O desenvolvimento de jogos é um negócio caro e demorado, como já sabemos, principalmente com os chamados títulos AAA. No entanto, um programador autodidata acumulou quase 1,7 milhão de reais com uma série de jogos que fez em 30 minutos cada um.
“O primeiro, para ser honesto, provavelmente levou sete ou oito horas”, diz TJ Gardner ao The Guardian. “Mas os subsequentes – Stroke the Beaver, por exemplo – teriam demorado cerca de meia hora”.
Gardner é o criador dos videogames “Stroke”, disponíveis para download na PlayStation Store por R$ 21,50 cada. Cada um apresenta um animal diferente – gatos, cães e hamsters, além de criaturas menos fofinhas, como cobras e peixes – e todos seguem o mesmo modelo.
Ao iniciar o jogo, uma imagem do animal aparece contra um fundo azul liso. No canto superior esquerdo da tela estão as palavras “Strokes 0”. Você pressiona X para acariciar o animal. O animal pisca brevemente. O número no canto aumenta 1. Após 25, você é recompensado com um troféu de bronze. Continue até atingir 2.000 tacadas e receberá a platina.
Não há animação; não há efeitos sonoros. Apenas a imagem de um animal sob licença Creative Commons da Wikipedia e algumas batidas acústicas lo-fi repetindo indefinidamente ao fundo. Não há corrida, pulo, armas, vilões, movimentos especiais, power-ups, quebra-cabeças. Pode-se até dizer que não é um jogo.
“Depende de como você define ‘jogo’”, diz Gardner. “Existe interação – claro, essa interação é muito limitada, mas existe, e há um objetivo… Admito com alegria que não é difícil, não é complexo, mas ainda é um videogame”.
Olhando para os números fornecidos por Gardner, talvez isso não importe – pelo menos para a sua conta bancária. Desde o lançamento em setembro de 2022, os jogos Stroke foram baixados mais de 120 mil vezes, acumulando mais de 1,72 milhões de reais em vendas. A Sony recebe uma taxa de 30% para hospedar o jogo na PlayStation Store, deixando Gardner com um lucro antes de impostos de mais de 1,19 milhão de reais.
Troféus Fáceis na PSN
A PlayStation Store ficou repleta de dezenas de jogos voltados para esses jogadores: títulos de baixo custo, ridiculamente simplistas, que oferecem troféus fáceis em troca de algum dinheiro. Gardner, que tinha uma família para sustentar, recentemente aprendeu sozinho a programar (“principalmente com vídeos do YouTube e tutoriais online”) e viu uma oportunidade.
“Foi um pouco difícil, com uma família jovem, passar de salário em salário”, diz ele. Naquela época, diz Gardner, qualquer pessoa poderia se inscrever para vender um jogo na PlayStation Store e enviar um documento de design descrevendo como funcionaria. “Dei uma olhada no back-end da Sony e vi que era realmente muito fácil passar pela garantia de qualidade”, diz ele. Em 2022, seu primeiro jogo, Stroke the Dog, chegou à loja sem problemas. “Então tentei mais alguns, obviamente com animais ligeiramente diferentes”.
Stroke the Hamster (traduzido de forma errada para ‘Avc o Hamster’ no Brasil – ‘stroke’ pode ser AVC dado o contexto) é o mais vendido, com mais de 11.000 downloads. Os gatos são o segundo animal mais popular para acariciar, seguidos – talvez surpreendentemente – pelas tartarugas. “Serei honesto, a certa altura isso se tornou uma espécie de piada para mim”, diz ele. “Eu pensei, vou ver até onde posso ir.” Gardner então lançou Stroke the Dik-Dik. “É um animal, certo?”.
Há um argumento de que os jogos Stroke de Gardner representam uma transação mais honesta do que, digamos, lootboxes com recompensas aleatórias no jogo. Pelo menos quando você compra um jogo Stroke, diz Gardner, “você sabe exatamente o que está comprando. Não há nada aí para tirar vantagem de você… Ou sugerir que você compre os outros. Se você não quiser comprar, não precisa comprar”. Ele não teve muitas reclamações – das 11.105 pessoas que compraram Stroke the Hamster, apenas 10 pediram reembolso.
A primeira coisa que Gardner fez com sua parte nos lucros foi pagar suas dívidas. Então ele decidiu que era hora de desviar sua atenção: “cheguei ao estágio em que pensei em tentar algo um pouco diferente, porque embora dê dinheiro, não é mais gratificante, como você provavelmente pode imaginar”. Um de seus novos projetos é um novo site, gameachievements.net. Com lançamento em alguns meses, permitirá aos jogadores acompanhar seus prêmios no jogo em várias plataformas.
No fim, Gardner tem algum arrependimento? “Serei honesto – não”, diz ele ao site. “Fiz isso pela minha família, então nunca vou me arrepender de nada que fiz para ajudá-los”.