Desenvolvedor indie diz que Sony cobra pelo menos 25 mil dólares para visibilidade na PS Store

PS Store

Em um discurso furioso no Twitter, Iain Garner, conhecido pelo jogo Neon Doctrine, explicou sua história ao tentar publicar jogos em um grande console – um que ele diz não ser feito pela Microsoft e nem pela Nintendo. Ele sugere que para conseguir uma visibilidade para um determinado jogo do dono da plataforma, é necessário gastar pelo menos 25 mil dólares. De acordo com dados financeiros verificados pelo site Kotaku, se é da Sony que ele está falando, isso pode chegar a 200 mil dólares.

Sem nomear Sony ou PlayStation, mas praticamente deixando claro que se trata da empresa, Garner detalha como ele achou difícil obter suporte, presença na loja e até descontos no lançamento, ao lançar jogos na plataforma.

“Se a Plataforma X não gostar do seu jogo, sem fanfarra, sem recurso, sem amor”, afirma Garner, depois de afirmar que para receber qualquer atenção, é necessário “pular obstáculos”. Sugerindo que os desenvolvedores “não têm capacidade de gerenciar seus jogos”, ele continua detalhando como a presença de um jogo é baseada na própria avaliação do produto pelo proprietário da plataforma. “Como é feita essa avaliação? Não sei, eles não compartilham isso, nem compartilharão o valor que atribuem ao meu jogo”.

Garner afirma que todos os jogos lançados na loja precisam passar por uma “[verificação de conformidade] incrivelmente difícil, espalhada por 3 gerações de software de back-end”, em seguida, criar um trailer específico para a plataforma, escrever um blog para o site e, em seguida, “enviar múltiplas formas de mídia social”. E mesmo sendo designado um gerente de conta para ajudar com isso se mostra difícil.

Depois de alegar que mesmo ser capaz de lançar com um preço com desconto requer a aprovação do proprietário do console – e mesmo assim é “muito limitado” – Garner passa a fazer a afirmação mais notável. Que tudo isso pode ser contornado pagando um mínimo de 25 mil dólares.