Desenvolvedor de Oddworld: Soulstorm diz que não valeu a pena a oferta de estar no plano PS Plus

Oddworld Soulstorm

Lorne Lanning, da Oddworld Inhabitants, explicou como o acordo de Oddworld: Soulstorm ser oferecido no plano PS Plus foi “devastador”.

Com os custos de desenvolvimento subindo, a Oddworld Inhabants estava procurando por ajuda financeira extra. A Sony ofereceu ao estúdio um acordo para colocar Oddworld: Soulstorm no PS Plus como um jogo gratuito de PS5 por um mês em troca de uma quantia fixa de dinheiro não revelada. Nesse ponto, o jogo deveria ser lançado em janeiro de 2021, quando problemas de fornecimento significariam que não havia muitos consoles PS5 nas mãos dos jogadores.

Lanning disse ao canal Xbox Expansion Pass que estimou que venderia no máximo 100.000 unidades no lançamento, embora 50.000 fosse um número mais provável. O dinheiro que eles receberiam com o acordo do plano PS Plus era mais do que eles ganhariam com essas vendas.

Os problemas começaram logo após a assinatura do acordo. A pandemia do Covid-19 forçou o estúdio a trabalhar em casa e isso atrasou o jogo para uma nova data de lançamento em abril de 2021. Isso também deu três meses extras para os consoles PS5 entrarem no mercado, portanto, mais jogadores os possuíam do que o estimado anteriormente.

O resultado foi que Oddworld: Soulstorm se tornou o jogo mais baixado no PS5 com quase 4 milhões de cópias (praticamente tudo de graça pelo PS Plus), algo que foi “devastador” para o estúdio. Lanning não detalhou como isso afetou as vendas futuras do jogo em outras plataformas como Xbox One e Xbox Series, no entanto.