhoria de desempenho, o elenco único e memorável de personagens parecerá ainda mais realista, aumentando muito o fator de susto, e as cenas de ação terão mais força do que nunca. O belo e assombroso mundo de Resident Evil Village usa o poder do PS5 Pro e a tecnologia de super-resolução, criando uma imagem realista e vívida, aumentando a sensação de imersão.

Resident Evil 4 é um jogo de terror com uma grande variedade de jogabilidades, construído usando o conceito de “a sobrevivência é só o começo”. No PS5 Pro, o jogo possui uma grande taxa de quadros, tornando a ação dinâmica ainda mais intensa. O Resident Evil 4 também usa a tecnologia de super-resolução do PS5 Pro, formando imagens realistas e vívidas, repletas de ambientes detalhados e efeitos visuais mais naturais e belos do que nunca.

-Capcom Dev 1

Electronic Arts

Estamos animados em ver como Dragon Age: The Veilguard se apoiará no poder que o PS5 Pro dá aos jogadores. Não importa se você ama a progressão intensa, o combate estratégico ou se só quer se aprofundar na história de Dragon Age, o PS5 Pro vai proporcionar uma experiência aprimorada a todos os jogadores. Os modos Fidelidade e Desempenho receberão melhorias por causa do hardware, incluindo uma resolução aprimorada, com 30 FPS no modo Fidelidade e 60 FPS no modo Desempenho. Além disso, teremos várias melhorias nas configurações visuais de ambos os modos.

A equipe da BioWare está orgulhosa de como os jogadores mergulharão no belo mundo de Thedas com uma qualidade de imagem aprimorada, tudo isso graças à tecnologia de upscaling orientada por IA da Sony, a PSSR. Também conseguimos habilitar a Oclusão de Ambiente com Ray Tracing (RTAO) no modo Desempenho, que antes só estava disponível para o modo Fidelidade no PlayStation 5 básico.

-Maciej Kurowski, diretor técnico, BioWare Studio

Nossos engenheiros estão animados para ultrapassar os limites do que é possível com o novo hardware, e a nossa parceria com a SIE nos permitiu entregar uma versão melhorada de Star Wars Jedi: Survivor para o PlayStation 5 Pro.

No modo Qualidade, oferecemos nossa resolução de console mais alta de todos os tempos, de 2160p. Ao mesmo tempo, continuamos a entregar 60 FPS no modo de Desempenho, mas agora com uma resolução maior e profundidade visual adicional de ray tracing, com reflexos e oclusão de ambiente. O novo upscale da PSSR garante um visual aprimorado em ambos os modos.

O modo Desempenho no PS5 Pro é a minha nova forma favorita de jogar Star Wars Jedi: Survivor. Não vejo a hora de você jogar também!

– Bobby Wilkinson, diretor técnico, Respawn Entertainment

Koei Tecmo Games

Estamos felizes em trazer a vocês uma nova forma de jogar A ascensão do Ronin no PS5 Pro.

Além de desfrutar de uma ação com katana responsiva e com uma taxa de quadros elevada, você poderá caminhar por belas interpretações das ruas de Yokohama, Edo e Quioto e conhecer heróis do século XIX retratados com mais detalhes gráficos.

Espero que todos vocês aproveitem esse mundo, ambientado no Japão na era Bakumatsu.

– Fumihiko Yasuda, produtor de desenvolvimento de “A ascensão do Ronin

Konami Digital Entertainment

Em Metal Gear Solid Delta, a tecnologia inovadora da PSSR permitiu que as árvores e a vegetação da icônica selva do jogo ficassem mais vívidas, além de aprimorar o senso de realismo de se infiltrar em um ambiente natural. Junto a isso, conseguimos entregar uma experiência suave de jogabilidade, com taxas de quadro melhoradas por todo o jogo.

 –Yuji Korekado, produtor criativo da Konami Digital Entertainment

Nexon Games

Em The First Descendant, nos esforçamos para aprimorar o recurso de ray tracing ao aproveitar o desempenho superior da GPU e a arquitetura melhorada de ray tracing do PS5 Pro. Por causa disso, conseguimos efeitos de iluminação e sombras mais realistas e naturais em comparação com a versão de PlayStation 5.

Adicionalmente, ao utilizar a Super-Resolução Espectral do PlayStation, conseguimos fornecer uma resolução maior e uma grande qualidade de imagem. Também estamos trabalhando para habilitar o FSR 3.1 Frame Generation e melhorar a taxa de quadros. Esperamos que todos os jogadores de The First Descendant desfrutem de uma jogabilidade aprimorada, com qualidade superior de imagem e maior taxa de quadros no PS5 Pro.

-Jun-hwan Kim, programador principal de engine, Magnum Studio / Nexon Games

Remedy Games

Nossos engenheiros gráficos da Remedy adoraram aprimorar Alan Wake 2 para o PS5 Pro em parceria com a equipe da Sony Interactive. Em um jogo como Alan Wake 2, em que o clima e a narrativa do cenário são essenciais, adicionar ray tracing ao jogo, além dos vários recursos novos, cria uma nova camada de imersão. Também usamos o poder adicional do PS5 Pro para melhorar os gráficos e os efeitos no modo Desempenho, a 60 FPS, além de conseguirmos aumentar a resolução para 4K, criando uma experiência ainda melhor.

-Thomas Puha, diretor de comunicações, Remedy Entertainment

Shift Up

Com o PS5 Pro, os jogadores desfrutarão de Stellar Blade na resolução 4K, a uma taxa igual ou superior a 50 FPS, com uma jogabilidade suave e melhorias na granulação e nos detalhes com o modo de upscale usando a PSSR.

Além disso, adicionamos suporte a opção de alta taxa de quadros (HFR), permitindo que vocês tenham uma experiência fluida de jogo a 80 FPS (requer suporte a telas de 120 Hz).

-Dongki Lee, diretor técnico de Stellar Blade, CTO / SHIFT UP

Square Enix

Final Fantasy VII Rebirth evoluiu ao utilizar a nova arquitetura e o poder superior do hardware do PS5 Pro. O novo Modo Aprimorado*, desenvolvido especialmente para o PS5 Pro, combina as características existentes dos modos Desempenho e Gráficos para dar aos jogadores uma nova experiência visual.

Especificamente, o modo Aprimorado é reproduzido a uma taxa de quadros de 60 FPS e suporta a PSSR para conseguir uma resolução similar à do Modo Gráficos (o nome dos modos estão em desenvolvimento e estão sujeitos a alterações).

Essas melhorias visuais resultaram e uma renderização mais detalhada em todos os aspectos do jogo, incluindo o mundo, o combate e as cenas, aumentando ainda mais a imersão do jogador. Convidamos você a jogar um Final Fantasy VII Rebirth ainda mais incrível e belo com o PS5 Pro.

-Naoki Hamaguchi, diretor, SQUARE ENIX

Ubisoft

Desde o início do desenvolvimento de The Crew Motorfest, as equipes da Ivory Tower sempre tiveram o desejo de experimentar os recursos e a potência oferecidos pelo PlayStation 5: a resposta tátil avançada do controle DualSense, os tempos reduzidos de carregamento e muito mais. Sempre buscamos novas formas de tornar sua condução pelo mundo havaiano mais impactante e imersiva.

O PlayStation 5 sempre permitiu que o The Crew Motorfest tivesse um nível elevado de fidelidade visual e imersão, tornando o controle a conexão perfeita entre o jogador e o terreno. Com o poder e os novos recursos do PS5 Pro, tivemos a oportunidade de levar as configurações gráficas e os detalhes a um novo nível: qualidade de imagem mais nítida e limpa graças à PSSR, com mais objetos em tela, como decalques, vegetação e multidões, e tudo isso a 60 FPS. Acreditamos que criamos a forma mais intensa de desfrutar do jogo.

-Didier Blanché, diretor técnico, Ubisoft Ivory Tower

Assassin’s Creed Shadows é o nosso novo jogo de RPG de ação e aventura em mundo aberto, ambientado no Japão feudal. Estamos trabalhando, sem parar, para melhorar a experiência no PS5 Pro.

Aproveitando o aumento da capacidade de ray tracing do PS5 Pro, Assassin’s Creed Shadows exibirá uma tecnologia aprimorada de iluminação global. Graças à Super-Resolução Espectral do PlayStation (PSSR), e também à GPU mais poderosa, os jogadores verão sistemas de renderização aprimorados e um aumento no fotorrealismo e na imersão do jogo. Enquanto os jogadores exploram o Japão feudal, eles poderão desfrutar de ambientes, cenários e atmosfera aprimorados, bem como mais detalhes, de perto e de longe.

Com o PS5 Pro, os jogadores poderão aproveitar um jogo visualmente deslumbrante, que os fará mergulhar totalmente no Japão do século XVI.

-Pierre Fortin, diretor de tecnologia

*Recursos disponíveis apenas em jogos selecionados que foram melhorados para o PS5 Pro em comparação com a versão de PS5. Os recursos aprimorados para PS5 Pro variam de acordo com o jogo. Os recursos aprimorados requerem uma tela compatível.