Em um discurso furioso no Twitter, Iain Garner, conhecido pelo jogo Neon Doctrine, explicou sua história ao tentar publicar jogos em um grande console – um que ele diz não ser feito pela Microsoft e nem pela Nintendo. Ele sugere que para conseguir uma visibilidade para um determinado jogo do dono da plataforma, é necessário gastar pelo menos 25 mil dólares. De acordo com dados financeiros verificados pelo site Kotaku, se é da Sony que ele está falando, isso pode chegar a 200 mil dólares.
Sem nomear Sony ou PlayStation, mas praticamente deixando claro que se trata da empresa, Garner detalha como ele achou difícil obter suporte, presença na loja e até descontos no lançamento, ao lançar jogos na plataforma.
“Se a Plataforma X não gostar do seu jogo, sem fanfarra, sem recurso, sem amor”, afirma Garner, depois de afirmar que para receber qualquer atenção, é necessário “pular obstáculos”. Sugerindo que os desenvolvedores “não têm capacidade de gerenciar seus jogos”, ele continua detalhando como a presença de um jogo é baseada na própria avaliação do produto pelo proprietário da plataforma. “Como é feita essa avaliação? Não sei, eles não compartilham isso, nem compartilharão o valor que atribuem ao meu jogo”.
Garner afirma que todos os jogos lançados na loja precisam passar por uma “[verificação de conformidade] incrivelmente difícil, espalhada por 3 gerações de software de back-end”, em seguida, criar um trailer específico para a plataforma, escrever um blog para o site e, em seguida, “enviar múltiplas formas de mídia social”. E mesmo sendo designado um gerente de conta para ajudar com isso se mostra difícil.
Depois de alegar que mesmo ser capaz de lançar com um preço com desconto requer a aprovação do proprietário do console – e mesmo assim é “muito limitado” – Garner passa a fazer a afirmação mais notável. Que tudo isso pode ser contornado pagando um mínimo de 25 mil dólares.
Platform X gives developers no ability to manage their games. In order to get promotion you must jump through hoops, beg and plead for any level of promotion. And a blog is not as good as they think it is.
If Platform X doesn't like your game, no fanfare no feature no love.
— Iain Garner (@NeonIain) June 30, 2021
So before you launch, you need to
1. Develop the game for Platform X
2. Get through their incredibly difficult lotcheck spread over 3 generations of backend software
3. Submit a Platform X specific trailer
4. Write a Platform X Blog which
5. Submit multiple forms for social media— Iain Garner (@NeonIain) June 30, 2021
BTW, you cannot even do a launch discount without their approval and it is "very limited"
That's right…. You can't do the thing that ever other platform does meaning the Platform X owners will always get the worst deal!
— Iain Garner (@NeonIain) June 30, 2021
Now when your game is on the platform, likely without any support from Platform X, you may think, no problem, I can sync up discounts on Platform X with Steam and others…
Wrong!
Discounts are invite only and invites are also "very limited"
— Iain Garner (@NeonIain) June 30, 2021
In conclusion, Platform X is super successful and awesome hardware but their backend and process if straight out of the early 00s.
I have no idea how to succeed on this platform and they wont tell me. Even if I do succeed, they may screw me anyway…
— Iain Garner (@NeonIain) June 30, 2021
I am going to walk my dogs and calm the fuck down. I may have more thoughts later. I hope not.
— Iain Garner (@NeonIain) June 30, 2021
And please bear in mind I am an English speaking British guy who can travel the world, attend showcases, shake hands and meet with power in these situations. If this is my experience imagine what it's like for someone without my level of priviledge.
— Iain Garner (@NeonIain) June 30, 2021