A Pocketpair, desenvolvedora por trás do sucesso Palworld, divulgou mais detalhes sobre o processo movido pela Nintendo e pela The Pokémon Company, incluindo quais seriam as patentes específicas que estão envolvidas.
Segundo a Nintendo e a TPC, Palworld teria infringido três patentes diferentes. Todas as patentes relacionadas ao processo são de mecânicas de gameplay, sendo duas delas a de jogar um objeto em formato de bola em um espaço virtual e cavalgar em um Pokémon.
Palworld tem mecânicas parecidas com as vistas em jogos da série Pokémon, com o jogo permitindo jogar Pal Spheres em monstros no mapa para capturá-los, de forma parecida com o visto em Pokémon Legends: Arceus e também trazendo a possibilidade de cavalgar Pals, similar a algo que se tornou comum nos últimos jogos da série da Nintendo.
No entanto, ao contrário do especulado por vários jogadores, o processo não envolve qualquer patente relacionada aos designs dos Pals que, apesar de terem designs parecidos, a Nintendo não teria mencionado em nenhum momento do processo. De acordo com a Pocketpair, a Nintendo e a The Pokémon Company estão pedindo 10 milhões de yens (cerca de 66 mil dólares) em danos materiais sobre a suposta quebra de patente. PocketPair prometeu que irá “continuar a manter a nossa posição nesse caso e em futuros procedimentos legais”.
Cabe dizer que as patentes, que podem ser vistas abaixo, foram registradas após o lançamento de Palworld, indicando que o seu registro, que foi feito através de um processo conhecido como “Parent Pantenting”, no qual se registra uma nova patente conectada a uma patente já existente para torná-la válida, similar a Patente de Modelo de Utilidade vista no Brasil.