AeternoBlade II

Após acusações de “práticas predatórias” por parte da PQube com a Toge Productions e a desenvolvedora Mojiken de A Space for the Unbound, outra desenvolvedora com sede na Ásia – o estúdio de AeternoBlade II, a Corecell Technology – acusou a PQube de reter o pagamento e não abrir mão dos direitos de publicação após o término do contrato.

“PQube concordou em nos pagar uma garantia mínima”, diz a mensagem da Corecell Technology. “No entanto, a PQube pagou apenas uma pequena parte da garantia mínima do marco de assinatura no momento em que enviamos o jogo e eles nunca pagaram os marcos restantes”.

De acordo com a desenvolvedora, ela rescindiu seu contrato de publicação com a PQube por volta de setembro de 2020, mas nunca foi devolvido os direitos de publicação de AeternoBlade II. A PQube supostamente se ofereceu para devolver os direitos apenas se a questão da empresa reter o pagamento fosse mantida em segredo.

Veja a mensagem completa da Corecell Technology abaixo.

Caros jogadores,

Tem sido difícil para nós nos últimos três anos. Temos lutado para nos recuperar desde que assinamos um contrato de publicação com a PQube. Mas agora é hora de sairmos com a verdade. Espero que isso ajude outros desenvolvedores de jogos independentes a evitar o que aconteceu conosco e informar nossos fãs sobre nossa situação.

A PQube publicou AeternoBlade II no Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One na Europa desde outubro de 2019 sob um contrato de publicação conosco e concordou em nos pagar uma garantia mínima. No entanto, a PQube pagou apenas uma pequena parte da garantia mínima do marco de assinatura no momento em que enviamos o jogo e eles nunca pagaram os marcos restantes. Estamos tentando resolver esse problema com a PQube, mas não conseguimos encontrar uma solução, o que nos levou a rescindir o contrato de publicação por volta de setembro de 2020. No entanto, a PQube se recusou a devolver o controle de publicação nas plataformas de console e continua a vender e receber todas as receitas de AeternoBlade II.

A PQube se ofereceu para entregar o controle de publicação para nós apenas se concordássemos em manter esse assunto em segredo, mas não queríamos mais nos envolver em mais negócios com o PQube. Sabíamos que algo não estava certo, mas como um pequeno desenvolvedor independente, não podíamos pagar honorários advocatícios para combater o caso em outro país. Entramos em contato com cada plataforma para solicitar a devolução do nosso controle de publicação. Até agora, apenas a Nintendo e a Sony retiraram nosso jogo de suas lojas na Europa e ainda não recebemos nenhuma receita das vendas na Europa.

Por causa desse incidente, tivemos que fazer vários trabalhos adicionais para recuperar nossa situação financeira. Prometemos que em breve estaremos de volta para corrigir os problemas e continuar a lançar novos conteúdos para AeternoBlade II. Agradecemos sempre a todos que nos apoiam. Queremos que todos se divirtam com nosso jogo e fiquem satisfeitos com nosso produto. Esperamos que nossos fãs entendam nossa situação e esperamos que você continue nos apoiando.

Muito obrigado pela compreensão,
Equipe da Corecell


Atualização: a PQube respondeu às acusações. Confira a resposta a seguir.

Gostamos de trabalhar com a Corecell em nosso primeiro projeto juntos e a Corecell ficou muito feliz com o sucesso disso. Tivemos o prazer de trabalhar novamente com a Corecell em Aeternoblade II e, apesar dos atrasos e problemas de qualidade, nos esforçamos para lançar o jogo em outubro de 2019 para eles, conforme solicitado.

Em nossa reunião pós-lançamento em janeiro de 2020, a Corecell reconheceu problemas significativos de qualidade do produto e concordou em fornecer correções críticas para tornar o jogo comercialmente viável. Infelizmente, essas correções nunca se materializaram e a Corecell permaneceu sem resposta. A PQube permaneceu preparada para pagar a garantia total do jogo, apesar das críticas e vendas muito ruins, e publicar a versão para PC de acordo com a opção da PQube no acordo. A Corecell concordou em março de 2020 em fornecer a versão para PC à PQube, mas depois passou a listar e liberar a própria versão para PC sem mais discussões com a PQube.

Nos dois anos seguintes, a PQube enviou inúmeras propostas e acordos de apoio para reverter os direitos da Corecell de acordo com sua solicitação, mas estes não foram reconhecidos pela Corecell. No entanto, apesar de todos os desafios e da falta de comunicação da Corecell, a PQube liberou seus direitos sobre as versões de console de volta para a Corecell bem antes do final do prazo do contrato. Continuamos abertos para apoiar a Corecell de todas as formas possíveis.

Ao longo de nossos 12 anos de história de distribuição e publicação, trabalhamos com vários parceiros e lançamos mais de 200 jogos. A PQube tem um histórico orgulhoso de trabalhar com desenvolvedores grandes e pequenos. Desde IP global estabelecida até a defesa de projetos independentes de equipes menores – continuamos a publicar vários projetos e sequências de nossas parcerias existentes, o que comprova a força contínua de nossos relacionamentos e o forte vínculo entre nossos parceiros de desenvolvimento e nossa equipe apaixonada e diversificada em PQube.

Sempre nos esforçamos para fornecer foco e compromisso para maximizar os resultados de nossos parceiros e apoiá-los totalmente em todas as etapas do ciclo de vida do produto. Quando surgiram desafios, como é inevitável em um período tão longo na indústria de jogos, sempre procuramos resolvê-los de maneira justa e razoável.

Continuaremos a concentrar nossa energia em fazer um ótimo trabalho para nossos parceiros. Trabalhamos continuamente para desenvolver e melhorar todos os aspectos do nosso negócio e estamos totalmente comprometidos em fornecer o melhor serviço possível e sucesso para todos os nossos parceiros.

— PQube

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